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Tipo do documento: Dissertação
Título: INCLUSÃO ESCOLAR DO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: percepções dos pais
Título(s) alternativo(s): SCHOOL INCLUSION OF TEEN WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN PUBLIC EDUCATION: perceptions of parents
Autor: Pinto, Maisa Cunha 
Primeiro orientador: SILVA, Marilete Geralda da
Primeiro membro da banca: Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a inclusão escolar do adolescente com deficiência intelectual, na rede pública de ensino, a partir das percepções dos pais. Com objetivo geral de compreender a percepção dos pais (cuidadores) sobre o processo de inclusão escolar de seus filhos adolescentes, com deficiência intelectual, que estão matriculados no atendimento educacional especializado (AEE), a pesquisa contou com as contribuições teóricas de Freud (1996a, 1996b, 1996c, 1996d, 1996e, 1996f, 1996g, 1996h, 1996i, 1996j, 1996k) e Vigotsky (2007, 2008, 2010). Metodologicamente, inscreve-se no campo da pesquisa qualitativa, na categoria Estudo de Caso. Os sujeitos da pesquisa foram pais (cuidadores) que tinham filho(a) adolescente com deficiência intelectual matriculado(a) na rede pública municipal de ensino de São Luís MA e no AEE. A partir da compreensão da educação inclusiva como uma questão complexa que entrelaça aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais em âmbito mundial, a pesquisa justifica-se em face da relevância atual em produzir e socializar conhecimentos que contribuam ao desenvolvimento da educação inclusiva do município de São Luís MA, em especial por permitir uma visão do processo de inclusão escolar a partir dos pais. Dessa forma, demandou aprofundar a compreensão da dinâmica do processo escolar e da família, da etapa de desenvolvimento que compreende a adolescência e das peculiaridades dos adolescentes com deficiência intelectual. Os resultados da pesquisa mostraram que os pais desconhecem o processo de inclusão escolar, mesmo quando se fazem presentes na escola. Têm parcas expectativas em relação à escolarização de seus filhos. Consideram o atendimento da sala de recursos multifuncionais (SRM) bom, com ênfase na atenção e carinho dispensada nesse espaço. Enquanto, na sala regular, as necessidades educacionais de seus filhos não estão sendo atendidas. Não identificaram momentos de inclusão, e foi apontado como exclusão, por exemplo, matrícula negada por três anos consecutivos, isolamento na sala regular e o desrespeito por parte dos funcionários. Diante de seus relatos, observamos que a percepção dos pais apontam fatores diversos que tem impedido a ação inclusiva nas escolas citadas. São dificuldades de comunicação, pela ausência de diálogo ou incompreensão nas informações transmitidas entre os profissionais da saúde e pais; gestores, professores, pais e alunos; professores da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) e da sala regular; funcionários da escola e alunos. Discrepâncias entre o fazer da escola e as Políticas Educacionais de Inclusão. Dificuldades no acolhimento do aluno com deficiência intelectual, por não haver compreensão acerca da linha divisória entre a diferença e a igualdade, o processo do adolescer, as possibilidades e demandas da construção cognitiva do aluno com deficiência intelectual e, com maior gravidade, o desconhecimento, que perpetua estigmas e preconceitos sobre a deficiência intelectual. Além das considerações apresentadas, a pesquisa, por seu caráter de investigação em profundidade , suscitou outros temas que não comportaram neste trabalho, mas levantam novas inquietações. Estas podem provocar diálogo com futuras produções acadêmicas e dar continuidade a investigações importantes.
Abstract: This research presents a study on school inclusion of adolescents with intellectual disabilities in public schools from the perceptions of parents. With the purpose to understand the general perception of parents (caregivers) about the process of school inclusion of their adolescent children with intellectual disabilities, who are enrolled in the Educational Service Specialist ESA, the research included theoretical contributions of Freud (1996a, 1996b, 1996c, 1996d, 1996e, 1996f, 1996g, 1996h, 1996i, 1996j, 1996k) and Vigotsky (2007; 2008; 2010). Methodologically forms part of the field of qualitative research, in the category Case Study. The subjects were parents (caregivers) who had teenage son or daughter with intellectual disabilities enrolled in municipal public schools in São Luís - MA and the ESA. From the understanding of inclusive education as a complex issue that interweaves social, political, economic and cultural aspects worldwide, the research is justified in the face of current relevance to produce and share knowledge that will contribute to the development of inclusive education in the municipality of São Luís - MA, in particular for allowing a view of the process of school inclusion from parents. That way, required deeper understanding of the dynamics of the school, and family, the stage of development which comprises adolescence and the peculiarities of adolescents with intellectual disabilities. The results showed that parents are unaware of the process of school inclusion, even when they are present in the school. Have very little expectation for the schooling of their children. They consider care of room multifunction capabilities - SRM good, with an emphasis on attention and affection given in this space. While in the regular classroom, the educational needs of their children are not being met. Not identified moments of inclusion and exclusion was appointed as, for example, denied enrollment for three consecutive years in a regular classroom isolation and disrespect on the part of employees. Before their reports, we observed the perception of parents indicate that several factors have prevented the action inclusive schools mentioned. Are communication difficulties, lack of dialogue or lack of understanding of the information transmitted between health professionals and parents, administrators, teachers, parents and students, teachers of SRM regular classroom, school staff and students. Discrepancies between doing school and educational policies of inclusion. Difficulties in accommodating the student with intellectual disabilities, because there is no understanding of the line between difference and equality, the process of adolescence, the possibilities and demands of the cognitive construction of students with intellectual disabilities and, more seriously, the lack of knowledge perpetuates stigmas and prejudices about intellectual disability. In addition to the foregoing considerations, the research for his character investigation - in depth - has raised other issues not behaved in this work, but they raise new restlessness. These may cause future dialogue with academic productions and pursuing research important.
Palavras-chave: Adolescentes
Inclusão escolar
Pais
Percepção
Adolescents
School Inclusion
Parents
Perception
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: PINTO, Maisa Cunha. SCHOOL INCLUSION OF TEEN WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN PUBLIC EDUCATION: perceptions of parents. 2013. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/251
Data de defesa: 4-Set-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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