Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSÁ, Claudia Martins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2125590940269817por
dc.contributor.advisor1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.advisor-co1BEZERRA, José de Ribamar Mendes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5283557018212797por
dc.contributor.referee1ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee2COUTINHO, Vanja Maria Dominices-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee3FARIA, Maria da Graça dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255188189054410por
dc.date.accessioned2019-01-11T15:08:39Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.citationSÁ, Claudia Martins de. O fenômeno da variável da concordância verbal nas produções textuais dos alunos do ensino médio: uma intervenção sociolinguística. 2018. 172f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2477-
dc.description.resumoEsta pesquisa, intitulada ―O FENÔMENO DA VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA VERBAL NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: uma intervenção Sociolinguística‖, tem como objetivo geral sistematizar uma proposta didático-pedagógica para um ensino de gramática que considere a língua em uso. Inicialmente, analisamos como esse fenômeno gramatical se manifesta em 78 textos dissertativos-argumentativos escritos por alunos do 3o ano do Ensino Médio do CE Vinícius de Moraes, escola pública de São Luís/MA. A análise foi realizada segundo os princípios de William Labov (2008 [1972]) e Stella Maris Bortoni Ricardo (2004, 2005), trabalhando com o método empírico, de natureza aplicada a uma abordagem qualitativa e exploratória por meio da pesquisa-ação intervencionista. Nos textos foram diagnosticados desvios de concordância verbal em que o cancelamento da marca de número é condicionado por fatores de ordem estrutural. Dos elementos de caráter linguístico, mostram-se significativos a saliência fônica e a posição do sujeito em relação ao verbo. A partir dos resultados, elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades sobre concordância verbal, respaldadas nos princípios sociolinguísticos. Para encaminhamentos, diretrizes e sugestões sobre o ensino de gramática recorreu-se ao apoio de Franchi (2006), Vieira e Brandão (2011), Faraco (2008), Martins (2013) e Martins e Tavares (2013). Após aplicação das sequências didáticas sobre concordância verbal, os alunos confirmaram que se tornaram mais compreensíveis as relações de concordância, fato comprovado a partir das reescritas dos alunos, assim como pela reflexão realizada por eles durante as atividades desenvolvidas.por
dc.description.abstractIn this paper ―THE PHENOMENON OF THE VERBAL AGREEMENT VARIABLE IN TEXTUAL PRODUCTIONS OF STUDENTS OF MIDDLE SCHOOL: A Sociolinguistic intervention", has as main objective to systematize a didactic-pedagogical proposal for a grammar teaching that considers the language in use. First of all, we analyze how this grammatical phenomenon manifests itself in seventy-eight essayargumentative texts written by students of the 3rdgrade of high school CE Vinícius de Moraes, a public school inthe city of São Luís – Maranhão – Brazil. The analysis was performed according to the principles of William Labov (2008 [1972]) and Stella Maris Bortoni Ricardo (2004, 2005), working with the empirical method, applied to a qualitative and exploratory approach through interventionist action research. In the texts were diagnosed deviations of verbal agreement in which students do not properly use the third person plural, conditioned by structural factors. Of the elements of linguistic character, phonic salience and the position of the subject in relation to the verb are significant. From the results, we elaborate and apply a sequence of activities on verbal agreement, supported by sociolinguistic principles. For the referrals, guidelines and suggestions on grammar teaching, we used the support of Franchi (2006), Vieira and Brandão (2011), Faraco (2008), Martins (2013) and Martins and Tavares (2013). After applying the didactic sequences on verbal agreement, the students confirmed that the relations of agreement became more comprehensible, this fact was proven from the students' rewrites, as well as the reflection they carried out during the activities developed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-01-11T15:08:39Z No. of bitstreams: 2 ClaudiadeSá_produto.pdf: 19314291 bytes, checksum: 1f58d62ba60e44167fa5a1f1ce47d7d2 (MD5) ClaudiadeSá.pdf: 16534769 bytes, checksum: a654b2e0ff09e2116a5133d942c3e3e6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-11T15:08:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ClaudiadeSá_produto.pdf: 19314291 bytes, checksum: 1f58d62ba60e44167fa5a1f1ce47d7d2 (MD5) ClaudiadeSá.pdf: 16534769 bytes, checksum: a654b2e0ff09e2116a5133d942c3e3e6 (MD5) Previous issue date: 2018-07-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectSociolinguísticapor
dc.subjectVariaçãopor
dc.subjectConcordância Verbalpor
dc.subjectPortuguese Languageeng
dc.subjectSociolinguisticseng
dc.subjectVariationeng
dc.subjectVerbal agreementeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO fenômeno da variável da concordância verbal nas produções textuais dos alunos do ensino médio: uma intervenção sociolinguísticapor
dc.title.alternativeThe phenomenon of the variable of verbal agreement in the productions textbooks of high school students: a sociolinguistic interventioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaudiadeSá_produto.pdfProduto de Pesquisa do Mestrado18,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
ClaudiadeSá.pdfDissertação de Mestrado16,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.