Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/250
Tipo do documento: Dissertação
Título: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO: contribuições teórico-práticas para a realidade maranhense
Título(s) alternativo(s): THE CONSTRUCTION POLITICAL-PEDAGOGICAL PROJECT OF SCHOOLS OF FIELD: theoretical-practical contributions to the reality maranhense
Autor: Macedo, Marinalva Sousa 
Primeiro orientador: COUTINHO, Adelaide Ferreira
Resumo: O presente trabalho trata do processo de elaboração/execução das políticas públicas para a educação básica do campo e reflete sobre a construção do Projeto Político- Pedagógico para a educação básica nas escolas do campo, cujo lócus são as escolas em áreas de assentamentos da reforma agrária no Maranhão, conquistadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST, tomando-se como referência a experiência da Escola Roseli Nunes. Ressalta-se que a luta por políticas públicas para o campo tem como marco histórico a realização do I Encontro Nacional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária - I ENERA, reafirmado nas I e II Conferências Nacionais Por uma Educação Básica do Campo, que tiveram por finalidade a luta em prol da educação pública de qualidade aos povos camponeses. O desejo de realização desta pesquisa surgiu a partir da participação da pesquisadora como professora no II Projeto de Formação de Educadores e Educadoras em Educação do Campo no Estado do Maranhão. Atualmente, o debate tem motivado a realização de pesquisas e uma produção significativa, além da conquista das diretrizes para a educação nas escolas do campo e da realização de importantes eventos visando refletir sobre a educação pública. Por outro lado, cresceu a necessidade de se elaborar um Projeto Político-Pedagógico para as escolas de educação básica do campo, destacando-se a importância de se refletir sobre a educação e o projeto educativo da escola que se quer para o campo. Assim, buscou-se apreender o sentido da luta por educação pública, desencadeado pelos movimentos sociais, em pelo particular pelo MST, visando à construção do PPP, delimitando-se para o estudo a primeira década do século XXI, marcada por intenso movimento de luta por políticas públicas através dos movimentos sociais ligados à questão do campo. Partiu-se dos seguintes questionamentos: Historicamente, nas últimas décadas, como veio se consolidando a luta dos movimentos sociais do campo por educação pública? Como se articula a luta por políticas educacionais com a defesa da construção do PPP? Qual o sentido da luta por educação pública desencadeada pelos movimentos sociais, em particular pelo MST, visando à construção do PPP para as escolas do campo? No Maranhão, considerando a educação do campo em áreas de assentamento, como as escolas vêm se articulando para construir o PPP? Para a concretização dos objetivos pretendidos e visando responder a tais inquietações, desenvolveram-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Para tanto, fez-se a interlocução com os autores que investigam esse objeto nas suas diversas determinações, entre os quais Coutinho (2009), Ribeiro (2012) Molina (2012), Taffarel (2012), Fontes (2010), Vendramini (2008), Veiga (2010), Caldart (2004), Freitas (2011), D Agostini (2012), Dalmagro (2010) e outros, imprescindíveis para sustentar essa análise pautada numa concepção dialética de educação. Esta, fundamentada nos âmbitos político, técnico e ético por um paradigma voltado para uma formação humana, comprometida com a transformação social, nos diferentes contextos históricos da realidade do campo. Esse, portanto, é um pressuposto metodológico contrário à atual lógica de formação, voltada, predominantemente, para o mercado. Com base nesse entendimento, deseja-se que este trabalho possa contribuir criticamente para o delineamento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas do campo no Maranhão, considerando que tal Projeto deve ser construído coletivamente, uma vez que se constitui instrumento estruturante da identidade escolar, da gestão democrática e da ação docente nas escolas do campo.
Abstract: This paper deals with the process of elaboration / implementation of public policies for basic education field and reflects on the construction of Project Political basic education schools in the field, whose locus are schools in areas of agrarian reform settlements in Maranhão, conquered by the Movement of Landless Rural Workers - MST, taking as reference the experience of the School Debra Nunes. It is emphasized that the fight for public policies to the field has as a landmark achievement of the first National Educators Educators and Agrarian Reform - I Enera, reaffirmed in I and II National Conferences For the Basic Education Field, which had the purpose to fight for quality public education to people peasants. Thus, it is possible to recognize that social movements fighting for public policy for the rural population have been able to advance in different fronts, the achievements in the formulation of regulatory frameworks and legal instruments in order to ensure Education Field. The desire for this research arose from my participation as a teacher in II Project Training Educators and Educators in Rural Education in the State of Maranhão. Initially, it was realized that the MST struggle was for education for the children of those who fought for land. Thus emerge the first schools in the settlements and opened discussions on education and in the field. Currently, the debate has motivated the development of research and production significantly beyond the attainment of guidelines for education in the field and conducting important events aiming to reflect on public education. On the other hand, increased the need to develop a political-pedagogical schools for basic education in the field, highlighting the importance of reflecting on education and educational project of the school who wants to field. Thus, we sought to understand the sense of fighting for public education, triggered by social movements, in particular the MST, for the construction of the PPP, limiting the study to the first decade of this century, marked by intense fighting move by public policies through social movements linked to the issue of the field. Broke up the following questions: Historically, in recent decades, has been consolidated as the struggle of rural social movements in public education? As it articulates the struggle for educational policy with the defense of the construction of PPP? What is the meaning of the struggle for public education triggered by social movements, in particular by the MST, in order to build the PPP for rural schools? In Maranhão, considering education field in settlement areas such as schools have been organizing to build PPP '. To achieve the intended objectives and aimed to answer these concerns, developed bibliographical, documentary and field. To do so, it is a dialogue with the authors investigating this object in its various determinations, including Coutinho (2009), Ribeiro (2012) Molina (2012), Taffarel (2012), Sources (2010), Vendramini (2008 ), Veiga (2010), Caldart (2004), Freitas (2011), D'Agostini (2012), Dalmagro (2010) and others, essential to sustain such analysis guided by a dialectical conception of education. This, based on the political, technical and ethical for a paradigm focused on a human, committed to social transformation, in different historical contexts of the reality of the field. This, then, is a methodological assumption contrary to current logic training, geared predominantly to the market. Based on this understanding, it is desired that this work can contribute critically to the delineation of the Political (PPP) of rural schools in Maranhão, considering that it should be built collectively, since it constitutes an instrument structuring of school identity , democratic management and teaching activities in schools field.
Palavras-chave: Políticas públicas
Educação do Campo
Projeto Político-Pedagógico
Public Policies
Rural Education
Political-pedagogic project
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA RURAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: MACEDO, Marinalva Sousa. THE CONSTRUCTION POLITICAL-PEDAGOGICAL PROJECT OF SCHOOLS OF FIELD: theoretical-practical contributions to the reality maranhense. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/250
Data de defesa: 28-Ago-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Marinalva.pdf909,69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.