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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2442
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estudo comparativo de cursos de licenciatura em Quimica: discurso dos elementos para a formação docente |
Título(s) alternativo(s): | Comparative study of undergraduate courses in Chemistry: discourse of the elements for teacher education |
Autor: | QUEIROZ, Taisa Layane Salazar |
Primeiro orientador: | BEZERRA, Cícero Wellington Brito |
Primeiro membro da banca: | BEZERRA, Cícero Wellington Brito |
Segundo membro da banca: | MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira |
Terceiro membro da banca: | SANTANA, Sirlane Aparecida Abreu |
Resumo: | O presente trabalho realizou um estudo comparativo entre Cursos de Química Licenciatura de maior rendimento (nota 5) na avaliação do SINAES, e os de nota 2. Os critérios empregados para esta comparação foram: parâmetros descritivos e inferencial estatísticos; a duração dos cursos; os perfis profissionais, e a análise das estruturas curriculares. Os dados relativos à avaliação do SINAES foram extraídos dos relatórios do INEP e referentes ao ano de 2014. Dos 245 cursos de Química Licenciatura existentes em 2014, 5% apresentaram conceito CPC 2 e 3% apresentaram nota máxima (CPC = 5). Estes dois grupos foram estatisticamente distintos, segundo os parâmetros descritivos e inferencial empregados (mediana, média, desvio padrão, variância, valores mínimos e máximos, amplitude e quartis, teste-t), para todas as dimensões de análise do SINAES: Desempenho dos Estudantes (NC, NIDD), Corpo docente (NM, NO, excetuando-se NR) e Percepção Discente sobre a Formação do Processo Educativo (NF, NA, excetuando-se NO). Entretanto, no tocante carga horária média (conteúdo científico-cultural; prática de ensino como componente curricular; atividades acadêmico-científico cultural, estágio supervisionado, etc.), perfis dos egressos e componentes curriculares, não se observou uma diferença significativa entre os grupos, o que indica que é na prática pedagógica (currículo real e oculto), facilitada pela infraestrutura, formação docente e perfis dos alunos participantes, que os possíveis elementos diferenciais se encontram. |
Abstract: | This work carried out a comparative study between Undergraduate Chemistry Courses with a higher yield (note 5) according to the evaluation of SINAES, and those of evaluation note 2. The criteria used for this comparison were: descriptive and inferential statistical parameters; the duration of the courses; the professional profiles, and the analysis of the curricular structures. The data related to the evaluation of SINAES were extracted from INEP reports for the year 2014. Of the 245 undergraduate Chemistry courses, 5% presented a CPC concept of 2 and 3% presented a maximum grade evaluation (CPC = 5). These two groups were statistically different according to the descriptive and inferential parameters (median, mean, standard deviation, variance, minimum and maximum values, amplitude and quartiles, t-test) for all SINAES analysis dimensions: Student Performance (NC, NIDD), Teaching degree (NM, NO, except NR) and Student Perception on Educational Process Formation (NF, NA, except for NO). However, in terms of average hours (scientific-cultural content; teaching practice as a curricular component; academic-scientific cultural activities, supervised internship, etc.), profiles of graduates and curricular components, there was no significant difference between both groups, indicating that it is in pedagogical practice (real and hidden curriculum), favored by the infrastructure, teacher training and profiles of the participating students, that the differential elements can be found. |
Palavras-chave: | Educação superior Avaliação Curso de Química Currículo Estudo comparativo High Education Evaluation Chemistry Course Curriculum Comparative study |
Área(s) do CNPq: | Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | QUEIROZ, Taisa Layane Salazar. Estudo comparativo de cursos de licenciatura em Quimica: discurso dos elementos para a formação docente. 2018. 63f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2442 |
Data de defesa: | 27-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TaisaLayaneQueiroz.pdf | Dissertação de Mestrado | 575,44 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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