Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/249
Tipo do documento: Dissertação
Título: PROCESSO DE INCLUSÃO NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL: dificuldades, desafios e perspectivas
Título(s) alternativo(s): PROCESS OF INCLUSION IN THE CONTEXT OF VISUAL IMPAIRMENT: difficulties, challenges and prospects
Autor: Barros, Alessandra Belfort 
Primeiro orientador: SILVA, Silvana Maria Moura da
Primeiro membro da banca: Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de
Resumo: È notório que o processo de inclusão de alunos com deficiência encontra barreiras diversas, devido às práticas inadequadas dos professores, às inadequações das práticas escolares às políticas educacionais de inclusão, à falta de formação continuada para os professores da escola regular, à carência de adaptações estruturais para os professores da escola regular, à carência de adaptações estruturais e curriculares da escola e à quase inexistência de ações conjuntas e articuladas entre os professores da educação especial (atendimento educacional especializado e ensino itinerante) e do ensino regular. Diante dessa realidade, percebeu-se a necessidade de investigar o processo de inclusão no ensino regular de alunos com deficiência visual, considerando-se a importância do assunto para toda a sociedade e diante da exclusão que ainda estão submetidas as minorias, incluindo-se as pessoas com deficiência. Esta investigação teve como objetivo geral analisar como está ocorrendo o processo de inclusão de alunos com deficiência visual, atendidos pelo Centro de Atendimento Pedagógico do Maranhão (CAP-MA) nas escolas públicas estaduais e municipais do ensino regular em São Luís-MA. Tratou-se de pesquisa documental, de campo, qualitativa sob a forma de estudo de caso. Para a coleta de dados utilizaram-se análise documental e entrevistas semiestruturadas. Essas entrevistas foram aplicadas com quatro grupos de participantes, sendo cinco alunos com deficiência visual atendidos pelo CAP-MA, cinco professoras do ensino regular, quatro professores do atendimento educacional especializado do CAP-MA e quatro professoras do ensino itinerante. Como locais de realização da presente investigação o CAP-MA e apenas uma entrevista foi realizada na residência de um professor(a) itinerante. A análise dos dados teve por base os pressupostos da análise de conteúdo, mediante categorização comparativa das respostas dos participantes. Os resultados dessa análise revelaram que as dificuldades encontradas pelos entrevistados incluem a falta de materiais, recursos e equipamentos adaptados ou não aos alunos com deficiência visual; o número elevado de alunos nas classes comuns; a falta de formação adequada de professores à diversidade dos alunos, entre outras. Os principais desafios apontados pelos participantes consistiram na necessidade de efetivação da inclusão escolar; conscientização de todos; formação de professores; bem como a falta de articulação entre as redes estadual e municipal de ensino e o CAP-MA. Em relação às perspectivas, os participantes mencionaram a necessidade da efetivação da inclusão escolar, a qualidade do ensino regular e melhor atendimento educacional especializado nas escolas públicas para ajudar no desenvolvimento do aluno no processo ensino-aprendizagem. Diante dos dados obtidos, conclui-se que para o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual, atendidos pelo Centro de Atendimento Pedagógico do Maranhão (CAP-MA) nas escolas públicas estaduais e municipais do ensino regular em São Luís-MA ser efetivado é preciso que reestruture a organização físico-estrutural e curricular nas escolas, haja investimento em altas tecnologias assistivas e formação de professores para o atendimento educacional especializado nas classes comuns do ensino regular e articulação entre os professores das escolas e da educação especial para planejamento adequado à diversidade dos educandos.
Abstract: It is clear that the process of inclusion of students with disabilities find various obstacles due to inadequate practices of teachers, the inadequacies of school practices to the educational policies of inclusion, the lack of continuing education for teachers of regular schools, the lack of structural adaptations for teachers in regular schools, the lack of structural changes and curriculum of the school and the near absence of joint and coordinated among teachers of special education (specialized education and itinerant teaching) and regular education. Given this reality, we realized the need to investigate the process of inclusion in regular education of students with visual impairment, considering the importance of the issue for society and before exclusion that are still subject minorities, including the people with disabilities. This research aimed to examine how process is taking place for the inclusion of students with visual impairments, attended by the Service Center Pedagogical Maranhão (CAP-MA) in the public schools and municipal regular school in Sao Luis. It was documentary research, field, qualitative in the form of case study. For data collection we used documentary analysis and semi-structured interviews. These interviews were carried out with four groups of participants: five visually impaired students served by the CAP-MA five teachers of four teachers specialized schooling PAC-MA and four teachers of itinerant teaching. As places of the present investigation the CAP-MA and only one interview was held at the home of a teacher (a) roving. Data analysis was based on the assumptions of the content analysis by categorizing comparison of participants' responses. The results of this analysis revealed that the difficulties encountered by respondents include lack of materials, resources and equipment adapted or not students with visual impairments, the high number of students in regular classes, the lack of adequate training of teachers to student diversity, among others. The main challenges identified by the participants consisted of the need for effective inclusion school; awareness of all; teacher training as well as lack of coordination between the network state and local education and CAP-MA. Turning to the outlook, participants mentioned the need for effective inclusion school, the quality of mainstream education and better specialized education in public schools to help develop the student in the learning process. In our data, we conclude that for the process of inclusion of students with visual impairments, attended by Service Center Pedagogical Maranhão (CAP-MA) in the public schools and municipal regular education in São Luís-MA be effected is need to restructure the organization and physical structure and curriculum in schools, there is investment in high assistive technology and teacher training for specialized educational classes of regular schools and links between the school teachers and special education for proper planning for diversity of learners.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Políticas públicas
Deficiência visual
School inclusion
Public policies
Visual impairment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: BARROS, Alessandra Belfort. PROCESS OF INCLUSION IN THE CONTEXT OF VISUAL IMPAIRMENT: difficulties, challenges and prospects. 2013. 441 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/249
Data de defesa: 30-Ago-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Alessandra.pdf2,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.