Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaixão, Maria do Socorro Estrelapt_BR
dc.contributor.advisor1MOTTA, Diomar das Graçaspt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:36Z-
dc.date.available2007-09-03pt_BR
dc.date.issued2006-01-18pt_BR
dc.identifier.citationPAIXÃO, Maria do Socorro Estrela. CONTINUED FORMATION OF COORDINATORS AND PEDAGOGICAL COORDINATORS OF THE CITY DEPARTMENT OF LUÍS- MA EDUCATION.. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/246-
dc.description.resumoAnálise da formação continuada de coordenadoras e de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA- SEMED - no período de 2002 a 2004, que tinha como proposta básica situações de letramento. Para a realização deste estudo foram utilizadas, como indicadores de análises, as representações de sujeitos envolvidos no processo formativo. As representações foram identificadas através de Memoriais de formação, construídos por coordenadoras e coordenadores pedagógicos, selecionados aleatoriamente, para amostra. Além destas representações, buscamos desvelar as representações presentes nos textos editados pela SEMED e nos discursos de sujeitos responsáveis pelo planejamento, implementação e avaliação da proposta de formação continuada. As representações, ao serem confrontadas, identificaram os possíveis paradigmas que caracterizam e fundamentam a formação continuada investigada. Neste estudo sócio-pedagógico contamos com o apoio de Moscovici, Bourdieu, Piaget e Chartier, no campo internacional e com Pereira, Bianchetti, Magda Soares, Farias e Cardoso, no campo nacional, ao lado da documentação produto da formação continuada. Nossa opção investigativa de abordagem qualitativa se processou como um estudo de caso de observação, dialogando com a produção teórica pertinente às categorias eleitas.por
dc.description.abstractAnalysis continual education of pedagogical coordinators from Secretaria Municipal de Educação, São Luís - SEMED - in the period from 2002 to 2004, which had as its basic proposal, lettered situations. To carry on this research, as analysis indicators, there were representations of the involved subjects in the molding process. The representations were identified through memory formation, built up by pedagogical coordinators, selected randomly, for sample. Besides these representations, we tried to reveal the representations present in the texts published by SEMED and in the speech of subjects responsible for planning, implantation and evaluation of the continual development proposal. After the confrontations of the representations it s possible to identify some patterns that characterize and found the investigated continual education. To carry out this socio-pedagogical study we had as support Moscovici, Bourdieu, Piaget and Chartier in the international field and in the national field we had Pereira, Bianchetti, Magda Soares, Farias and Cardoso beyond the documents elaborated by the continual education. It was made a qualitative investigation and an observation study of case dialoguing to the relevant theoretical production to the elected categories.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 socorro paixao.pdf: 493112 bytes, checksum: f445bf553b67679556b7a91cbb5fbc10 (MD5) Previous issue date: 2006-01-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCoordenadora e Coordenador Pedagógicopor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectMemoriais de Formaçãopor
dc.subjectPedagogical Coordinatorseng
dc.subjectContinual Educationeng
dc.subjectLetteredeng
dc.subjectRepresentationseng
dc.subjectMemory formationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação continuada de coordenadoras e coordenadores pedagógicos da secretaria municipal de educação de São Luís-MApor
dc.title.alternativeCONTINUED FORMATION OF COORDINATORS AND PEDAGOGICAL COORDINATORS OF THE CITY DEPARTMENT OF LUÍS- MA EDUCATION.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
socorro paixao.pdf481,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.