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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Rayane Kelly Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0053638052470247por
dc.contributor.advisor1COSTA, Hawbertt Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062249238399290por
dc.contributor.referee1COSTA, Hawbertt Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062249238399290por
dc.contributor.referee2BEZERRA, Cícero Wellington Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474300723265204por
dc.contributor.referee3CIRINO, Marcelo Maia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7952492082756341por
dc.date.accessioned2018-12-05T22:09:57Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Rayane Kelly Pereira. Produção de significados utilizando o jogo planeta química com base na teoria da ação mediada. 2018. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2458-
dc.description.resumoA vida moderna se apóia amplamente nos conhecimentos da Ciências e da Química em particular, sendo de suma importância para o exercício pleno da cidadania. Para isso, é necessário um ensino que vise à formação cidadã e preze pela promoção dos conteúdos científicos relacionados aos problemas que envolvam o cotidiano dos alunos, a fim de torná- los críticos, reflexivos e participantes na sociedade. Com esse intuito nós propusemos o jogo “Planeta Química: uma aventura no cotidiano” como ferramenta sociocultural para o estudo da produção de significados sobre conceitos das funções inorgânicas, nos processos de domínio e apropriação em alunos do 2º ano do Ensino Médio. O jogo se baseia na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), inserindo os alunos em situações cotidianas com o propósito de utilizarem o conhecimento químico adquirido para solucionarem os desafios, relacionando o conhecimento científico com seu cotidiano. Utilizamos como referencial teórico de apoio a Teoria da Ação Mediada, de James Wertsch, que por sua vez se baseia nos estudos de Vigotski para a produção de significados, em Bakhtin nos gêneros discursivos e em Burke na análise das dimensões da ação humana. A sequência didática foi construída com base no modelo topológico de ensino, proposto por Marcelo Giordan e aplicada com 6 alunos no laboratório de informática e de química, em 7 momentos e fazendo uso das seguintes ferramentas socioculturais: Jogo "Planeta Química", experimentos e lista de exercício problematizadora. Durante a aplicação do jogo, os alunos estavam em duplas e eram acompanhados pela webcam interligada ao computador, gravador de voz e pela câmera tripé fixada ao canto da sala. As imagens e vozes dos alunos foram captadas no software Vokoscreen®, originando os vídeos que foram editados no Wondershare Video Editor® e categorizados pelo programa MaxQDA®. A partir dos dados obtidos e analisados, podemos inferir que a sequência didática contribuiu para a construção de significados dos alunos. Durante as discussões propostas, foi observado a interação entre os pares, através dos diálogos, além de auxílio na compreensão do conteúdo e incentivo a vencer os desafios apresentados no jogo. Os alunos apresentaram domínio em níveis de apropriação dos conceitos químicos, evidenciando a internalização do conteúdo. Por fim, apontamos o jogo como ferramenta potencializadora para aprendizagem dos alunos, pela sua contribuição significante para o ensino da Química na abordagem sociocultural.por
dc.description.abstractModern life relies heavily on the knowledge of science and chemistry in particular, and is of paramount importance for the full exercise of citizenship. For this, it is necessary education that aims at citizen education and praises for the promotion of scientific contents related to the problems that involve the daily life of students, in order to make them critical, reflective and participating in society. With this in mind, we proposed the game "Chemical Planet: an adventure in everyday life" as a sociocultural tool for the study of the production of meanings about concepts of inorganic functions, in the processes of domination and appropriation in students of the second year of high school. The game is based on the CTSA (Science, Technology, Society and Environment) perspective, inserting students in everyday situations with the purpose of using the acquired chemical knowledge to solve the challenges, relating scientific knowledge to their daily life. We use as theoretical support the James Wertsch Theory of Mediated Action, which is based on the studies of Vygotsky for the production of meanings, in Bakhtin in the discursive genres and in Burke in the analysis of the dimensions of human action. The didactic sequence was constructed based on the topological model of teaching, proposed by Marcelo Giordan and applied with 6 students in the computer and chemistry laboratory, in 7 moments and making use of the following sociocultural tools: Game "Chemical Planet", experiments and list of problematizing exercise. During the application of the game, the students were in pairs and were accompanied by the webcam connected to the computer, voice recorder and by the camera tripod fixed to the corner of the room. Student images and voices were captured in Vokoscreen® software, resulting in videos that were edited in Wondershare Video Editor® and categorized by the MaxQDA® program. From the data obtained and analyzed, we can infer that the didactic sequence contributed to the construction of meanings of the students. During the proposed discussions, peer interaction was observed through dialogues, as well as help in understanding the content and incentive to overcome the challenges presented in the game. The students presented mastery at the levels of appropriation of the chemical concepts, evidencing the internalization of the content. Finally, we point to the game as a potential tool for student learning, for its significant contribution to the teaching of chemistry in the sociocultural approach.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-12-05T22:09:57Z No. of bitstreams: 1 RayaneRibeiro.pdf: 5843392 bytes, checksum: 03e091da9ca5dc1ebfc906d778c2ca6d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-05T22:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RayaneRibeiro.pdf: 5843392 bytes, checksum: 03e091da9ca5dc1ebfc906d778c2ca6d (MD5) Previous issue date: 2018-10-25eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)por
dc.subjectJogo “Planeta Química”por
dc.subjectProdução de significado dos conceitos químicospor
dc.subjectTeoria da Ação Mediadapor
dc.subjectScience, Technology, Society and Environment (CTSA)eng
dc.subjectGame "Chemical Planet"eng
dc.subjectReference Production of Chemical Conceptseng
dc.subjectTheory of Mediated Actioneng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.subject.cnpqQuímicapor
dc.titleProdução de significados utilizando o jogo planeta química com base na teoria da ação mediadapor
dc.title.alternativeProduction of meanings using the chemical planet game based on the theory of mediated actioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

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