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Tipo do documento: Dissertação
Título: Proporcionalidade na educação básica: Investigando as possíveis conexões com outros ramos da Matemática, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Título(s) alternativo(s): Proportionality in basic education: Investigating possible connections with other branches of mathematics, in the light of the Theory of Semiotic Representation
Autor: ALMEIDA, Joemilia Maria Pinheiro 
Primeiro orientador: NERES, Raimundo Luna
Primeiro membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Segundo membro da banca: BRANDÃO, Raimundo José Barbosa
Terceiro membro da banca: COUTINHO, Vanja Maria Dominices
Resumo: O presente trabalho buscou abordar o ensino e a aprendizagem do conteúdo proporcionalidade, envolvendo conexões com outros ramos da Matemática e outras áreas do conhecimento, com aporte na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com oito professores e seus alunos, de uma escola pública estadual na cidade de São Luís – MA. Para a obtenção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: questionário, observação participante, entrevista e atividades envolvendo conteúdos que faziam conexões com a proporcionalidade. Durante nossas observações, percebemos que a maioria dos professores, em suas aulas, não davam o enfoque necessário aos tipos de relações existentes entre conteúdos matemáticos e de outras áreas do saber. As atividades foram aplicadas pelos professores participantes desta pesquisa, aos seus alunos, com a supervisão da pesquisadora. Vimos em nosso trabalho, realizado por meio dos Registros de Representação Semiótica que adotamos para o desenvolvimento das atividades, que os alunos não estavam familiarizados com essa abordagem no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram que os professores perceberam que é possível ensinar os conteúdos de proporcionalidade fazendo conexões com outros ramos da Matemática e com áreas do conhecimento. Constatamos, também, efeitos positivos e específicos nas estratégias utilizadas pelos estudantes quanto à resolução das atividades propostas. Por fim, foram também excelentes as mediações desenvolvidas com os professores a respeito do uso dessa teoria no ensino e aprendizagem.
Abstract: The present work sought to address the teaching and learning of content proportionality, involving connections with other branches of Mathematics and other areas of knowledge, with contribution in the Theory of Semiotic Representation Registers. It is a qualitative research carried out with eight teachers and their students, of a state public school in the city of São Luís - MA. To obtain the data, the following methodological instruments were used: questionnaire, participant observation, interview and activities involving contents that made connections with proportionality. During our observations, we realized that most teachers in their classes did not give the necessary focus to the types of relationships between mathematical content and other areas of knowledge. The activities were applied by the teachers participating in this research, to their students, with the supervision of the researcher. We saw in our work, carried out through the Semiotic Representation Registers that we adopted for the development of activities, that the students were not familiar with this approach in the learning process. The results revealed that the teachers realized that it is possible to teach proportionality contents by making connections with other branches of Mathematics and with areas of knowledge. We also found positive and specific effects on the strategies used by students to solve the proposed activities. Finally, the mediations developed with teachers regarding the use of this theory in teaching and learning were also excellent.
Palavras-chave: Relações entre conteúdo
Registros de representação semiótica.
Ensino de proporcionalidade
Relationship between content
Registers of semiotic representation
Proportionality teaching
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: ALMEIDA, Joemilia Maria Pinheiro. Proporcionalidade na educação básica: Investigando as possíveis conexões com outros ramos da Matemática, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. 2018. 106f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2474
Data de defesa: 5-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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