Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Clenia de Jesus Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207025204079745por
dc.contributor.advisor1NUNES, Antônio de Assis Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee1NUNES, Antônio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee2VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee3VIEIRA, Paulo Alberto dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723860927289572por
dc.date.accessioned2019-01-16T13:16:10Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Clenia de Jesus Pereira dos. A identidade negra no contexto escolar: um estudo na Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro. 2018. 307f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2483-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata sobre a identidade negra no contexto escolar. O contexto investigado foi uma escola municipal na cidade de São Luís, denominada: "Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro". O estudo teve como objetivo geral: Investigar como a Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro desenvolve o trabalho curricular, abordando os conteúdos sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana, visando à implementação de uma proposta de intervenção na perspectiva da construção e reconstrução da identidade negra dos docentes e discentes do 8º ano do Ensino Fundamental. Discorre-se sobre as concepções de identidade e identidade negra e faz-se uma retrospectiva histórica da identidade étnico-racial negra no Brasil. Para fazer a articulação com os entendimentos sobre identidade, faz-se uma seção, intitulada Escola, currículo, formação e construção de identidade, na qual discute-se o papel da escola na perspectiva de apontar o trabalho curricular a respeito dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana. Em continuidade, na seção empírica, caracteriza-se a escola pesquisada, os percursos metodológicos, apresenta-se a discussão dos dados e a descrição da intervenção do produto da pesquisa, que se deu por meio do Caderno de Orientações Didáticas em forma de Sequências Didáticas à luz do Projeto A Cor da Cultura. Teve-se como sustentações teóricas autores, como: Cavalleiro (2001), Corazza (2013), Goffman (1999); Munanga (2008); Sousa e Fino (2007), Thurler (2001), dentre outros. Na Metodologia, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados, foram usados de questionários e entrevista semiestruturada e registro das observações participantes no Diário de Campo. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos e as alunas do oitavo ano, a Gestora Geral, o Coordenador dos alunos, um Professor de Língua Portuguesa e uma Professora de Arte. Com a pesquisa concluiu-se que a escola pesquisada não desenvolvia uma formação identitária negra, todavia, por meio das intervenções, foi possível desenvolver essa formação, haja vista que se permitiu mudar um paradigma conservador para um paradigma pluriétnico.por
dc.description.abstractThis research deals with the black identity in the school context. The context investigated was a municipal school in the city of São Luís, named: "Basic Education Unit Darcy Ribeiro". The main objective of the study was to investigate how the Basic Education Unit Darcy Ribeiro develops the curricular work, addressing the contents of Afro-Brazilian and African history and culture, aiming at the implementation of a proposal for intervention in the perspective of construction and reconstruction of the black identity of teachers and students of the 8th grade of Elementary School. The conceptions of identity and black identity are discussed and a historical retrospective of black ethnic-racial identity is made in Brazil. In order to articulate with the understandings about identity, a section, entitled School, curriculum, formation and identity construction, is made, in which the role of the school in the perspective of pointing out the curricular work regarding the contents of history and Afro-Brazilian and African culture. In continuity, the empirical section characterizes the researched school, the methodological pathways, the discussion of the data and the description of the intervention product of the research, which was given through the Notebook of Didactic Orientations in the form of Didactic Sequences in the light of Project The Color of Culture. It was supported by theoretical authors, such as: Cavalleiro (2001), Corazza (2013), Goffman (1999); Munanga (2008); Sousa e Fino (2007), Thurler (2001), among others. In the Methodology, a qualitative, case-study approach was chosen. As data collection instruments, we used questionnaires and semi-structured interviews and recorded the participant observations in Diário de Campo. The subjects of the research were the students of the eighth grade, the General Manager, the Coordinator of the students, a Portuguese Language Teacher and an Art Teacher. With the research, it was concluded that the school studied did not develop a black identity formation, however, through the interventions, it was possible to develop this formation, since it allowed to change a conservative paradigm to a multiethnic paradigm.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-01-16T13:16:10Z No. of bitstreams: 1 CleniaSantos.pdf: 6654200 bytes, checksum: 82709dbaf263ad7ce7ebb833af5e06f1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-16T13:16:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CleniaSantos.pdf: 6654200 bytes, checksum: 82709dbaf263ad7ce7ebb833af5e06f1 (MD5) Previous issue date: 2018-08-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade negrapor
dc.subjectLei nº 10.639/2003por
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectBlack identityeng
dc.subjectLaw 10,639 / 2003eng
dc.subjectEthnic-racial relationseng
dc.subjectSchooleng
dc.subject.cnpqAntropologia Educacionalpor
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleA identidade negra no contexto escolar: um estudo na Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiropor
dc.title.alternativeThe black identity in the school context: a study in the Basic Education Darcy Ribeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CleniaSantos.pdfDissertação de Mestrado6,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.