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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2477
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O fenômeno da variável da concordância verbal nas produções textuais dos alunos do ensino médio: uma intervenção sociolinguística |
Título(s) alternativo(s): | The phenomenon of the variable of verbal agreement in the productions textbooks of high school students: a sociolinguistic intervention |
Autor: | SÁ, Claudia Martins de |
Primeiro orientador: | ARANHA, Marize Barros Rocha |
Primeiro coorientador: | BEZERRA, José de Ribamar Mendes |
Primeiro membro da banca: | ARANHA, Marize Barros Rocha |
Segundo membro da banca: | COUTINHO, Vanja Maria Dominices |
Terceiro membro da banca: | FARIA, Maria da Graça dos Santos |
Resumo: | Esta pesquisa, intitulada ―O FENÔMENO DA VARIÁVEL DA CONCORDÂNCIA VERBAL NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: uma intervenção Sociolinguística‖, tem como objetivo geral sistematizar uma proposta didático-pedagógica para um ensino de gramática que considere a língua em uso. Inicialmente, analisamos como esse fenômeno gramatical se manifesta em 78 textos dissertativos-argumentativos escritos por alunos do 3o ano do Ensino Médio do CE Vinícius de Moraes, escola pública de São Luís/MA. A análise foi realizada segundo os princípios de William Labov (2008 [1972]) e Stella Maris Bortoni Ricardo (2004, 2005), trabalhando com o método empírico, de natureza aplicada a uma abordagem qualitativa e exploratória por meio da pesquisa-ação intervencionista. Nos textos foram diagnosticados desvios de concordância verbal em que o cancelamento da marca de número é condicionado por fatores de ordem estrutural. Dos elementos de caráter linguístico, mostram-se significativos a saliência fônica e a posição do sujeito em relação ao verbo. A partir dos resultados, elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades sobre concordância verbal, respaldadas nos princípios sociolinguísticos. Para encaminhamentos, diretrizes e sugestões sobre o ensino de gramática recorreu-se ao apoio de Franchi (2006), Vieira e Brandão (2011), Faraco (2008), Martins (2013) e Martins e Tavares (2013). Após aplicação das sequências didáticas sobre concordância verbal, os alunos confirmaram que se tornaram mais compreensíveis as relações de concordância, fato comprovado a partir das reescritas dos alunos, assim como pela reflexão realizada por eles durante as atividades desenvolvidas. |
Abstract: | In this paper ―THE PHENOMENON OF THE VERBAL AGREEMENT VARIABLE IN TEXTUAL PRODUCTIONS OF STUDENTS OF MIDDLE SCHOOL: A Sociolinguistic intervention", has as main objective to systematize a didactic-pedagogical proposal for a grammar teaching that considers the language in use. First of all, we analyze how this grammatical phenomenon manifests itself in seventy-eight essayargumentative texts written by students of the 3rdgrade of high school CE Vinícius de Moraes, a public school inthe city of São Luís – Maranhão – Brazil. The analysis was performed according to the principles of William Labov (2008 [1972]) and Stella Maris Bortoni Ricardo (2004, 2005), working with the empirical method, applied to a qualitative and exploratory approach through interventionist action research. In the texts were diagnosed deviations of verbal agreement in which students do not properly use the third person plural, conditioned by structural factors. Of the elements of linguistic character, phonic salience and the position of the subject in relation to the verb are significant. From the results, we elaborate and apply a sequence of activities on verbal agreement, supported by sociolinguistic principles. For the referrals, guidelines and suggestions on grammar teaching, we used the support of Franchi (2006), Vieira and Brandão (2011), Faraco (2008), Martins (2013) and Martins and Tavares (2013). After applying the didactic sequences on verbal agreement, the students confirmed that the relations of agreement became more comprehensible, this fact was proven from the students' rewrites, as well as the reflection they carried out during the activities developed. |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa Sociolinguística Variação Concordância Verbal Portuguese Language Sociolinguistics Variation Verbal agreement |
Área(s) do CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | SÁ, Claudia Martins de. O fenômeno da variável da concordância verbal nas produções textuais dos alunos do ensino médio: uma intervenção sociolinguística. 2018. 172f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2477 |
Data de defesa: | 26-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ClaudiadeSá_produto.pdf | Produto de Pesquisa do Mestrado | 18,86 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
ClaudiadeSá.pdf | Dissertação de Mestrado | 16,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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