Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2462
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise da influência da corrente marítima na remoção dos sedimentos no Terminal Marítimo Ponta da Madeira em São Luís – MA |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the influence of the maritime current removal of sediments at the Ponta da Madeira Maritime Terminal in São Luís - MA |
Autor: | FIGUEIREDO, Alexandre Ramos de |
Primeiro orientador: | TORRES JUNIOR, Audalio Rebelo |
Primeiro coorientador: | DIAS, Francisco José da Silva |
Primeiro membro da banca: | TORRES JUNIOR, Audalio Rebelo |
Segundo membro da banca: | DIAS, Francisco José da Silva |
Terceiro membro da banca: | MENDEZ, Osvaldo Ronald Saavedra |
Quarto membro da banca: | SANTOS, Ricardo Luvizotto |
Resumo: | O Terminal Marítimo da Ponta da Madeira é composto por três píeres com profundidades média de 25 metros, o que possibilita assim a atracação de navio de grande calado. Porém os píeres estão situados em regiões de intensas dinâmica sedimentar, ficando essas áreas sujeitas a processos de assoreamento, que demandam frequentes atividades de dragagem. Para garantir as profundidades adequadas para as operações portuárias, a Vale realiza, há mais de 30 anos, dragagens para a manutenção deste terminal. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento hidrodinâmico e sedimentológico do Píer IV Norte do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. Tem como objetivo analisar o comportamento hidrodinâmico e sedimentológico e seus impactos na operação do Píer a partir de pesquisa em campo, levantamento e análise histórica dos dados batimétricos; monitoramento da sequência de Construção – Píer 4 Norte a influência da cravação das estacas na erosão do fundo marinho (processo de construção do píer) e na movimentação de sedimentos; definir profundidades mínimas a serem mantidas em função do navio de projeto e avaliar a estratégia de dragagem para minimizar impactos operacionais. Diante da análise preliminar dos dados (LH), permite identificar o impacto de manter o navio atracado e carregado, em condições operacionais extremas. Foi necessário definir rotina com estruturação de equipe dedicada para LH, processamento e análise das batimetrias, como também, direcionador para intervenções das dragagens e otimizar a demanda de volume para dragagem que impacta nas horas de utilização do píer. A continuidade do estudo de sedimentação com frequentes levantamentos hidrográficos proporciona melhor conhecimento do comportamento da dinâmica de sedimentação uma vez que as profundidades mínimas a serem mantidas para navio de projeto (VMAX) exigem avaliar a melhor estratégia de dragagem para minimizar impactos operacionais e financeiros. |
Abstract: | The Ponta da Madeira Maritime Terminal is composed of three piers with an average depth of 25 meters, which allows the mooring of a large draft. However, the piers are located in regions of intense sedimentary dynamics, these areas being subject to silting processes, which require frequent dredging activities. To ensure adequate depths for port operations, Vale has been carrying out dredging for more than 30 years to maintain this terminal. The objective of this work was to analyze the hydrodynamic and sedimentological behavior of Pier IV Norte of the Maritime Terminal of Ponta da Madeira. It has as purpose to analyze the hydrodynamic and sedimentological behavior and its impacts on the operation of the Pier from research in Field, survey and historical analysis of the bathymetric data; monitoring of the Sequence of Construction - Pier 4 Norte the influence of the cutting of the stakes in the erosion of the seabed (process of construction of the pier) and the movement of sediments; define minimum depths to be maintained as a function of the project vessel and evaluate the dredging strategy to minimize operational impacts. Before the preliminary data analysis (LH), it allows identifying the impact of keeping the ship berthed and loaded under extreme operational conditions. It was necessary to define routine with dedicated team building for LH, bathymetry processing and analysis, as well as a guide for dredging interventions and to optimize the volume demand for dredging that impacts the hours of use of the pier. The continuity of the sedimentation study with frequent hydrographic surveys provides a better understanding of the behavior of sedimentation dynamics since the minimum depths to be maintained for the project vessel (VMAX) require evaluating the best dredging strategy to minimize operational and financial impacts. |
Palavras-chave: | Sedimentação Levantamento batimétrico Dragagem Sedimentation Bathymetric survey Dredging |
Área(s) do CNPq: | Sedimentologia Marinha |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA |
Citação: | FIGUEIREDO, Alexandre Ramos de. Análise da influência da corrente marítima na remoção dos sedimentos no Terminal Marítimo Ponta da Madeira em São Luís – MA. 2018. 57 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2462 |
Data de defesa: | 6-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlexandreRamosdeFigueiredo.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.