Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQUEIROZ, Taisa Layane Salazar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1854555225659026por
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Cícero Wellington Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474300723265204por
dc.contributor.referee1BEZERRA, Cícero Wellington Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474300723265204por
dc.contributor.referee2MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee3SANTANA, Sirlane Aparecida Abreu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1052349578152491por
dc.date.accessioned2018-11-09T21:50:32Z-
dc.date.issued2018-04-27-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Taisa Layane Salazar. Estudo comparativo de cursos de licenciatura em Quimica: discurso dos elementos para a formação docente. 2018. 63f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2442-
dc.description.resumoO presente trabalho realizou um estudo comparativo entre Cursos de Química Licenciatura de maior rendimento (nota 5) na avaliação do SINAES, e os de nota 2. Os critérios empregados para esta comparação foram: parâmetros descritivos e inferencial estatísticos; a duração dos cursos; os perfis profissionais, e a análise das estruturas curriculares. Os dados relativos à avaliação do SINAES foram extraídos dos relatórios do INEP e referentes ao ano de 2014. Dos 245 cursos de Química Licenciatura existentes em 2014, 5% apresentaram conceito CPC 2 e 3% apresentaram nota máxima (CPC = 5). Estes dois grupos foram estatisticamente distintos, segundo os parâmetros descritivos e inferencial empregados (mediana, média, desvio padrão, variância, valores mínimos e máximos, amplitude e quartis, teste-t), para todas as dimensões de análise do SINAES: Desempenho dos Estudantes (NC, NIDD), Corpo docente (NM, NO, excetuando-se NR) e Percepção Discente sobre a Formação do Processo Educativo (NF, NA, excetuando-se NO). Entretanto, no tocante carga horária média (conteúdo científico-cultural; prática de ensino como componente curricular; atividades acadêmico-científico cultural, estágio supervisionado, etc.), perfis dos egressos e componentes curriculares, não se observou uma diferença significativa entre os grupos, o que indica que é na prática pedagógica (currículo real e oculto), facilitada pela infraestrutura, formação docente e perfis dos alunos participantes, que os possíveis elementos diferenciais se encontram.por
dc.description.abstractThis work carried out a comparative study between Undergraduate Chemistry Courses with a higher yield (note 5) according to the evaluation of SINAES, and those of evaluation note 2. The criteria used for this comparison were: descriptive and inferential statistical parameters; the duration of the courses; the professional profiles, and the analysis of the curricular structures. The data related to the evaluation of SINAES were extracted from INEP reports for the year 2014. Of the 245 undergraduate Chemistry courses, 5% presented a CPC concept of 2 and 3% presented a maximum grade evaluation (CPC = 5). These two groups were statistically different according to the descriptive and inferential parameters (median, mean, standard deviation, variance, minimum and maximum values, amplitude and quartiles, t-test) for all SINAES analysis dimensions: Student Performance (NC, NIDD), Teaching degree (NM, NO, except NR) and Student Perception on Educational Process Formation (NF, NA, except for NO). However, in terms of average hours (scientific-cultural content; teaching practice as a curricular component; academic-scientific cultural activities, supervised internship, etc.), profiles of graduates and curricular components, there was no significant difference between both groups, indicating that it is in pedagogical practice (real and hidden curriculum), favored by the infrastructure, teacher training and profiles of the participating students, that the differential elements can be found.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-11-09T21:50:32Z No. of bitstreams: 1 TaisaLayaneQueiroz.pdf: 589254 bytes, checksum: dfe75f176198911401618cbad15f965a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-09T21:50:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TaisaLayaneQueiroz.pdf: 589254 bytes, checksum: dfe75f176198911401618cbad15f965a (MD5) Previous issue date: 2018-04-27eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCurso de Químicapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEstudo comparativopor
dc.subjectHigh Educationeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectChemistry Courseeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectComparative studyeng
dc.subject.cnpqCurrículos Específicos para Níveis e Tipos de Educaçãopor
dc.titleEstudo comparativo de cursos de licenciatura em Quimica: discurso dos elementos para a formação docentepor
dc.title.alternativeComparative study of undergraduate courses in Chemistry: discourse of the elements for teacher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaisaLayaneQueiroz.pdfDissertação de Mestrado575,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.