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Tipo do documento: Dissertação
Título: CORRESPONDÊNCIAS POR MEIO DE FERRAMENTAS DE DESIGN: artesanato e empoderamento (ou aprisionamento?)
Título(s) alternativo(s): Matches through design tools: craft and empowerment (or imprisonment?)
Autor: PORTELA, Raiama Lima 
Primeiro orientador: NORONHA, Raquel Gomes
Primeiro membro da banca: NORONHA, Raquel Gomes
Segundo membro da banca: ANASTASSAKIS, Zoy
Terceiro membro da banca: ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira
Quarto membro da banca: PANET, Rose-France de Farias
Resumo: Atuar como produtores de sentido – sense-makers – torna-se uma das atividades possíveis para designers, na contemporaneidade, conforme Manzini (2015). A construção da representação do outro reflete hierarquias de poder e, no caso aqui apresentado, aponta possibilidades de discursos sobre design e empoderamento feminino em uma comunidade quilombola produtora de artesanato localizada em Santa Maria, no município de Alcântara, MA. Para alcançarmos esses discursos das(o) artesãs(ão) da comunidade, essa percepção precisou ser sistematizada. Dessa forma, a proposta foi a construção de uma ferramenta de codesign, pautada na fotoelicitação (PINK, 2013) para que as questões sobre mulheres, suas necessidades, e visões de mundo pudessem vir à tona. Refletimos sobre a ideia do protótipo em correspondência, nos distanciando da noção de artefato, fixo e enrijecido, e nos aproximando da noção de coisa, ajustável e adaptável, apoiada nas contribuições que o antropólogo Tim Ingold nos oferece para pensar as relações entre humanos e não humanos a partir das práticas de correspondência. A construção de uma ferramenta de fotoelicitação para a realização dessa pesquisa implica escolhas de imagens que falam sobre os critérios de aferição do empoderamento feminino, segundo os dados do Fórum Econômico Mundial. Analisamos o desenvolvimento da ferramenta e as narrativas das(o) artesãs(ão) que surgiram a partir das imagens apresentadas, necessárias não só para a reflexão sobre empoderamento feminino, mas também, resulta numa autorreflexão do nosso fazer enquanto designers em todo o processo.
Abstract: To act as sense-makers becomes one of the possible activities for designers, in contemporaneity according to Manzini (2015). The construction of the other representation reflects hierarchies of power and, in the case presented here, points out possibilities of discourses on feminine design and empowerment in a quilombola community producing handicrafts located in Santa Maria, in the municipality of Alcântara, MA. In order to reach these discourses of the community artisan(s), this perception had to be systematized. In this way, the proposal was the construction of a codesign tool, based on photo-elicitation (PINK, 2013) so that the questions about women, their needs, and world views could come to light. We reflect on the idea of the prototype in correspondence, distancing ourselves from the notion of artifact, fixed and rigid, and approaching the notion of thing, adjustable and adaptable, based on the contributions that the anthropologist Tim Ingold offers us to think about the relations between humans and not humans from correspondence practices. The construction of a photo-elicitation tool to carry out this research implies choices of images that speak about the criteria for measuring female empowerment, according to data from the World Economic Forum. We analyzed the development of the tool and the narratives of the artisans who emerged from the images presented, necessary not only for reflection on women's empowerment, but also results in a self-reflection of our doing as designers throughout the process.
Palavras-chave: design; correspondências; artesanato; empoderamento.
Área(s) do CNPq: Desenho de produto
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: PORTELA, Raiama Lima. CORRESPONDÊNCIAS POR MEIO DE FERRAMENTAS DE DESIGN: artesanato e empoderamento (ou aprisionamento?). 2018. 130 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2449
Data de defesa: 16-Mai-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

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