Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2478
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma doce melodia: uma proposta de educação musical através da flauta doce no Centro de Ensino Integral Professora Joana Batista Santos Silva em São Luís - Maranhão
Título(s) alternativo(s): A sweet melody: a musical education proposal through the flute at the Center for Integral Education Professor Joana Batista Santos Silva in São Luís - Maranhão
Autor: BOGÉA, Diego Ted Rodrigues 
Primeiro orientador: ROCHA, Viviane Moura da
Primeiro membro da banca: ROCHA, Viviane Moura da
Segundo membro da banca: NUNES, Antonio de Assis Cruz
Terceiro membro da banca: PASCUCCI, Maria Verônica
Resumo: Este trabalho trata sobre educação musical através do ensino de flauta doce para jovens do Centro de Ensino Integral Prof.ª Joana Batista Santos Silva. De forma geral, o texto descreve o ensino de música através do domínio de um instrumento musical. Historicamente, relata a construção do instrumento flauta doce, suas características estruturais, mecânicas e sonoras bem como as primeiras iniciativas do ensino do instrumento no Brasil e indica sua aplicabilidade em sala de aula. Analisou-se a flauta doce como instrumento pedagógico bem como características peculiares como o seu baixo custo, seu manuseio simples e um repertório que perpassa por vários períodos da história da música o que vem a potencializar o trabalho do educador musical com seus alunos. Assim, por esses e outros aspectos destacados no corpo do trabalho, a flauta doce constitui-se numa possibilidade viável para o ensino de música e corresponde a uma proposta de trabalho consistente para os Centros de Ensino em Tempo Integral da rede pública estadual do Maranhão. Por este trabalho concentrar-se na aprendizagem musical através do ensino coletivo de flauta doce no espaço escolar, está fundamentado nas pesquisas de Quadros Junior, Lorenzo e Tourinho (2009), Tourinho (2007); Cruvinel (2005), Galindo (2000) Oliveira (2011) e Taets (2012). Os resultados desta iniciativa foram ponderados através deobservação participante, diário de campo e registro audiovisual. Desta forma, desejamos que esta pesquisa promova novas perspectivas para a educação musical e também contribua para a democratização do ensino de música nas escolas brasileiras.
Abstract: ABSTRACT This work deals with musical education through the teaching of sweet flute for young people of the Integral Teaching Center Prof.ª Joana Batista Santos Silva. In general, the text describes, historically, the construction of the flute instrument, its structural, mechanical and sound characteristics as well as the first initiatives of the instrument teaching in Brazil and indicates its applicability in the classroom. The flute was analyzed as a pedagogical instrument as well as peculiar characteristics such as its low cost, its simple handling and a repertoire that goes through several periods of the history of music which comes to potentialize the work of the musical educator with its students. Thus, for these and other aspects highlighted in the body of work, the flute is a viable possibility for the teaching of music and corresponds to a consistent work proposal for the Full Time Teaching Centers of the state public network of Maranhão. For this work to focus on musical learning through the collective teaching of flute in the school space, is based on the researches of Junior, Lorenzo and Tourinho (2009), Tourinho (2007); Cruvinel (2005), Galindo (2000) Oliveira (2011) and Taets (2012). The results of this initiative were weighted through participant observation, field diary and audiovisual record. In this way, we hope that this research will promote new perspectives for music education and also contribute to the democratization of music teaching in Brazilian schools.
Palavras-chave: Educação musical
Flauta doce
Centro de Ensino Integral
Ensino coletivo
Music education
Recorder
Center for Integral Education
Collective teaching
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: BOGÉA, Diego Ted Rodrigues. Uma doce melodia: uma proposta de educação musical através da flauta doce no Centro de Ensino Integral Professora Joana Batista Santos Silva em São Luís - Maranhão. 2018. 175f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2478
Data de defesa: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiegoTedBogéa.pdfDissertação de Mestrado11,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.