Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVASCONCELOS, Renata Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3991236790451751por
dc.contributor.advisor1ROCHA, Viviane Moura da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3891904380121711por
dc.contributor.referee1ROCHA, Viviane Moura da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3891904380121711por
dc.contributor.referee2BRASIL, Marcus Ramusyo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772709289246483por
dc.contributor.referee3NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.date.accessioned2019-01-07T14:11:58Z-
dc.date.issued2018-07-06-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Renata Silva de. Artes visuais contemporâneas: ensino e aprendizagem nos cursos técnicos nível médio no IFMA - Campus Centro Histórico. 2018. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2472-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o resultado da pesquisa feita durante o mestrado profissional em artes, com o intuito de desenvolver uma proposta metodológica para o ensino das artes visuais, que possibilite as vivências em Arte Contemporânea para discentes da educação profissional a nível médio em Artes Visuais, com o objetivo de levantar potencialidades que articulem as artes visuais e a formação profissional. Primeiramente realizo a observação do próprio lócus da pesquisa o IFMA Campus São Luís Centro Histórico para promover a vivência dos alunos quanto a produção, conhecimento, e apreciação da arte contemporânea, aproximando esta arte da formação profissional, agregando maior qualidade a formação técnica em Artes Visuais. Para tanto utilizo a sensação de pertencimento ao bairro histórico da Praia Grande aonde localiza-se o Campus assim como os referenciais artísticos internacionais (OakOak), nacionais (Kobra) e locais (Rosilan Garrido) para exemplificar nas artes visuais produção de artistas que tem a cidade como musa inspiradora. A intervenção pedagógica desenvolvida com os alunos foi realizada utilizando a técnica do stêncil e atividade de criação a partir da reflexão do cotidiano no bairro. Em seguida apresento o desenvolvimento do ensino das artes visuais moderna e contemporânea, partindo de um breve histórico destes dois períodos artísticos, tendo como principais referenciais teóricos Anne Cauquelin, Ana Mae Barbosa e Mário Perniola. Apresentamos recortes pontuais e de grande relevância em ambos os movimentos, considerando os avanços significativos que a arte educação alcançou nos últimos cem anos no Brasil, até a compreensão do ensino de arte contemporânea. No último capítulo foi feito o levantamento das bases legais brasileiras que legitimam o ensino das artes como: a Constituição Brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases, as Diretrizes Curriculares Nacionais (ainda na fase de aguardo da divulgação após a reformulação do novo ensino médio), os Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como os documentos da instituição. Dando ênfase as artes visuais através de uma breve análise destes referenciais que para uma melhor compreensão foram organizados de maneira hierárquica no que se refere a sua abrangência e importância nacional. A partir deste levantamento foi possível compreender a noção de trabalho aliado a educação. Por fim pudemos analisar as artes visuais e todo o seu potencial educativo inclusive enquanto área profissional, e as possibilidades de trabalho com as artes visuais contemporâneas a partir de temáticas sociais encontradas no cotidiano.por
dc.description.abstractThis dissertation presents the results of the research done during the professional master 's degree in arts with the purpose of developing a methodological proposal for the teaching of the visual arts that allows the experiences in Contemporary Art for students of professional education at the secondary level in Visual Arts, with the objective to bring together the visual arts and vocational training. First of all, the IFMA Campus São Luís Centro Histórico was created to promote the students' experience in the production, knowledge and appreciation of contemporary art, bringing this art closer to professional training by adding a higher quality of technical training in Visual Arts. For that, I use the sense of belonging to the historic neighborhood of Praia Grande, where the Campus is located, as well as the international artistic references (OakOak), national (Kobra) and local (Rosilan Garrido) to exemplify in the visual arts production of artists who have the city as an inspiring muse. The pedagogical intervention developed with the students was carried out using the stencil technique and creation activity based on daily reflection in the neighborhood. Then I present the development of modern and contemporary visual arts teaching, starting with a brief history of these two artistic periods, with the main theoretical references being Anne Cauquelin, Ana Mae Barbosa and Mário Perniola. We present punctual and highly relevant clippings in both movements, considering the significant advances that art education has achieved in the last one hundred years in Brazil, to the understanding of the teaching of contemporary art. In the last chapter, a survey was made of the Brazilian legal bases that legitimize the teaching of the arts, such as the Brazilian Constitution, the Law of Guidelines and Bases, the National Curricular Guidelines (still in the phase of awaiting the announcement after the reformulation of the new high school) , the National Curricular Parameters, as well as the institution's documents. Emphasizing the visual arts through a brief analysis of these references that for a better understanding were organized hierarchically in terms of their national importance and scope. From this survey it was possible to understand the notion of work together with education. Finally, we were able to analyze the visual arts and all their educational potential, including as a professional area, and the possibilities of working with the contemporary visual arts based on the social themes found in everyday life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2019-01-07T14:11:58Z No. of bitstreams: 1 RenataSilvadeVasconcelos.pdf: 4811650 bytes, checksum: c0a5391581de85a675a5ba060325a25b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-07T14:11:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RenataSilvadeVasconcelos.pdf: 4811650 bytes, checksum: c0a5391581de85a675a5ba060325a25b (MD5) Previous issue date: 2018-07-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtes Visuais Contemporâneapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectVisual Arts Contemporarypor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleArtes visuais contemporâneas: ensino e aprendizagem nos cursos técnicos nível médio no IFMA - Campus Centro Históricopor
dc.title.alternativeContemporary visual arts: teaching and learning in the courses Technicians at IFMA - Centro Histórico Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenataSilvadeVasconcelos.pdf6,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.