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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2491
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O CURRÍCULO E O PERFIL DO EGRESSO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SOB A PERSPECTIVA DISCENTE. |
Título(s) alternativo(s): | THE CURRICULUM AND THE PROFILE OF THE GRADUATE OF A DEGREE COURSE IN CHEMISTRY STUDENT PERSPECTIVE. |
Autor: | ALMEIDA, Anderson Nogueira |
Primeiro orientador: | BEZERRA, Cícero Wellington Brito |
Primeiro membro da banca: | BEZERRA, Cícero Wellington Brito |
Segundo membro da banca: | TELES, Rogério de Mesquita |
Terceiro membro da banca: | LIMA, Joacy Batista de |
Resumo: | Muito se discute sobre a necessidade de políticas mais eficientes de formação inicial docente mediante a importância social da profissão professor. Para tal, teorias são consolidadas, diretrizes são reformuladas, contudo, o sentimento de desvalorização, estagnação e retrocesso ainda persistem. Um reflexo desse panorama é o desinteresse pela carreira docente, em que o número de formados em licenciatura nas áreas das Ciências Naturais parece ser insuficiente para suprir a demanda do sistema educacional brasileiro. É necessário reconhecermos que existem falhas formativas. Assim, buscamos com esse trabalho compreender mais de perto a formação inicial docente (em específico de Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA), pela perspectiva do futuro/recém professor. Que profissional o curso de Química Licenciatura da UFMA está formando? Há fragilidades no processo formativo? Se há, quais são? São indagações importantes para entendermos o andamento do sistema formativo docente e vislumbrarmos possíveis melhorias educacionais no âmbito local e nacional. Para tanto, problematizamos o currículo de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Maranhão: caracterizando as finalidades do curso quanto aos objetivos e justificativa propostos, por meio de estudo documental do Projeto Político do Curso (PPC), diante das teorias e diretrizes curriculares; representando, pelo viés dos recém-egressos, dentre outros aspectos, a área de atuação, os grupos de conhecimento, o perfil pessoal e o perfil profissional desenvolvidos no curso. O estudo foi realizado à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS) segundo Serge Moscovici, por meio de questionário sistêmico de caráter misto, com Análise de Conteúdo segundo Franco (2003) e Bardin (2011) para questões pontuais. Através das análises percebemos que o recém-egresso não está saindo do curso para atuar na Educação Básica; foi preparado predominantemente pela área do Grupo Técnico e Conceitual de Química, em que há o preparo massivo de base conceitual química, deixando de lado o desenvolvimento de habilidades dos grupos pedagógicos e humanísticos; e possui um perfil predominantemente com caráter tradicional e reprodutor. Dessa forma, temos concluído que o curso de Licenciatura em Química da UFMA precisa atentar em seu currículo a fatores ligados às teorias críticas e pós-críticas para uma efetiva formação de indivíduos na área. As relações, comparações e interpretações deste trabalho colaboram para reflexões acerca de uma estrutura curricular que esteja em conformidade com o objetivo maior que o termo “Curso de Licenciatura” sugere, qual seja: formar professor. |
Abstract: | Much is discussed about the need for more efficient policies of initial teacher training through the social importance of the teacher profession. For this, theories are consolidated, guidelines are reformulated, however, the feeling of devaluation, stagnation and regression still persist. One reflection of this panorama is the lack of interest in the teaching career, in which the number of undergraduate students in the Natural Sciences areas seems to be insufficient to meet the demand of the Brazilian educational system. It is necessary to recognize that there are formative failures. Thus, we seek with this work to understand more closely the initial teacher training (in specific of Chemistry of the Federal University of Maranhão / UFMA), from the perspective of the future / new teacher. What professional course is Chemistry Degree from UFMA forming? Are there weaknesses in the training process? If so, what are they? These are important questions to understand the progress of the educational system and to see possible educational improvements at the local and national levels. In order to do so, we have studied the curriculum of the Chemistry Degree of the Federal University of Maranhão: characterizing the purposes of the course in terms of the objectives and justification proposed, through a documentary study of the Political Project of the Course (PPC), before the theories and curricular guidelines; representing, among other aspects, the area of activity, the knowledge groups, the personal profile and the professional profile developed in the course. The study was carried out in the light of the Social Representation Theory (SRT) according to Serge Moscovici, through a systemic questionnaire of mixed character, with Analysis of Content according to Franco (2003) and Bardin (2011) for specific questions. Through the analysis we realize that the new egress is not leaving the course to act in Basic Education; was prepared predominantly by the area of the Technical and Conceptual Group of Chemistry, in which there is the massive preparation of conceptual chemical basis, leaving aside the development of skills of the pedagogical and humanistic groups; and has a predominantly traditional and reproductive profile. Thus, we have concluded that the undergraduate course in Chemistry of UFMA needs to consider in its curriculum factors linked to the critical and post-critical theories for an effective training of individuals in the area. The relations, comparisons and interpretations of this work collaborate for reflections about a curricular structure that is in conformity with the greater objective that the term "teacher training course" suggests, namely: turn into a teacher. |
Palavras-chave: | Formação Inicial de Professores; Currículo; Ensino de Ciências; Ensino de Química; Representação Social (RS) Initial Teacher Training; Curriculum; Science Teaching; Chemistry Teaching; Social Representation (SR) |
Área(s) do CNPq: | Métodos e Técnicas de Ensino. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | ALMEIDA, Anderson Nogueira. O currículo e o perfil do egresso de um curso de licenciatura em química sob a perspectiva discente.. 2018. 140 folhas. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2491 |
Data de defesa: | 17-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Anderson Nogueira Almeida.pdf | Dissertação de Mestrado. | 3,55 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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