Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2472
Tipo do documento: Dissertação
Título: Artes visuais contemporâneas: ensino e aprendizagem nos cursos técnicos nível médio no IFMA - Campus Centro Histórico
Título(s) alternativo(s): Contemporary visual arts: teaching and learning in the courses Technicians at IFMA - Centro Histórico Campus
Autor: VASCONCELOS, Renata Silva de 
Primeiro orientador: ROCHA, Viviane Moura da
Primeiro membro da banca: ROCHA, Viviane Moura da
Segundo membro da banca: BRASIL, Marcus Ramusyo
Terceiro membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Resumo: Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa feita durante o mestrado profissional em artes, com o intuito de desenvolver uma proposta metodológica para o ensino das artes visuais, que possibilite as vivências em Arte Contemporânea para discentes da educação profissional a nível médio em Artes Visuais, com o objetivo de levantar potencialidades que articulem as artes visuais e a formação profissional. Primeiramente realizo a observação do próprio lócus da pesquisa o IFMA Campus São Luís Centro Histórico para promover a vivência dos alunos quanto a produção, conhecimento, e apreciação da arte contemporânea, aproximando esta arte da formação profissional, agregando maior qualidade a formação técnica em Artes Visuais. Para tanto utilizo a sensação de pertencimento ao bairro histórico da Praia Grande aonde localiza-se o Campus assim como os referenciais artísticos internacionais (OakOak), nacionais (Kobra) e locais (Rosilan Garrido) para exemplificar nas artes visuais produção de artistas que tem a cidade como musa inspiradora. A intervenção pedagógica desenvolvida com os alunos foi realizada utilizando a técnica do stêncil e atividade de criação a partir da reflexão do cotidiano no bairro. Em seguida apresento o desenvolvimento do ensino das artes visuais moderna e contemporânea, partindo de um breve histórico destes dois períodos artísticos, tendo como principais referenciais teóricos Anne Cauquelin, Ana Mae Barbosa e Mário Perniola. Apresentamos recortes pontuais e de grande relevância em ambos os movimentos, considerando os avanços significativos que a arte educação alcançou nos últimos cem anos no Brasil, até a compreensão do ensino de arte contemporânea. No último capítulo foi feito o levantamento das bases legais brasileiras que legitimam o ensino das artes como: a Constituição Brasileira, a Lei de Diretrizes e Bases, as Diretrizes Curriculares Nacionais (ainda na fase de aguardo da divulgação após a reformulação do novo ensino médio), os Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como os documentos da instituição. Dando ênfase as artes visuais através de uma breve análise destes referenciais que para uma melhor compreensão foram organizados de maneira hierárquica no que se refere a sua abrangência e importância nacional. A partir deste levantamento foi possível compreender a noção de trabalho aliado a educação. Por fim pudemos analisar as artes visuais e todo o seu potencial educativo inclusive enquanto área profissional, e as possibilidades de trabalho com as artes visuais contemporâneas a partir de temáticas sociais encontradas no cotidiano.
Abstract: This dissertation presents the results of the research done during the professional master 's degree in arts with the purpose of developing a methodological proposal for the teaching of the visual arts that allows the experiences in Contemporary Art for students of professional education at the secondary level in Visual Arts, with the objective to bring together the visual arts and vocational training. First of all, the IFMA Campus São Luís Centro Histórico was created to promote the students' experience in the production, knowledge and appreciation of contemporary art, bringing this art closer to professional training by adding a higher quality of technical training in Visual Arts. For that, I use the sense of belonging to the historic neighborhood of Praia Grande, where the Campus is located, as well as the international artistic references (OakOak), national (Kobra) and local (Rosilan Garrido) to exemplify in the visual arts production of artists who have the city as an inspiring muse. The pedagogical intervention developed with the students was carried out using the stencil technique and creation activity based on daily reflection in the neighborhood. Then I present the development of modern and contemporary visual arts teaching, starting with a brief history of these two artistic periods, with the main theoretical references being Anne Cauquelin, Ana Mae Barbosa and Mário Perniola. We present punctual and highly relevant clippings in both movements, considering the significant advances that art education has achieved in the last one hundred years in Brazil, to the understanding of the teaching of contemporary art. In the last chapter, a survey was made of the Brazilian legal bases that legitimize the teaching of the arts, such as the Brazilian Constitution, the Law of Guidelines and Bases, the National Curricular Guidelines (still in the phase of awaiting the announcement after the reformulation of the new high school) , the National Curricular Parameters, as well as the institution's documents. Emphasizing the visual arts through a brief analysis of these references that for a better understanding were organized hierarchically in terms of their national importance and scope. From this survey it was possible to understand the notion of work together with education. Finally, we were able to analyze the visual arts and all their educational potential, including as a professional area, and the possibilities of working with the contemporary visual arts based on the social themes found in everyday life.
Palavras-chave: Artes Visuais Contemporânea
Ensino
Aprendizagem
Educação Profissional
Visual Arts Contemporary
Teaching
Learning
Professional Education
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: VASCONCELOS, Renata Silva de. Artes visuais contemporâneas: ensino e aprendizagem nos cursos técnicos nível médio no IFMA - Campus Centro Histórico. 2018. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2472
Data de defesa: 6-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenataSilvadeVasconcelos.pdf6,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.