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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2474
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Proporcionalidade na educação básica: Investigando as possíveis conexões com outros ramos da Matemática, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica |
Título(s) alternativo(s): | Proportionality in basic education: Investigating possible connections with other branches of mathematics, in the light of the Theory of Semiotic Representation |
Autor: | ALMEIDA, Joemilia Maria Pinheiro |
Primeiro orientador: | NERES, Raimundo Luna |
Primeiro membro da banca: | NERES, Raimundo Luna |
Segundo membro da banca: | BRANDÃO, Raimundo José Barbosa |
Terceiro membro da banca: | COUTINHO, Vanja Maria Dominices |
Resumo: | O presente trabalho buscou abordar o ensino e a aprendizagem do conteúdo proporcionalidade, envolvendo conexões com outros ramos da Matemática e outras áreas do conhecimento, com aporte na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com oito professores e seus alunos, de uma escola pública estadual na cidade de São Luís – MA. Para a obtenção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: questionário, observação participante, entrevista e atividades envolvendo conteúdos que faziam conexões com a proporcionalidade. Durante nossas observações, percebemos que a maioria dos professores, em suas aulas, não davam o enfoque necessário aos tipos de relações existentes entre conteúdos matemáticos e de outras áreas do saber. As atividades foram aplicadas pelos professores participantes desta pesquisa, aos seus alunos, com a supervisão da pesquisadora. Vimos em nosso trabalho, realizado por meio dos Registros de Representação Semiótica que adotamos para o desenvolvimento das atividades, que os alunos não estavam familiarizados com essa abordagem no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram que os professores perceberam que é possível ensinar os conteúdos de proporcionalidade fazendo conexões com outros ramos da Matemática e com áreas do conhecimento. Constatamos, também, efeitos positivos e específicos nas estratégias utilizadas pelos estudantes quanto à resolução das atividades propostas. Por fim, foram também excelentes as mediações desenvolvidas com os professores a respeito do uso dessa teoria no ensino e aprendizagem. |
Abstract: | The present work sought to address the teaching and learning of content proportionality, involving connections with other branches of Mathematics and other areas of knowledge, with contribution in the Theory of Semiotic Representation Registers. It is a qualitative research carried out with eight teachers and their students, of a state public school in the city of São Luís - MA. To obtain the data, the following methodological instruments were used: questionnaire, participant observation, interview and activities involving contents that made connections with proportionality. During our observations, we realized that most teachers in their classes did not give the necessary focus to the types of relationships between mathematical content and other areas of knowledge. The activities were applied by the teachers participating in this research, to their students, with the supervision of the researcher. We saw in our work, carried out through the Semiotic Representation Registers that we adopted for the development of activities, that the students were not familiar with this approach in the learning process. The results revealed that the teachers realized that it is possible to teach proportionality contents by making connections with other branches of Mathematics and with areas of knowledge. We also found positive and specific effects on the strategies used by students to solve the proposed activities. Finally, the mediations developed with teachers regarding the use of this theory in teaching and learning were also excellent. |
Palavras-chave: | Relações entre conteúdo Registros de representação semiótica. Ensino de proporcionalidade Relationship between content Registers of semiotic representation Proportionality teaching |
Área(s) do CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | ALMEIDA, Joemilia Maria Pinheiro. Proporcionalidade na educação básica: Investigando as possíveis conexões com outros ramos da Matemática, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2018. 106f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2474 |
Data de defesa: | 5-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JoemiliaAlmeida.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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