Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorROCHA, Luis Félix de Barros Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7771406960723773por
dc.contributor.advisor1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee2VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee3CRUZ, Marileia dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265625064123652por
dc.date.accessioned2019-01-10T14:08:41Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationROCHA, Luis Félix de Barros Vieira. O ensino de artes visuais no contexto da lei n° 10.639/2003 e o referencial curricular de arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC/MA): Um estudo no Centro de Ensino Governador Archer. 2018. 340f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2475-
dc.description.resumoA presente dissertação trata sobre o Ensino de Arte Visuais no contexto do Referencial Curricular de Arte proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Maranhão e da Lei nº 10.639/2003 no Centro de Ensino Governador Archer. O objetivo geral do estudo foi construir um site didático-pedagógico sobre de Artes Visuais no contexto dos Referenciais Curriculares de Arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão e da Lei nº 10.639/2003. As principais fontes bibliográficas que sustentaram a pesquisa foram: Bacarin (2005), Barbosa (1978), Osinski (1998), Pacheco (2007), Subtil (2011), dentre outras. A pesquisa inicia descrevendo uma retrospectiva histórica do ensino de Arte no Brasil a partir do século XVI com a influência dos jesuítas até o século XX, o qual aponta as transformações curriculares do ensino de Arte por meio da aprovação do Parecer nº 22/2005 e da Lei n° 13.278/2016. Em continuidade, foi feita uma seção que discorreu acerca da Lei n° 10.639/2003 e o Referencial Curricular de Arte elaborado pela Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC/MA). A referida seção foi desdobrada em quatro subseções que trataram sobre: A Lei n° 10.639/2003; O Parecer nº 03/2004; A Resolução nº 01/2004 e o Referencial Curricular de Arte da SEDUC/MA. A seção seguinte descreveu sobre a pesquisa empírica. Descrevemos sobre o cenário da pesquisa (local pesquisado); a metodologia da pesquisa; as análises e interpretações dos dados; o produto da pesquisa que foi descrito por meio da proposta de intervenção no local pesquisado. A pesquisa foi um estudo de caso instrumental com base em Robert Stake. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação que durou quatro meses; a entrevista, a qual foi dirigida ao gestor, a coordenadora pedagogia e duas professoras de Arte; questionário que foi aplicado aos discentes em quatro turmas do 8º ano, do turno vespertino. Foi feita uma amostra de 23%. Além do site didático-pedagógico, foi feito um manual dos principais conteúdos do citado site, enquanto um material físico para os docentes. A pesquisa concluiu que a escola pesquisada necessita de formações continuadas de artes visuais no contexto do ensino da história e cultura afrobrasileira e africana, conforme prescreve a Lei nº 10.639/2003 e o Referencial Curricular de Arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão.por
dc.description.abstractThis dissertation deals with Visual Art Teaching in the context of the Curriculum Frameworks proposed by the State Department of Education of Maranhão and Law 10.639/2003 in the Governador Archer Education Center. The general objective of the study was to build a didactic-pedagogical website about Visual Arts in the context of the Curriculum Frameworks of the State Department of Education of Maranhão and Law 10.639/2003. The main bibliographic sources that supported the research were: Bacarin (2005), Barbosa (1978), Osinski (1998), Pacheco (2007), Subtil (2011), among others. The research begins by describing a historical retrospective of the teaching of Art in Brazil from the sixteenth century with the influence of the Jesuits until the twentieth century, which points out the curricular transformations of Art teaching through the approval of Opinion n°. 22/2005 and Law n° 13,278 / 2016. In continuity, a section was made that discussed Law No. 10,639 / 2003 and the Curricular Framework of Art prepared by the State Department of Education of Maranhão (SEDUC/MA). This section was divided into four subsections dealing with: Law 10.639 / 03; The Opinion nº 03/2004; Resolution nº 01/2004 and the SEDUC/MA Curricular Art Curriculum. The following section described about empirical research. We describe the research scenario (site searched); the research methodology; analysis and interpretation of data; the product of the research that was described through the proposal of intervention in the researched place. The research was an instrumental case study based on Robert Stake. The instruments of data collection used were the observation that lasted four months; the interview, which was addressed to the manager, the pedagogy coordinator and two art teachers; questionnaire that was applied to the students in four classes of the 8th grade, of the afternoon shift. A 23% sample was taken. In addition to the didactic-pedagogical site, a manual of the main contents of the mentioned site was made, as a physical material for the teachers. The research concluded that the researched school needs continuous formations of visual arts in the context of the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture, as prescribed by Law 10.639 / 03 and the Curriculum Framework of Art of the State Depeng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-01-10T14:08:41Z No. of bitstreams: 1 LuísFélixRocha.pdf: 15718278 bytes, checksum: 6cfb8ef98e09bedf8ce550ab6c6bc5cc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-10T14:08:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuísFélixRocha.pdf: 15718278 bytes, checksum: 6cfb8ef98e09bedf8ce550ab6c6bc5cc (MD5) Previous issue date: 2018-07-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtes Visuaispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLei n° 10.639/2003por
dc.subjectReferencial Curricular de Artepor
dc.subjectVisual Artseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLaw n°10.639 / 03eng
dc.subjectCurricular Reference of Arteng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleO ensino de artes visuais no contexto da lei n° 10.639/2003 e o referencial curricular de arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC/MA): Um estudo no Centro de Ensino Governador Archerpor
dc.title.alternativeThe teaching of visual arts in the context of Law 10.639 / 2003 and the curricular reference of art of the State Department of Education of Maranhão (SEDUC / MA): A study in the Center of Education Governor Archereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuísFélixRocha.pdfDissertação de Mestrado15,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.