Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Francisca Das Chagas Dos Passos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7429612640768143por
dc.contributor.advisor1COUTINHO, Vanja Maria Dominices-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee1COUTINHO, Vanja Maria Dominices-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee2CORREIA, Joelma Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5031852893254269por
dc.contributor.referee3GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelin Simões-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9600062169250020por
dc.date.accessioned2019-01-16T17:50:32Z-
dc.date.issued2018-07-02-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Das Chagas Dos Passos. Formação continuada colaborativa na escola: uma intervenção na ação alfabetizadora com ênfase à utilização dos textos como unidade básica de ensino no processo de alfabetização de crianças. 2018. 230f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2486-
dc.description.resumoEsta pesquisa, intitulada: "FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NA ESCOLA: uma intervenção na ação alfabetizadora com ênfase à utilização dos textos como unidade básica de ensino no processo de alfabetização de crianças", tem como objetivo geral compreender todo processo de organização, planejamento, implementação e avaliação de um curso de formação continuada a partir dos aportes da pesquisa-ação colaborativa com as professoras do ciclo de alfabetização da Escola Azul com foco no ensino da linguagem escrita utilizando o texto como unidade básica para o ensino. Para orientar/ordenar/sistematizar nossa trilha de investigação os objetivos específicos orientadores apontaram para os que seguem: Sistematizar as contribuições teóricas sobre os paradigmas de formação continuada que orientam as ações formativas nas escolas, bem como àquelas que balizam o trabalho com textos como gênero discursivo no ensino da linguagem escrita no ciclo de alfabetização; Verificar como vem se desenvolvendo o trabalho pedagógico com o texto para o ensino da linguagem escrita nas turmas do ciclo de alfabetização da escola da rede municipal de São Luís/MA; Desenvolver um curso de formação continuada para as professoras colaboradoras tendo como foco o uso do texto como unidade básica para o ensino da linguagem escrita na alfabetização, e, produzir a partir da intervenção um Portfólio de Formação - com o percurso da formação continuada desenvolvida com as docentes, com a finalidade de partilhar os resultados de uma vivência formativa colaborativa. O quadro de referência teórico metodológico da Pesquisa que deu conta do alcance dos objetivos propostos perpassa pela pesquisa aplicada (BERVIAN; CERVO, 1996) do tipo intervenção (DAMIANI, 2012) a partir da pesquisa-ação colaborativa (GHEDIN; FRANCO (2011), ZEICHNER (1993), DESGAGNÉ (2007) e IBIAPINA (2008) como o procedimento privilegiado dada a natureza do objeto a ser alcançado. O aportes teóricos que sustentaram as análises para o embasamento das questões concernentes à linguagem escrita foram: Vigotsky (1989 e 1995), Geraldi (2002, 2011), Bakhtin (1995), Suely Mello (2010), Magda Soares (1986), Lerner (2002), Kaufman (1995), Kleiman (2000), Smolka (2012), Goulart e Souza (2015), Marcuschi (2011) e para o percurso da pesquisa sobre formação docente, autores como Candau (1997), Nóvoa (1991, 2005), Tardif (2012), Pimenta (1997), Gauthier (1998), Frigotto (1995), Zainko (2006), Imbernón (2011), e outros foram decisivos para os nossos propósitos. Os resultados apontaram que foi muito significativo o processo de intervenção sustentado na pesquisa colaborativa, pois possibilitou às professoras colaboradoras e as pesquisadoras coordenadoras interações, vivências e a certeza de que o modelo formativo colaborativo que experimentamos é um caminho a ser perseguido nas pesquisas educacionais, um olhar para a escola, para a sala de aula e seus docentes. Analisar e permitir que estas reflitam sobre os seus saberes, no uso do texto como unidade básica de ensino da Língua Portuguesa evidenciou que as docentes compreendem o processo formativo com ênfase em suas práticas importante, com sentido necessário e sentem-se mais sensibilizadas e disponíveis a ressignificar seus saberes com resultados na prática da sala de aula. Afirmamos que ao concluirmos as sessões reflexivas planejadas, nos deixaram uma percepção de que o processo formativo reflexivo é indispensável.por
dc.description.abstractThis research, titled: “CONTINUOUS COLLABORATIVE TRAINING IN SCHOOL: an intervention in literacy action with emphasis on the use of texts as a basic unit of teaching in the process of children's literacy," has as a general objective to understand every process of organization, planning, implementation and evaluation of a continuing education course based on the contributions of collaborative action research with the teachers of the Blue School literacy cycle focusing on the teaching of written language using text as a basic unit for teaching. In order to orient / systematize our research trail, the specific orienting objectives pointed to those that follow: Systematize the theoretical contributions on the paradigms of continuous formation that guide the formative actions in the schools, as well as those that mark the work with texts as a discursive genre in the teaching of written language in the literacy cycle; To verify how the pedagogical work has been developed with the text for the teaching of written language in the classes of the literacy cycle of the school of the municipal network of São Luís / MA; To develop a continuing training course for female teachers focusing on the use of text as a basic unit for the teaching of written language in literacy, and to produce a Training Portfolio from the intervention - with the course of continuing education developed with the with the purpose of sharing the results of a collaborative formative experience. The theoretical and methodological reference framework of the Research that gave an account of the scope of the proposed objectives, runs through the applied research (BERVIAN, CERVO, 1996) of the intervention type (DANIANI, 2012), based on collaborative action research. The theoretical contributions that underpinned the analyzes for the basis of the questions concerning written language were: Vigotsky (1989 and 1995) ), Gerald (2002, 2011), Bakhtin (1995), Suely Mello (2010), Magda Soares (1986), Lerner (2002), Kaufman (1995), Kleiman (2000), Smolka (2012), Goulart e Souza (1995), Marcuschi (2011), and the course of research on teacher education, such as Candau (1997), Nóvoa (1991, 2005), Tardif (2012), Pimenta (1997), Gauthier , Zainko (2006), Imbernón (2011), and others were decisive for our purposes. The results showed that the process of sustained intervention in collaborative research was very significant, since it enabled the collaborating teachers and the researchers to coordinate interactions, experiences and the certainty that the collaborative formative model we are experiencing is a path to be pursued in educational research, look at the school, the classroom and their teachers. To analyze and allow them to reflect on their knowledge, in the use of the text as a basic unit of Portuguese Language teaching showed that teachers understand the training process with emphasis on their important practices, with necessary sense and feel more sensitized and available to to re-signify their knowledge with results in the practice of the classroom. We affirm that at the conclusion of the planned reflective sessions, they have left us with a perception that the reflexive formative process is indispensable.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-01-16T17:50:32Z No. of bitstreams: 1 FRANCISCASILVA.pdf: 2714190 bytes, checksum: 1bcab540255f4213df2dbc962cc77292 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-16T17:50:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCASILVA.pdf: 2714190 bytes, checksum: 1bcab540255f4213df2dbc962cc77292 (MD5) Previous issue date: 2018-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectPesquisa colaborativapor
dc.subjectTexto como objeto de ensinopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectCollaborative researcheng
dc.subjectText as object of teachingeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleFormação continuada colaborativa na escola: uma intervenção na ação alfabetizadora com ênfase à utilização dos textos como unidade básica de ensino no processo de alfabetização de criançaspor
dc.title.alternativeContinuing collaborative training in school: an intervention in literacy activity with emphasis on the use of texts as a basic unit of instruction in the process of children's literacyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCASILVA.pdfDissertação de Mestrado2,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.