Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2481
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino do ato de ler e escrever e o seu diálogo com as áreas do conhecimento no ciclo de alfabetização: uma experiência de intervenção
Título(s) alternativo(s): The teaching of the act of reading and writing and its dialogue with the of knowledge in the literacy cycle: an experience of intervention
Autor: SILVA, Claudileude de Jesus 
Primeiro orientador: CORREIA, Joelma Reis
Primeiro membro da banca: CORREIA, Joelma Reis
Segundo membro da banca: BRITO, Antonia Edna
Terceiro membro da banca: COUTINHO, Vanja Maria Dominices
Resumo: A pesquisa intitulada “O ENSINO DO ATO DE LER E ESCREVER E O SEU DIÁLOGO COM AS ÁREAS DO CONHECIMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: uma experiência de intervenção” tem como objetivo geral desenvolver um processo de intervenção em uma turma do 3º ano do Ciclo de Alfabetização, de modo que o ensino do ato de ler e escrever sejam explorados em áreas do conhecimento, contemplando a formação de leitores(as) e produtores(as) de textos. E de caráter mais específico: abordar as concepções teórico-metodológicas sobre o ensino do ato de ler e escrever de modo que este ensino seja contemplado nas áreas do conhecimento; identificar as concepções de leitura e de escrita que fundamentam as práticas alfabetizadoras na UEB Professor Rubem Almeida; analisar o processo de intervenção desenvolvido em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da UEB Professor Rubem Almeida; produzir um Caderno com proposições metodológicas desenvolvidas com alunos(as) do Ciclo de Alfabetização, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental da UEB Professor Rubem Almeida. A pesquisa é do tipo intervenção, fundamentada nos pressupostos da pesquisa-ação. Como instrumentos de geração de dados, fizemos uso da entrevista semiestruturada, da observação participante no diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram a professora alfabetizadora, as crianças do 3º ano do Ciclo de Alfabetização e a pesquisadora, que, devido a desistência da professora na terceira fase da pesquisa, assumiu o processo de intervenção. Como principais interlocutores(as) na escrita desta pesquisa temos, Bakhtin/Volóchinov (2009) e Bakhtin (2003). Foram também necessários no diálogo para a fundamentação e análise dos dados Damiani (2012), Bogdan e Biklen (1994), Bardin (2010), Santomé (1998), Macedo (2004), Yunes (2003), Bajard (2014), (Vygotski (1984), Tardif (2010), Curto, Murillo e Teixidó (2000), Colomer (2002), Fazenda (2013; 2014). Definimos como lócus de pesquisa a UEB “Professor Rubem Almeida”, escola da Rede Municipal de São Luís, localizada no bairro do Coroadinho. Os resultados revelam que o ensino do ato de ler e escrever no Ciclo de Alfabetização, mais especificamente na terceira etapa deste Ciclo (3º ano), com vistas à formação de leitores(as) e produtores(as) de textos, não pode se desenvolver a partir de atividades com foco na sinalidade (ênfase na som, na letra e na palavra solta) e com a responsabilidade de apenas uma área do conhecimento. É possível repensar as propostas de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita para ser formar leitores(as) e produtores(as) de textos, reconhecendo que a criança em processo de alfabetização aprende dialogando e interagindo entre elas e com os outros por meio das diversas interlocuções sociais e culturais que se estabelecem no processo de apropriação da leitura e da escrita.
Abstract: ABSTRACT The research entitled "THE TEACHING OF THE ACT OF READING AND WRITING AND ITS DIALOGUE WITH THE AREAS OF KNOWLEDGE IN THE LITERACY CYCLE: AN INTERVENTION EXPERIENCE" has the general objective of developing a process of intervention in a group of the 3rd year of the Literacy Cycle, so that the teaching of the act of reading and writing are explored in areas of knowledge, contemplating the formation of readers and producers of texts. And of more specific character: to approach the theoretical-methodological conceptions on the teaching of the act of reading and writing so that this teaching is contemplated in the areas of knowledge; to identify the conceptions of reading and writing that base the literacy practices in the UEB Professor Rubem Almeida; to analyze the intervention process developed in a class of the 3rd year of UEB Elementary School Professor Rubem Almeida; to produce a Notebook with methodological proposals developed with students of the Literacy Cycle, in a class of the 3rd year of UEB Elementary School Professor Rubem Almeida. The research is an intervention type, based on the presuppositions of action research. As instruments of data generation, we used the semi-structured interview, the participant observation in the field diary. The subjects of the research were the literacy teacher, the children of the 3rd year of the Literacy Cycle and the researcher, who, due to the teacher's withdrawal in the third phase of the research, assumed the intervention process. As main interlocutors in writing this research we have Bakhtin / Volóchinov (2009) and Bakhtin (2003). It was also necessary in the dialogue for the reasoning and analysis of data Damiani (2012), Bogdan and Biklen (1994), Bardin (2010), Santomé (1998), Macedo (2004), Yunes (2003), Bajard (2014), Vygotski (1984), Tardif (2010), Curto, Murillo and Teixidó (2000), Colomer (2002), Fazenda (2013, 2014) We define as a locus of research the UEB "Professor Rubem Almeida" Luis, located in the neighborhood of Coroadinho. The results show that the teaching of reading and writing in the Literacy Cycle, more specifically in the third stage of this Cycle (3rd year), with a view to the formation of readers and text producers, can not develop from activities with a focus on signaling (emphasis on sound, letter and loose word) and with the responsibility of only one area of knowledge. It is possible to rethink the proposals of teaching and learning of reading and writing to be to form readers and producers of texts, recognizing that the child in the process of literacy learns by dialoguing and interacting among themselves and with others through of the diverse social and cultural interlocutions that are established in the process of appropriation of reading and writing.
Palavras-chave: Alfabetização
Leitura e escrita
Áreas do conhecimento
Literacy
Reading and writing
Knowledg e areas
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Educação Pré-Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Claudileude de Jesus. O ensino do ato de ler e escrever e o seu diálogo com as áreas do conhecimento no ciclo de alfabetização: uma experiência de intervenção. 2018. 198f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2481
Data de defesa: 7-Ago-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaudileudeSilva.pdfDissertação de Mestrado3,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.