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dc.creatorPORTELA, Raiama Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7746749708021866por
dc.contributor.advisor1NORONHA, Raquel Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4782161324909358por
dc.contributor.referee1NORONHA, Raquel Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4782161324909358por
dc.contributor.referee2ANASTASSAKIS, Zoy-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0975982165468022por
dc.contributor.referee3ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468204044350566por
dc.contributor.referee4PANET, Rose-France de Farias-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5322412496401539por
dc.date.accessioned2018-11-26T13:57:17Z-
dc.date.issued2018-05-16-
dc.identifier.citationPORTELA, Raiama Lima. CORRESPONDÊNCIAS POR MEIO DE FERRAMENTAS DE DESIGN: artesanato e empoderamento (ou aprisionamento?). 2018. 130 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2449-
dc.description.resumoAtuar como produtores de sentido – sense-makers – torna-se uma das atividades possíveis para designers, na contemporaneidade, conforme Manzini (2015). A construção da representação do outro reflete hierarquias de poder e, no caso aqui apresentado, aponta possibilidades de discursos sobre design e empoderamento feminino em uma comunidade quilombola produtora de artesanato localizada em Santa Maria, no município de Alcântara, MA. Para alcançarmos esses discursos das(o) artesãs(ão) da comunidade, essa percepção precisou ser sistematizada. Dessa forma, a proposta foi a construção de uma ferramenta de codesign, pautada na fotoelicitação (PINK, 2013) para que as questões sobre mulheres, suas necessidades, e visões de mundo pudessem vir à tona. Refletimos sobre a ideia do protótipo em correspondência, nos distanciando da noção de artefato, fixo e enrijecido, e nos aproximando da noção de coisa, ajustável e adaptável, apoiada nas contribuições que o antropólogo Tim Ingold nos oferece para pensar as relações entre humanos e não humanos a partir das práticas de correspondência. A construção de uma ferramenta de fotoelicitação para a realização dessa pesquisa implica escolhas de imagens que falam sobre os critérios de aferição do empoderamento feminino, segundo os dados do Fórum Econômico Mundial. Analisamos o desenvolvimento da ferramenta e as narrativas das(o) artesãs(ão) que surgiram a partir das imagens apresentadas, necessárias não só para a reflexão sobre empoderamento feminino, mas também, resulta numa autorreflexão do nosso fazer enquanto designers em todo o processo.por
dc.description.abstractTo act as sense-makers becomes one of the possible activities for designers, in contemporaneity according to Manzini (2015). The construction of the other representation reflects hierarchies of power and, in the case presented here, points out possibilities of discourses on feminine design and empowerment in a quilombola community producing handicrafts located in Santa Maria, in the municipality of Alcântara, MA. In order to reach these discourses of the community artisan(s), this perception had to be systematized. In this way, the proposal was the construction of a codesign tool, based on photo-elicitation (PINK, 2013) so that the questions about women, their needs, and world views could come to light. We reflect on the idea of the prototype in correspondence, distancing ourselves from the notion of artifact, fixed and rigid, and approaching the notion of thing, adjustable and adaptable, based on the contributions that the anthropologist Tim Ingold offers us to think about the relations between humans and not humans from correspondence practices. The construction of a photo-elicitation tool to carry out this research implies choices of images that speak about the criteria for measuring female empowerment, according to data from the World Economic Forum. We analyzed the development of the tool and the narratives of the artisans who emerged from the images presented, necessary not only for reflection on women's empowerment, but also results in a self-reflection of our doing as designers throughout the process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-11-26T13:57:17Z No. of bitstreams: 1 raiama portela.pdf: 8271448 bytes, checksum: c2e674567d83ff4a48608549611c92d1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-26T13:57:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 raiama portela.pdf: 8271448 bytes, checksum: c2e674567d83ff4a48608549611c92d1 (MD5) Previous issue date: 2018-05-16eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdesign; correspondências; artesanato; empoderamento.por
dc.subject.cnpqDesenho de produtopor
dc.titleCORRESPONDÊNCIAS POR MEIO DE FERRAMENTAS DE DESIGN: artesanato e empoderamento (ou aprisionamento?)por
dc.title.alternativeMatches through design tools: craft and empowerment (or imprisonment?)eng
dc.typeDissertaçãopor
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