Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBASTOS, Eulânia Maria Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616712273195966por
dc.contributor.advisor1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee1ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee2ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee3PINHEIRO, Nadja Carolina de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2830278033241388por
dc.date.accessioned2019-02-08T18:53:05Z-
dc.date.issued2018-09-13-
dc.identifier.citationBASTOS, Eulânia Maria Ramos. O ensino de leitura em língua portuguesa para estudantes surdos: uma proposta de intervenção numa perspectiva bilíngue. 2018. 194 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2510-
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo investigar as metodologias de ensino de leitura em Língua Portuguesa, utilizadas pelas instrutoras de Libras com os estudantes surdos no Atendimento Educacional Especializado – AEE, com vistas a uma intervenção. Trata-se de um estudo exploratório de pesquisa participante, cuja abordagem foi quanti-qualitativa por meio da pesquisa-ação do tipo intervenção. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado – Maria do Carmo Viana Neiva no município de Timon – MA. Como sujeitos participaram 7 estudantes surdos e 3 instrutoras de Libras. Como instrumentos, além do roteiro de observações, foram aplicados o Subteste de Compreensão de Sentenças Escritas para os estudantes surdos e entrevista semiestruturada para as instrutoras de Libras. Foram elaboradas e aplicadas sequências didáticas com intuito de desenvolver a compreensão leitora de sentenças escritas em Língua Portuguesa dos estudantes surdos. As atividades levaram em consideração a fluência desses estudantes, tanto na Língua de Sinais Brasileira, quanto na Língua Portuguesa. Durante a realização das mesmas, encontramos dificuldades em relação a alguns aspectos, como: tempo reduzido para aplicação da proposta de intervenção, pouca ou nenhuma fluência dos estudantes surdos em ambas as línguas e pouca assiduidade dos mesmos no AEE. Os resultados demonstraram que o processo de intervenção pedagógica contribuiu para a compreensão da habilidade leitora nos estudantes surdos, pois os mesmos avançaram de nível após as intervenções realizadas. Em relação as metodologias desenvolvidas pelas instrutoras de Libras, estas favoreceram o processo de aquisição de leitura de sentenças escritas em Língua Portuguesa dos estudantes surdos. Nesse sentido, foi construído um produto, consubstanciado em um caderno de orientações composto pelas sequências didáticas aplicadas e outras sugestões interventivas podendo ser trabalhado no AEE pelos instrutores de Libras, auxiliando no desenvolvimento de habilidades em leitura de sentenças escritas em Língua Portuguesa dos estudantes surdos.por
dc.description.abstractThis research had as objective to investigate the methodologies of reading teaching in Portuguese Language, used by the instructors of Libras with the deaf students in the Specialized Educational Service - AEE, with a view to an intervention. This is an exploratory study of participant research, whose approach was quanti-qualitative through intervention-type action research. This is an exploratory applied study using a quali-quantitative approach through an interventional action research. The investigation was carried out at the Specialized Educational Assistance Integrated Center Maria do Carmo Viana Neiva –Timon – MA. Participant subjects 7 deaf students and 3 Libras teachers. As research instruments, in addition to the observational script, we applied the Sentence Reading Comprehension Subtest to the students and a semi-structured interview to the teachers. For this research materialization, didactic sequences were created and applied intending to develop deaf students’ Portuguese written sentences reading comprehension. The activities were planed considering the students’ fluency in Brazilian Sign Language as well as in Portuguese. We found obstacles related to some aspects during the activities’ implementation such as: short time for the interventional proposal application, students’ lack of fluency in both languages and their low attendance to the AEE. At first, we have noticed the need to introduce Libras basic notions before applying the written sentences reading activities in Portuguese. The results have shown that the pedagogical interventional process contributed to the deaf students’ reading comprehension skills since all of them have improved their after the interventions. The methodologies developed by the Libras teachers have helped the deaf students’ written sentences reading acquisition in Portuguese. For that matter a handout containing applied didactic sequences and other interventional suggestions was created as a final product. This material has playful and simple activities, suitable for any Libras teacher in the AEE, helping them to develop their students’ reading comprehension skills in Portuguese Language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-02-08T18:53:05Z No. of bitstreams: 1 EulâniaBastos.pdf: 4943552 bytes, checksum: 89ec6ff76a7204969f2fb3150f1fb4fb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-08T18:53:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EulâniaBastos.pdf: 4943552 bytes, checksum: 89ec6ff76a7204969f2fb3150f1fb4fb (MD5) Previous issue date: 2018-09-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudante surdopor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectCompreensão de leiturapor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectDeaf studenteng
dc.subjectBrazilian sign languageeng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.subjectReading comprehensioneng
dc.subjectSpecialized educational assistanceeng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleO ensino de leitura em língua portuguesa para estudantes surdos: uma proposta de intervenção numa perspectiva bilínguepor
dc.title.alternativeThe teaching of reading in Portuguese for students deaf people: a proposal for intervention in a bilingual perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EulâniaBastos.pdfDissertação de Mestrado4,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.