Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/247
Tipo do documento: Dissertação
Título: IMAGENS DA INFÂNCIA NA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA: o lugar da criança no imaginário de professores
Autor: Fonteles, Lia Silva 
Primeiro orientador: BARROS, João de Deus Vieira
Primeiro membro da banca: Silva, Marilete Geralda da
Segundo membro da banca: Moraes, Lélia Cristina Silveira de
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo compreensivo acerca do imaginário de professoras sobre a infância em uma escola de educação infantil pública de São Luís/MA. Para isso, buscou verificar as imagens presentes nas narrativas, desenhos, relatos sobre a infância, e em outras manifestações das professoras; compreender a infância revelada por essas imagens; e analisar o que elas apontam acerca do lugar reservado a essa fase da vida para o grupo pesquisado. O caminho trilhado para essa tessitura se deu pela fenomenologia compreensiva, com base na hermenêutica, tendo como principal aporte teórico a antropologia do imaginário de Gilbert Durand (1993; 2002; 2010) e o apoio de discussões acerca de áreas específicas das ciências humanas: Sociologia da Infância, Antropologia da Criança, Psicologia do desenvolvimento e Pedagogia, realizando uma convergência entre tais teorias para a compreensão do objeto pesquisado. As imagens foram coletadas a partir da aplicação de questionário, da realização de uma entrevista, da representação da infância através de imagens plásticas e da narrativa sobre tais imagens. Foram sujeitos dessa pesquisa 6 (seis) professoras de uma escola municipal da referida cidade. Verificamos que no imaginário do grupo pesquisado aparecem elementos que revelam um equilíbrio no que se refere à representação simbólica da infância, porém, em termos gerais, constatamos a existência de uma tendência maior à representação diurna, com uma valorização antagônica da criança. A compreensão das imagens revelou atitudes das professoras perante a criança no contexto social, apontando um lugar simbólico para a infância no imaginário do grupo.
Abstract: This research develops a comprehensive study about teachers imaginary of children in a public kindergarten school in São Luís / MA. For this, seeks to check the images present in the narratives, drawings, reports of childhood, and other manifestations of the teachers; understand childhood revealed by these images and to analyze what they suggest about the place reserved for this phase of life for researched group. The path taken to that weaving is given by comprehensive phenomenology, based on hermeneutics, the main theoretical is Gilbert Durand´s (1993, 2002, 2010) anthropology of the imaginary and support discussions on specific areas of the human sciences: Childhood Sociology, Anthropology of Children, Developmental Psychology and Pedagogy, performing a convergence of these theories to the understanding of the researched object. Images were collected from the questionnaires, conducting an interview, the representation of childhood through plastic images and narrative on such images. The subjects of this research were six (6) teachers at a public school of that city. We found that in the group studied appear imaginary elements that reveal a balance with regard to the symbolic representation of childhood, but in general, we find that there is a greater tendency to a daytime representation, with an antagonistic appreciation of child. The understanding of the images revealed attitudes of teachers towards the child in the social context, pointing a symbolic place for childhood in the imaginary of the group.
Palavras-chave: Imaginário
Infância
Imagem
Imaginary
Childhood
Image
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: FONTELES, Lia Silva. IMAGENS DA INFÂNCIA NA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS/MA: o lugar da criança no imaginário de professores. 2013. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/247
Data de defesa: 27-Jun-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Lia Fonteles.pdf2,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.