Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2484
Tipo do documento: Dissertação
Título: Orientação para planejamento de atividade de campo: contribuições de P. Ya. Galperin
Título(s) alternativo(s): Guidance for planning field activity: contributions of P. Already. Galperin
Autor: MENDONÇA, Remir Alencar 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Clóvis Bôsco Mendonça
Primeiro coorientador: OLIVEIRA, Antonio José Silva
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Clóvis Bôsco Mendonça
Segundo membro da banca: SILVA FILHO, João Coelho
Terceiro membro da banca: SILVA JÚNIOR, José Ferreira da
Quarto membro da banca: LIMA, Shigeaki Leite de
Resumo: O presente trabalho aborda uma proposta de orientação para planejamento de uma atividade de campo lastreada na Teoria de Assimilação por Etapas Mentais e Formação de Conceitos de Galperin. A referida teoria está baseada nas ideias de Vigotsky e Leontiev, portanto com características desenvolvimentistas. Bem como trazem ideais do socialismo influenciado por Karl Marx, pelas ideias de orientação, Leontiev pelo conceito do ideal; Vigotsky pela concepção da atividade, por V. Lenin (as formas principais de reflexo psíquico). O estudo apresenta uma discussão sobre a importância da orientação como base do aprendizado de qualidade. Também pontua que a importância das aulas de campo como uma ferramenta didática que motiva e aproxima o aluno do conhecimento e como facilitador para aqueles que possuem dificuldade de aprendizagem por meio convencionais, possibilitando o compartilhamento do conhecimento em todos os níveis. Como sugestão será apresentada uma proposta didática para o planejamento de atividades de campo segundo a Teoria da Assimilação Mental por Etapas e Formação de Conceitos.
Abstract: The present work addresses a proposal of orientation for planning a field activity based on the Theory of Assimilation by Mental Stages and Formation of Concepts of Galperin. This theory is based on the ideas of Vigotsky and Leontiev, therefore with developmental characteristics. As well as bringing ideals of socialism influenced by Karl Marx, by the ideas of orientation, Leontiev by the concept of the ideal; Vigotsky by the conception of the activity, by V. Lenin (the main forms of psychic reflex). The study presents a discussion about the importance of guidance as the basis for quality learning. It also points out that the importance of field lessons as a didactic tool that motivates and approaches the student of knowledge and as a facilitator for those who have difficulty learning through conventional means, enabling the sharing of knowledge at all levels. As a suggestion will be presented a didactic proposal for the planning of field activities according to Theory of Mental Assimilation by Stages and Formation of Concepts.
Palavras-chave: Aula de campo
Atividade de campo
Galperin
Orientação
Base orientadora da ação
Field classroom
Field activity
Galperin
Guidance
Basis of action
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCET
Citação: MENDONÇA, Remir Alencar. Orientação para planejamento de atividade de campo: contribuições de P. Ya. Galperin. 2018. 87f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2484
Data de defesa: 14-Nov-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RemirMendonça.pdfDissertação de Mestrado467,96 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.