Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBEZERRA, Ana Carolina Balbino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5426247363207052por
dc.contributor.advisor1LIMA, Lucinete Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018671506508933por
dc.contributor.referee1LIMA, Lucinete Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018671506508933por
dc.contributor.referee2LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.referee3BIANCHINI, Ângelo Rodrigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.date.accessioned2018-11-09T19:02:24Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.identifier.citationBEZERRA, Ana Carolina Balbino. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): contribuições na formação de bolsistas licenciandos em Química. 2017. 134f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2438-
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com destaque para a sua concepção na base normativa e seus significados, na articulação conhecimento específico/pedagógico e nas relações curso licenciatura/educação básica, e teoria e prática no processo de formação do professor numa experiência institucional, apreendendo contribuições e limites. Este trabalho vincula-se à linha de Pesquisa intitulada “Estado e Gestão Educacional” e ao grupo de pesquisa “Política de Educação Básica e Superior”, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão. No percurso metodológico realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e um estudo empírico descritivo e analítico. Entre os autores referenciados, destacam-se: Canan, Garnica, Saviani, Tanuri, Lima, Silva, Gomes, Tancredi, Pires, Medeiros, Farias, Rocha, Manfredi, Freitas, Nacarato, Fiorentini, Gatti, Candau, Manrique, Furkotter, Morelatti, Vásquez, Tardif, Zeichner, Fagundes, Santos, entre outros. Na exposição do texto dissertativo, além da introdução e conclusão, foram desenvolvidas três sessões. Na introdução apresenta-se o tema e o recorte temático, o problema de pesquisa, os objetivos, o delineamento metodológico e a síntese da forma de exposição do texto. Na segunda sessão, discute-se as políticas de formação de professores para a educação básica no Brasil, valorizando os avanços da base normativa numa perspectiva de que educação é direito. Na terceira sessão, o foco de discussão será o PIBID com ênfase na sua origem histórica, na concepção do programa e desenvolvimento. E, na quarta sessão, situa-se o PIBID na UFMA e analisa-se a participação da licenciatura em Química e seus significados na formação do professor. Os resultados do nosso estudo demonstraram o potencial do PIBID como um programa transformador em relação à contribuições na formação de estudantes no curso de Licenciatura analisado. No entanto, apesar da transformação que o programa traz, ele não atinge a totalidade dos licenciados e enfatiza a importância, bem como a necessidade de uma política nacional de valorização dos professores, já que este se configura como um progpor
dc.description.abstractThe research deals with the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID), with emphasis on its conception in the normative basis and its meanings, in the articulation of specific / pedagogical knowledge and in the relations undergraduate / basic education, and theory and practice in the process of teacher training in an institutional experience, seizing contributions and limits. This work is linked to the research line entitled "State and Educational Management" and to the research group "Basic and Higher Education Policy" of the Graduate Program in Education, Federal University of Maranhão. In the methodological course, a bibliographic, documentary and empirical descriptive and analytical study was carried out. Among the authors referenced are: Canan, Garnica, Saviani, Tanuri, Lima, Silva, Gomes, Tancredi, Pires, Medeiros, Farias, Rocha, Manfredi, Freitas, Nacarato, Fiorentini, Gatti, Candau, Manrique, Furkotter, Morelatti, Vásquez, Tardif, Zeichner, Fagundes, Santos, among others. In the exposition of the dissertation text, besides the introduction and conclusion, three sessions were developed. In the introduction we present the theme, the thematic clipping, the research problem, the objectives, the methodological design of the research and the synthesis of the form of exposition of the text. In the second session, we discuss the policies of teacher education for basic education in Brazil, valuing the advances of the normative base from a perspective of what education is right. In the third session, the focus of discussion will be the PIBID, with an emphasis on its historical origin, program design and development. And, in the fourth session, the PIBID is located in UFMA and the participation of the degree in Chemistry and its meanings in teacher training is analyzed. The results of our study demonstrated the potential of PIBID as a transformative program in relation to the contributions in the formation of students in the undergraduate course analyzed. However, despite the transformation that the program brings, it does not reach the totality of the graduates and emphasizes the importance, as well as the necessity of a national policy of valorization of the teachers, since this is configured as a transitional program.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-11-09T19:02:24Z No. of bitstreams: 1 AnaCarolinaBezerra.pdf: 1122989 bytes, checksum: 4b58f4d39ae00b7d7123636d4bb64a1a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-09T19:02:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnaCarolinaBezerra.pdf: 1122989 bytes, checksum: 4b58f4d39ae00b7d7123636d4bb64a1a (MD5) Previous issue date: 2017-10-31eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectFormação do professorpor
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPIBIDeng
dc.subject.cnpqPolítica Educacionalpor
dc.titlePrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): contribuições na formação de bolsistas licenciandos em Químicapor
dc.title.alternativeInstitutional Scholarship Initiative Program (PIBID): contributions in the training of fellows graduates in Chemistryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaCarolinaBezerra.pdfDissertação de Mestrado1,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.