Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2458
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção de significados utilizando o jogo planeta química com base na teoria da ação mediada
Título(s) alternativo(s): Production of meanings using the chemical planet game based on the theory of mediated action
Autor: RIBEIRO, Rayane Kelly Pereira 
Primeiro orientador: COSTA, Hawbertt Rocha
Primeiro membro da banca: COSTA, Hawbertt Rocha
Segundo membro da banca: BEZERRA, Cícero Wellington Brito
Terceiro membro da banca: CIRINO, Marcelo Maia
Resumo: A vida moderna se apóia amplamente nos conhecimentos da Ciências e da Química em particular, sendo de suma importância para o exercício pleno da cidadania. Para isso, é necessário um ensino que vise à formação cidadã e preze pela promoção dos conteúdos científicos relacionados aos problemas que envolvam o cotidiano dos alunos, a fim de torná- los críticos, reflexivos e participantes na sociedade. Com esse intuito nós propusemos o jogo “Planeta Química: uma aventura no cotidiano” como ferramenta sociocultural para o estudo da produção de significados sobre conceitos das funções inorgânicas, nos processos de domínio e apropriação em alunos do 2º ano do Ensino Médio. O jogo se baseia na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), inserindo os alunos em situações cotidianas com o propósito de utilizarem o conhecimento químico adquirido para solucionarem os desafios, relacionando o conhecimento científico com seu cotidiano. Utilizamos como referencial teórico de apoio a Teoria da Ação Mediada, de James Wertsch, que por sua vez se baseia nos estudos de Vigotski para a produção de significados, em Bakhtin nos gêneros discursivos e em Burke na análise das dimensões da ação humana. A sequência didática foi construída com base no modelo topológico de ensino, proposto por Marcelo Giordan e aplicada com 6 alunos no laboratório de informática e de química, em 7 momentos e fazendo uso das seguintes ferramentas socioculturais: Jogo "Planeta Química", experimentos e lista de exercício problematizadora. Durante a aplicação do jogo, os alunos estavam em duplas e eram acompanhados pela webcam interligada ao computador, gravador de voz e pela câmera tripé fixada ao canto da sala. As imagens e vozes dos alunos foram captadas no software Vokoscreen®, originando os vídeos que foram editados no Wondershare Video Editor® e categorizados pelo programa MaxQDA®. A partir dos dados obtidos e analisados, podemos inferir que a sequência didática contribuiu para a construção de significados dos alunos. Durante as discussões propostas, foi observado a interação entre os pares, através dos diálogos, além de auxílio na compreensão do conteúdo e incentivo a vencer os desafios apresentados no jogo. Os alunos apresentaram domínio em níveis de apropriação dos conceitos químicos, evidenciando a internalização do conteúdo. Por fim, apontamos o jogo como ferramenta potencializadora para aprendizagem dos alunos, pela sua contribuição significante para o ensino da Química na abordagem sociocultural.
Abstract: Modern life relies heavily on the knowledge of science and chemistry in particular, and is of paramount importance for the full exercise of citizenship. For this, it is necessary education that aims at citizen education and praises for the promotion of scientific contents related to the problems that involve the daily life of students, in order to make them critical, reflective and participating in society. With this in mind, we proposed the game "Chemical Planet: an adventure in everyday life" as a sociocultural tool for the study of the production of meanings about concepts of inorganic functions, in the processes of domination and appropriation in students of the second year of high school. The game is based on the CTSA (Science, Technology, Society and Environment) perspective, inserting students in everyday situations with the purpose of using the acquired chemical knowledge to solve the challenges, relating scientific knowledge to their daily life. We use as theoretical support the James Wertsch Theory of Mediated Action, which is based on the studies of Vygotsky for the production of meanings, in Bakhtin in the discursive genres and in Burke in the analysis of the dimensions of human action. The didactic sequence was constructed based on the topological model of teaching, proposed by Marcelo Giordan and applied with 6 students in the computer and chemistry laboratory, in 7 moments and making use of the following sociocultural tools: Game "Chemical Planet", experiments and list of problematizing exercise. During the application of the game, the students were in pairs and were accompanied by the webcam connected to the computer, voice recorder and by the camera tripod fixed to the corner of the room. Student images and voices were captured in Vokoscreen® software, resulting in videos that were edited in Wondershare Video Editor® and categorized by the MaxQDA® program. From the data obtained and analyzed, we can infer that the didactic sequence contributed to the construction of meanings of the students. During the proposed discussions, peer interaction was observed through dialogues, as well as help in understanding the content and incentive to overcome the challenges presented in the game. The students presented mastery at the levels of appropriation of the chemical concepts, evidencing the internalization of the content. Finally, we point to the game as a potential tool for student learning, for its significant contribution to the teaching of chemistry in the sociocultural approach.
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)
Jogo “Planeta Química”
Produção de significado dos conceitos químicos
Teoria da Ação Mediada
Science, Technology, Society and Environment (CTSA)
Game "Chemical Planet"
Reference Production of Chemical Concepts
Theory of Mediated Action
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Química
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: RIBEIRO, Rayane Kelly Pereira. Produção de significados utilizando o jogo planeta química com base na teoria da ação mediada. 2018. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2458
Data de defesa: 25-Out-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RayaneRibeiro.pdfDissertação de Mestrado5,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.