Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2475
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de artes visuais no contexto da lei n° 10.639/2003 e o referencial curricular de arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC/MA): Um estudo no Centro de Ensino Governador Archer
Título(s) alternativo(s): The teaching of visual arts in the context of Law 10.639 / 2003 and the curricular reference of art of the State Department of Education of Maranhão (SEDUC / MA): A study in the Center of Education Governor Archer
Autor: ROCHA, Luis Félix de Barros Vieira 
Primeiro orientador: NUNES, Antonio de Assis Cruz
Primeiro membro da banca: NUNES, Antonio de Assis Cruz
Segundo membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Terceiro membro da banca: CRUZ, Marileia dos Santos
Resumo: A presente dissertação trata sobre o Ensino de Arte Visuais no contexto do Referencial Curricular de Arte proposto pela Secretaria Estadual de Educação do Maranhão e da Lei nº 10.639/2003 no Centro de Ensino Governador Archer. O objetivo geral do estudo foi construir um site didático-pedagógico sobre de Artes Visuais no contexto dos Referenciais Curriculares de Arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão e da Lei nº 10.639/2003. As principais fontes bibliográficas que sustentaram a pesquisa foram: Bacarin (2005), Barbosa (1978), Osinski (1998), Pacheco (2007), Subtil (2011), dentre outras. A pesquisa inicia descrevendo uma retrospectiva histórica do ensino de Arte no Brasil a partir do século XVI com a influência dos jesuítas até o século XX, o qual aponta as transformações curriculares do ensino de Arte por meio da aprovação do Parecer nº 22/2005 e da Lei n° 13.278/2016. Em continuidade, foi feita uma seção que discorreu acerca da Lei n° 10.639/2003 e o Referencial Curricular de Arte elaborado pela Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC/MA). A referida seção foi desdobrada em quatro subseções que trataram sobre: A Lei n° 10.639/2003; O Parecer nº 03/2004; A Resolução nº 01/2004 e o Referencial Curricular de Arte da SEDUC/MA. A seção seguinte descreveu sobre a pesquisa empírica. Descrevemos sobre o cenário da pesquisa (local pesquisado); a metodologia da pesquisa; as análises e interpretações dos dados; o produto da pesquisa que foi descrito por meio da proposta de intervenção no local pesquisado. A pesquisa foi um estudo de caso instrumental com base em Robert Stake. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação que durou quatro meses; a entrevista, a qual foi dirigida ao gestor, a coordenadora pedagogia e duas professoras de Arte; questionário que foi aplicado aos discentes em quatro turmas do 8º ano, do turno vespertino. Foi feita uma amostra de 23%. Além do site didático-pedagógico, foi feito um manual dos principais conteúdos do citado site, enquanto um material físico para os docentes. A pesquisa concluiu que a escola pesquisada necessita de formações continuadas de artes visuais no contexto do ensino da história e cultura afrobrasileira e africana, conforme prescreve a Lei nº 10.639/2003 e o Referencial Curricular de Arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão.
Abstract: This dissertation deals with Visual Art Teaching in the context of the Curriculum Frameworks proposed by the State Department of Education of Maranhão and Law 10.639/2003 in the Governador Archer Education Center. The general objective of the study was to build a didactic-pedagogical website about Visual Arts in the context of the Curriculum Frameworks of the State Department of Education of Maranhão and Law 10.639/2003. The main bibliographic sources that supported the research were: Bacarin (2005), Barbosa (1978), Osinski (1998), Pacheco (2007), Subtil (2011), among others. The research begins by describing a historical retrospective of the teaching of Art in Brazil from the sixteenth century with the influence of the Jesuits until the twentieth century, which points out the curricular transformations of Art teaching through the approval of Opinion n°. 22/2005 and Law n° 13,278 / 2016. In continuity, a section was made that discussed Law No. 10,639 / 2003 and the Curricular Framework of Art prepared by the State Department of Education of Maranhão (SEDUC/MA). This section was divided into four subsections dealing with: Law 10.639 / 03; The Opinion nº 03/2004; Resolution nº 01/2004 and the SEDUC/MA Curricular Art Curriculum. The following section described about empirical research. We describe the research scenario (site searched); the research methodology; analysis and interpretation of data; the product of the research that was described through the proposal of intervention in the researched place. The research was an instrumental case study based on Robert Stake. The instruments of data collection used were the observation that lasted four months; the interview, which was addressed to the manager, the pedagogy coordinator and two art teachers; questionnaire that was applied to the students in four classes of the 8th grade, of the afternoon shift. A 23% sample was taken. In addition to the didactic-pedagogical site, a manual of the main contents of the mentioned site was made, as a physical material for the teachers. The research concluded that the researched school needs continuous formations of visual arts in the context of the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture, as prescribed by Law 10.639 / 03 and the Curriculum Framework of Art of the State Dep
Palavras-chave: Artes Visuais
Ensino
Lei n° 10.639/2003
Referencial Curricular de Arte
Visual Arts
Teaching
Law n°10.639 / 03
Curricular Reference of Art
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Currículo
Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: ROCHA, Luis Félix de Barros Vieira. O ensino de artes visuais no contexto da lei n° 10.639/2003 e o referencial curricular de arte da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC/MA): Um estudo no Centro de Ensino Governador Archer. 2018. 340f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2475
Data de defesa: 4-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuísFélixRocha.pdfDissertação de Mestrado15,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.