Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDONÇA, Remir Alencar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9712312201651280por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Clóvis Bôsco Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539316397090000por
dc.contributor.advisor-co1OLIVEIRA, Antonio José Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8425084108120335por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Clóvis Bôsco Mendonça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539316397090000por
dc.contributor.referee2SILVA FILHO, João Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8407354545744277por
dc.contributor.referee3SILVA JÚNIOR, José Ferreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6042589643081556por
dc.contributor.referee4LIMA, Shigeaki Leite de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754927233855300por
dc.date.accessioned2019-01-16T14:14:58Z-
dc.date.issued2018-11-14-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Remir Alencar. Orientação para planejamento de atividade de campo: contribuições de P. Ya. Galperin. 2018. 87f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2484-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda uma proposta de orientação para planejamento de uma atividade de campo lastreada na Teoria de Assimilação por Etapas Mentais e Formação de Conceitos de Galperin. A referida teoria está baseada nas ideias de Vigotsky e Leontiev, portanto com características desenvolvimentistas. Bem como trazem ideais do socialismo influenciado por Karl Marx, pelas ideias de orientação, Leontiev pelo conceito do ideal; Vigotsky pela concepção da atividade, por V. Lenin (as formas principais de reflexo psíquico). O estudo apresenta uma discussão sobre a importância da orientação como base do aprendizado de qualidade. Também pontua que a importância das aulas de campo como uma ferramenta didática que motiva e aproxima o aluno do conhecimento e como facilitador para aqueles que possuem dificuldade de aprendizagem por meio convencionais, possibilitando o compartilhamento do conhecimento em todos os níveis. Como sugestão será apresentada uma proposta didática para o planejamento de atividades de campo segundo a Teoria da Assimilação Mental por Etapas e Formação de Conceitos.por
dc.description.abstractThe present work addresses a proposal of orientation for planning a field activity based on the Theory of Assimilation by Mental Stages and Formation of Concepts of Galperin. This theory is based on the ideas of Vigotsky and Leontiev, therefore with developmental characteristics. As well as bringing ideals of socialism influenced by Karl Marx, by the ideas of orientation, Leontiev by the concept of the ideal; Vigotsky by the conception of the activity, by V. Lenin (the main forms of psychic reflex). The study presents a discussion about the importance of guidance as the basis for quality learning. It also points out that the importance of field lessons as a didactic tool that motivates and approaches the student of knowledge and as a facilitator for those who have difficulty learning through conventional means, enabling the sharing of knowledge at all levels. As a suggestion will be presented a didactic proposal for the planning of field activities according to Theory of Mental Assimilation by Stages and Formation of Concepts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-01-16T14:14:58Z No. of bitstreams: 1 RemirMendonça.pdf: 479188 bytes, checksum: 6de7e6cf379381b184c26cfb3ba28d2a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-16T14:14:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RemirMendonça.pdf: 479188 bytes, checksum: 6de7e6cf379381b184c26cfb3ba28d2a (MD5) Previous issue date: 2018-11-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAula de campopor
dc.subjectAtividade de campopor
dc.subjectGalperinpor
dc.subjectOrientaçãopor
dc.subjectBase orientadora da açãopor
dc.subjectField classroomeng
dc.subjectField activityeng
dc.subjectGalperineng
dc.subjectGuidanceeng
dc.subjectBasis of actioneng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleOrientação para planejamento de atividade de campo: contribuições de P. Ya. Galperinpor
dc.title.alternativeGuidance for planning field activity: contributions of P. Already. Galperineng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RemirMendonça.pdfDissertação de Mestrado467,96 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.