Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2501
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As escolas paroquiais capuchinhas no interior do Maranhão (1960-1970) |
Título(s) alternativo(s): | Capuchin parochial schools in the interior of Maranhão (1960-1970) |
Autor: | CARDOSO, Janeth Carvalho da Silva |
Primeiro orientador: | CASTRO, César Augusto |
Primeiro membro da banca: | CASTRO, César Augusto |
Segundo membro da banca: | CASTELLANOS, Samuel Luís Velázquez |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Acildo Leite da |
Resumo: | Este estudo se insere no âmbito da história das instituições educacionais brasileiras e busca analisar a ação pedagógica dos capuchinhos lombardos nas escolas paroquiais no interior do Maranhão no período de 1960 a 1970. A pesquisa do tipo documental e de campo apoiada na revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa é vinculada ao Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras (NEDHEL), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. A partir da abordagem teórico-metodológica da Nova História cultural, buscou-se identificar como se deu a ação pedagógica dos capuchinhos lombardos no interior do Maranhão, bem como verificar como se estabeleceu a organização das escolas paroquiais criadas pelos capuchinhos lombardos, tendo como referencial teórico dentre outros autores Bourdieu (2013); Chartier, (1990); De Certeau (2014); Hunt, (2001); Castro; Castellanos; Felgueiras, (2012) e Nunes, (2005). As fontes como livros de tombo, estatutos das escolas paroquiais e relatórios anuais dos religiosos estão entre os documentos que foram selecionados para a análise de acordo com os objetivos propostos. A análise crítica das fontes foi feita a partir das representações do mundo social por meio de suas formas e motivos, no intuito de alcançar uma maior aproximação da realidade estudada a partir do entendimento de quem produziu os documentos, quais os interesses dos grupos que os forjaram e a posição de quem os proferia, possibilitando assim a construção de um conhecimento que nos permitiu estabelecer relações com a sociedade e com o pensamento da época em foco, contribuindo para a compreensão de uma parte importante da história da educação maranhense. Para tanto, foram realizadas ainda entrevistas semiestruturadas com ex-professoras e ex-alunas de escolas paroquiais do período escolhido para estudo, permitindo assim, evidenciar a existência de uma rede de escolas paroquiais capuchinhas que ofertava ao mesmo tempo o ensino primário e a catequese como instrumentos de fortalecimento do catolicismo e de combate ao protestantismo no interior do Maranhão na segunda metade do século XX. |
Abstract: | This study is part of the history of Brazilian educational institutions and seeks to analyze the pedagogical action of the Lombard Capuchins in parochial schools in the interior of Maranhão in the period from 1960 to 1970. The research of the documentary type and field, supported in the bibliographical revision with a qualitative approach is linked to the research group history and Memory of Maranhão Education (GHIMEM) and the nucleus of studies and documentation in history of education and practices Readers (NEDHEL), of the PostGraduate program in Education of the Federal University of Maranhão. From the theoreticalmethodological approach of the new cultural history, it was sought to identify the pedagogical activities of the capuchins in the interior of Maranhão, as well as to verify the organization of the parish schools created by the Capuchins, Theoretical reference among other Bourdieu authors (2013); Chartier, (1990); Certeau (2014); Hunt, (2001); Castro Castellanos Fancy, (2012) and Nunes, (2005). The sources such as Tombo books, parish schools statutes and annual reports of the religious are among the documents that were selected for the analysis, according to the proposed objectives. The critical analysis of the sources was made from the representations of the social world through its forms and motives, with the aim of achieving a closer approximation of the real from the understanding of those who produced the documents, which the interests of the groups that the They forged and the position of those who gave them, thus enabling the construction of a knowledge that allowed us to establish relations with society and with the thought of the time in focus, contributing to the understanding of an important part of the history of Maranhão education. For this reason, the former and expupils of parish schools of the period chosen for study were also carried out, thus allowing to highlight the existence of a network of parochial schools capuchin that offered the The same time primary education and catechesis as instruments of strengthening Catholicism and fighting Protestantism in the interior of Maranhão in the second half of the twentieth century. |
Palavras-chave: | Ação pedagógica dos capuchinhos lombardos Escolas paroquiais Interior do Maranhão História da Educação Teaching of the capuchins of lombardy Parochial schools South center of Maranhão Education of History |
Área(s) do CNPq: | História da Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | CARDOSO, Janeth Carvalho da Silva. As escolas paroquiais capuchinhas no interior do Maranhão (1960-1970). 2018. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2501 |
Data de defesa: | 12-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JanethCardoso.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.