Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFIGUEIREDO, Alexandre Ramos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6880122867483939por
dc.contributor.advisor1TORRES JUNIOR, Audalio Rebelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5754302161987633por
dc.contributor.advisor-co1DIAS, Francisco José da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200107984177615por
dc.contributor.referee1TORRES JUNIOR, Audalio Rebelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5754302161987633por
dc.contributor.referee2DIAS, Francisco José da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200107984177615por
dc.contributor.referee3MENDEZ, Osvaldo Ronald Saavedra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6400934417933768por
dc.contributor.referee4SANTOS, Ricardo Luvizotto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7735429398886627por
dc.date.accessioned2018-12-12T20:08:31Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Alexandre Ramos de. Análise da influência da corrente marítima na remoção dos sedimentos no Terminal Marítimo Ponta da Madeira em São Luís – MA. 2018. 57 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2462-
dc.description.resumoO Terminal Marítimo da Ponta da Madeira é composto por três píeres com profundidades média de 25 metros, o que possibilita assim a atracação de navio de grande calado. Porém os píeres estão situados em regiões de intensas dinâmica sedimentar, ficando essas áreas sujeitas a processos de assoreamento, que demandam frequentes atividades de dragagem. Para garantir as profundidades adequadas para as operações portuárias, a Vale realiza, há mais de 30 anos, dragagens para a manutenção deste terminal. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento hidrodinâmico e sedimentológico do Píer IV Norte do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira. Tem como objetivo analisar o comportamento hidrodinâmico e sedimentológico e seus impactos na operação do Píer a partir de pesquisa em campo, levantamento e análise histórica dos dados batimétricos; monitoramento da sequência de Construção – Píer 4 Norte a influência da cravação das estacas na erosão do fundo marinho (processo de construção do píer) e na movimentação de sedimentos; definir profundidades mínimas a serem mantidas em função do navio de projeto e avaliar a estratégia de dragagem para minimizar impactos operacionais. Diante da análise preliminar dos dados (LH), permite identificar o impacto de manter o navio atracado e carregado, em condições operacionais extremas. Foi necessário definir rotina com estruturação de equipe dedicada para LH, processamento e análise das batimetrias, como também, direcionador para intervenções das dragagens e otimizar a demanda de volume para dragagem que impacta nas horas de utilização do píer. A continuidade do estudo de sedimentação com frequentes levantamentos hidrográficos proporciona melhor conhecimento do comportamento da dinâmica de sedimentação uma vez que as profundidades mínimas a serem mantidas para navio de projeto (VMAX) exigem avaliar a melhor estratégia de dragagem para minimizar impactos operacionais e financeiros.por
dc.description.abstractThe Ponta da Madeira Maritime Terminal is composed of three piers with an average depth of 25 meters, which allows the mooring of a large draft. However, the piers are located in regions of intense sedimentary dynamics, these areas being subject to silting processes, which require frequent dredging activities. To ensure adequate depths for port operations, Vale has been carrying out dredging for more than 30 years to maintain this terminal. The objective of this work was to analyze the hydrodynamic and sedimentological behavior of Pier IV Norte of the Maritime Terminal of Ponta da Madeira. It has as purpose to analyze the hydrodynamic and sedimentological behavior and its impacts on the operation of the Pier from research in Field, survey and historical analysis of the bathymetric data; monitoring of the Sequence of Construction - Pier 4 Norte the influence of the cutting of the stakes in the erosion of the seabed (process of construction of the pier) and the movement of sediments; define minimum depths to be maintained as a function of the project vessel and evaluate the dredging strategy to minimize operational impacts. Before the preliminary data analysis (LH), it allows identifying the impact of keeping the ship berthed and loaded under extreme operational conditions. It was necessary to define routine with dedicated team building for LH, bathymetry processing and analysis, as well as a guide for dredging interventions and to optimize the volume demand for dredging that impacts the hours of use of the pier. The continuity of the sedimentation study with frequent hydrographic surveys provides a better understanding of the behavior of sedimentation dynamics since the minimum depths to be maintained for the project vessel (VMAX) require evaluating the best dredging strategy to minimize operational and financial impacts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-12-12T20:08:31Z No. of bitstreams: 1 AlexandreRamosdeFigueiredo.pdf: 6527240 bytes, checksum: 20311d7112120a116f152ecb3e3c0884 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-12T20:08:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlexandreRamosdeFigueiredo.pdf: 6527240 bytes, checksum: 20311d7112120a116f152ecb3e3c0884 (MD5) Previous issue date: 2018-09-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSedimentaçãopor
dc.subjectLevantamento batimétricopor
dc.subjectDragagempor
dc.subjectSedimentationeng
dc.subjectBathymetric surveyeng
dc.subjectDredgingeng
dc.subject.cnpqSedimentologia Marinhapor
dc.titleAnálise da influência da corrente marítima na remoção dos sedimentos no Terminal Marítimo Ponta da Madeira em São Luís – MApor
dc.title.alternativeAnalysis of the influence of the maritime current removal of sediments at the Ponta da Madeira Maritime Terminal in São Luís - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlexandreRamosdeFigueiredo.pdfDissertação de Mestrado6,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.