Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/246
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Paixão, Maria do Socorro Estrela | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MOTTA, Diomar das Graças | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T13:54:36Z | - |
dc.date.available | 2007-09-03 | pt_BR |
dc.date.issued | 2006-01-18 | pt_BR |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Maria do Socorro Estrela. CONTINUED FORMATION OF COORDINATORS AND PEDAGOGICAL COORDINATORS OF THE CITY DEPARTMENT OF LUÍS- MA EDUCATION.. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/246 | - |
dc.description.resumo | Análise da formação continuada de coordenadoras e de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA- SEMED - no período de 2002 a 2004, que tinha como proposta básica situações de letramento. Para a realização deste estudo foram utilizadas, como indicadores de análises, as representações de sujeitos envolvidos no processo formativo. As representações foram identificadas através de Memoriais de formação, construídos por coordenadoras e coordenadores pedagógicos, selecionados aleatoriamente, para amostra. Além destas representações, buscamos desvelar as representações presentes nos textos editados pela SEMED e nos discursos de sujeitos responsáveis pelo planejamento, implementação e avaliação da proposta de formação continuada. As representações, ao serem confrontadas, identificaram os possíveis paradigmas que caracterizam e fundamentam a formação continuada investigada. Neste estudo sócio-pedagógico contamos com o apoio de Moscovici, Bourdieu, Piaget e Chartier, no campo internacional e com Pereira, Bianchetti, Magda Soares, Farias e Cardoso, no campo nacional, ao lado da documentação produto da formação continuada. Nossa opção investigativa de abordagem qualitativa se processou como um estudo de caso de observação, dialogando com a produção teórica pertinente às categorias eleitas. | por |
dc.description.abstract | Analysis continual education of pedagogical coordinators from Secretaria Municipal de Educação, São Luís - SEMED - in the period from 2002 to 2004, which had as its basic proposal, lettered situations. To carry on this research, as analysis indicators, there were representations of the involved subjects in the molding process. The representations were identified through memory formation, built up by pedagogical coordinators, selected randomly, for sample. Besides these representations, we tried to reveal the representations present in the texts published by SEMED and in the speech of subjects responsible for planning, implantation and evaluation of the continual development proposal. After the confrontations of the representations it s possible to identify some patterns that characterize and found the investigated continual education. To carry out this socio-pedagogical study we had as support Moscovici, Bourdieu, Piaget and Chartier in the international field and in the national field we had Pereira, Bianchetti, Magda Soares, Farias and Cardoso beyond the documents elaborated by the continual education. It was made a qualitative investigation and an observation study of case dialoguing to the relevant theoretical production to the elected categories. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-17T13:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 socorro paixao.pdf: 493112 bytes, checksum: f445bf553b67679556b7a91cbb5fbc10 (MD5) Previous issue date: 2006-01-18 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Coordenadora e Coordenador Pedagógico | por |
dc.subject | Formação Continuada | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Representações | por |
dc.subject | Memoriais de Formação | por |
dc.subject | Pedagogical Coordinators | eng |
dc.subject | Continual Education | eng |
dc.subject | Lettered | eng |
dc.subject | Representations | eng |
dc.subject | Memory formation | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Formação continuada de coordenadoras e coordenadores pedagógicos da secretaria municipal de educação de São Luís-MA | por |
dc.title.alternative | CONTINUED FORMATION OF COORDINATORS AND PEDAGOGICAL COORDINATORS OF THE CITY DEPARTMENT OF LUÍS- MA EDUCATION. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
socorro paixao.pdf | 481,55 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.