Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Joemilia Maria Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3508816592824126por
dc.contributor.advisor1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee2BRANDÃO, Raimundo José Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910896410830499por
dc.contributor.referee3COUTINHO, Vanja Maria Dominices-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.date.accessioned2019-01-10T13:18:25Z-
dc.date.issued2018-07-05-
dc.identifier.citationALMEIDA, Joemilia Maria Pinheiro. Proporcionalidade na educação básica: Investigando as possíveis conexões com outros ramos da Matemática, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2018. 106f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2474-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou abordar o ensino e a aprendizagem do conteúdo proporcionalidade, envolvendo conexões com outros ramos da Matemática e outras áreas do conhecimento, com aporte na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com oito professores e seus alunos, de uma escola pública estadual na cidade de São Luís – MA. Para a obtenção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: questionário, observação participante, entrevista e atividades envolvendo conteúdos que faziam conexões com a proporcionalidade. Durante nossas observações, percebemos que a maioria dos professores, em suas aulas, não davam o enfoque necessário aos tipos de relações existentes entre conteúdos matemáticos e de outras áreas do saber. As atividades foram aplicadas pelos professores participantes desta pesquisa, aos seus alunos, com a supervisão da pesquisadora. Vimos em nosso trabalho, realizado por meio dos Registros de Representação Semiótica que adotamos para o desenvolvimento das atividades, que os alunos não estavam familiarizados com essa abordagem no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram que os professores perceberam que é possível ensinar os conteúdos de proporcionalidade fazendo conexões com outros ramos da Matemática e com áreas do conhecimento. Constatamos, também, efeitos positivos e específicos nas estratégias utilizadas pelos estudantes quanto à resolução das atividades propostas. Por fim, foram também excelentes as mediações desenvolvidas com os professores a respeito do uso dessa teoria no ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractThe present work sought to address the teaching and learning of content proportionality, involving connections with other branches of Mathematics and other areas of knowledge, with contribution in the Theory of Semiotic Representation Registers. It is a qualitative research carried out with eight teachers and their students, of a state public school in the city of São Luís - MA. To obtain the data, the following methodological instruments were used: questionnaire, participant observation, interview and activities involving contents that made connections with proportionality. During our observations, we realized that most teachers in their classes did not give the necessary focus to the types of relationships between mathematical content and other areas of knowledge. The activities were applied by the teachers participating in this research, to their students, with the supervision of the researcher. We saw in our work, carried out through the Semiotic Representation Registers that we adopted for the development of activities, that the students were not familiar with this approach in the learning process. The results revealed that the teachers realized that it is possible to teach proportionality contents by making connections with other branches of Mathematics and with areas of knowledge. We also found positive and specific effects on the strategies used by students to solve the proposed activities. Finally, the mediations developed with teachers regarding the use of this theory in teaching and learning were also excellent.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-01-10T13:18:25Z No. of bitstreams: 1 JoemiliaAlmeida.pdf: 1463203 bytes, checksum: adc964892e8800ef5e7e9ff46e734467 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-10T13:18:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoemiliaAlmeida.pdf: 1463203 bytes, checksum: adc964892e8800ef5e7e9ff46e734467 (MD5) Previous issue date: 2018-07-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações entre conteúdopor
dc.subjectRegistros de representação semiótica.por
dc.subjectEnsino de proporcionalidadepor
dc.subjectRelationship between contenteng
dc.subjectRegisters of semiotic representationeng
dc.subjectProportionality teachingeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleProporcionalidade na educação básica: Investigando as possíveis conexões com outros ramos da Matemática, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semióticapor
dc.title.alternativeProportionality in basic education: Investigating possible connections with other branches of mathematics, in the light of the Theory of Semiotic Representationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoemiliaAlmeida.pdfDissertação de Mestrado1,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.