Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Heline Maria Furtado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3955095246454399por
dc.contributor.advisor1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee2VALLE, Mariana Guelero do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516501386841758por
dc.contributor.referee3SILVA, Jackson Ronie Sá da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516501386841758por
dc.date.accessioned2019-02-08T18:33:17Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.citationSILVA, Heline Maria Furtado. Ensino de ciências e questões de relação de gênero em instrumentos didáticos do ensino fundamental. 2018. 227 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2509-
dc.description.resumoEsta pesquisa, intitulada “Ensino de Ciências e questões de relação de gênero em instrumentos didáticos do ensino fundamental”, tem por objetivo identificar as possíveis interações dialógicas do professor de Ciências sobre gênero, dentro do campo do ensino de Ciências da 1ª etapa do Ensino Fundamental (2º ciclo – 5º ano), bem como analisar o panorama das atividades e materiais didáticos nesta vertente aplicada por professores de ciências. Para isso, busca-se compreender como se dá o Ensino de Ciências, as concepções dos estudos sobre as relações de gênero, e a partir dessas concepções analisar a representação social dada à relação entre mulher e Ciências no material didático escolhido pelos professores. As análises foram realizadas sob o olhar e apoio dos seguintes referenciais teóricos: sobre gênero: Rago (1998), Del Priore (2008; 2011), Louro (2008, 2011, 2016), Foulcaut (2014), Garcia (2015), Saffioti (2015). Sobre Ciências: Lorenzetti (2000), Theófilo (2001), Carvalho (2003), Santos (2004), Sebach (2010), Pavão (2011), Krasilchick (2012). Sobre trabalho docente: Gauthier (1998), Tardif (2010), Ibernón (2011). Sobre livro didático: Francalanza e Megib Neto (2006), Lajolo (2017), Moretto (2017). Para elaboração do produto, o livro paradidático, apoiamo-nos em Coelho (2000) e Zilberman (2003, 2005) para questões de Literatura Infantil. A Metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, utilizando a análise de conteúdo, análise documental de entrevistas, questionários semiestruturados e análise do Livro didático de Ciências, por meio de esquema da metodologia de redes sistêmicas. Pontualmente, o campo de pesquisa deste trabalho será uma amostragem de escolas municipais de um núcleo educacional da Cidade de São Luís – Maranhão. Os colaboradores desta pesquisa se configuram nos professores de Ciências do referido núcleo, sendo o livro de Ciências por eles utilizado, o corpus desta pesquisa. A partir dos resultados encontrados, elaboramos e experienciamos a utilização do livro paradidático infantil, respaldados nas pesquisas norteadores sobre Relações de Gênero e Literatura Infantil. Após a utilização em sala de aula da proposta pedagógica construída, materializada pelo “livro de Literatura Infantil” - produto final, percebemos o desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico das crianças, por meios dos questionamentos por eles suscitados, a partir das proposições contidas no texto literário, ou seja no paradidático.por
dc.description.abstractThis research, entitled "Teaching of Sciences and questions of gender relation in basic teaching didactic instruments", aims to identify the possible dialogical interactions of the science teacher about gender, within the field of science teaching of the 1st stage of Elementary Education (2nd cycle - 5th year), as well as analyze the panorama of activities and didactic materials in this strand applied by science teachers. In order to do this, we try to understand how Science Teaching, conceptions of studies about gender relations, and from these conceptions analyze the social representation given to the relation between woman and Science in the didactic material chosen by the teachers. The analyzes were carried out under the watchful eye and support of the following theoretical references: on gender: Rago (1998), Del Priore (2008, 2011), Louro (2008, 2011, 2016), Foulcaut (2014), Garcia (2015), Saffioti (2015). On Science: Lorenzetti (2000), Theófilo (2001), Carvalho (2003), Santos (2004), Sebach (2010), Peacock (2011), Krasilchick (2012). On teaching work: Gauthier (1998), Tardif (2010), Ibernón (2011). About textbook: Francalanza and Megib Neto (2006), Lajolo (2017), Moretto (2017). For the elaboration of the product, the paradidático book, we rely on Coelho (2000) and Zilberman (2003, 2005) for questions of Children's Literature. The Methodology is based on qualitative research, using content analysis, documentary analysis of interviews, semistructured questionnaires and analysis of the Science Textbook, through a methodology of systemic networks methodology. Punctually, the field of research of this work will be a sample of municipal schools of an educational nucleus of the City of São Luís - Maranhão. The collaborators of this research are configured in the science teachers of said nucleus, being the book of Sciences they use, the corpus of this research. From the results found, we elaborate and experience the use of the children's book, supported by the research on Gender Relations and Children's Literature. After use in the classroom of the pedagogical proposal built, materialized by the "Children's Literature Book" - final product, we perceive the development of children's reflexive and critical thinking, by means of the questions raised by them, from the propositions contained in the text literary, or in the paradidático.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-02-08T18:33:17Z No. of bitstreams: 1 HELINEMARIAFURTADOSILVA.pdf: 16481239 bytes, checksum: 2ecae545bf433844cf697e898aad537c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-08T18:33:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELINEMARIAFURTADOSILVA.pdf: 16481239 bytes, checksum: 2ecae545bf433844cf697e898aad537c (MD5) Previous issue date: 2018-06-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectRelações de Gêneropor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectScience Teachingeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectGender Relationshipseng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectChildren's literatureeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleEnsino de ciências e questões de relação de gênero em instrumentos didáticos do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeTeaching science and gender issues in primary school teaching instrumentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELINEMARIAFURTADOSILVA.pdfDissertação de Mestrado16,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.