Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Terezinha de Jesus Amaral da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791583797415491por
dc.contributor.advisor1DIAS, Ilzeni Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7574037011952874por
dc.contributor.referee1DIAS, Ilzeni Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7574037011952874por
dc.date.accessioned2018-11-08T17:36:35Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Terezinha de Jesus Amaral da. A contribuição do pedagogo em espaços fora da escola. 2018. 118f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2435-
dc.description.resumoO presente estudo concentra esforços no sentido de analisar a contribuição do pedagogo na execução das políticas de assistência social desenvolvidas pela SEMCAS – Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social que tem a função de elaborar, coordenar e executar programas e projetos em função da qualidade de vida, garantir direitos básicos à população mais carente de São Luís. Essa instituição se constitui em espaço de atuação pedagógica, de educação fora da escola. Enfatiza-se a contribuição do pedagogo nos programas e projetos da SEMCAS, com base nas concepções de educação considerando sua natureza social, em sentido mais amplo, não restringindo-a apenas ao espaço formal da escola. Concepções estas que se referem à educação não-escolar nos espaços fora da escola que se configuram como oportunidades de atuação profissional de pedagogos. Tomou-se como ponto de partida a análise da crise do capital, na década de 70 e seus impactos nas políticas sociais brasileiras, considerando-se as mudanças no cenário internacional, com repercussões significativas no cenário nacional e seus impactos nas instituições sociais. Buscou-se apreender essas repercussões nas políticas desenvolvidas pela instituição em referência. Para materializar o propósito deste trabalho, necessário se fez também analisar o papel do Estado e dessas políticas sociais, entendidas a partir do contexto neoliberal. Sob o ponto de vista metodológico, optou-se por um método de análise qualitativa, no esforço de apreender as contradições desta realidade sobre a contribuição do pedagogo em uma instituição desta natureza, sob o ponto de vista de uma sociedade desigual e aprofundar estudos que apontassem o encaminhamento destas contradições.por
dc.description.abstractThis study concentrated efforts to examine the contribution of the teacher in implementation of social welfare developed by SEMCAS - Municipal Department of Children and Social Welfare has the task of developing, coordinating and implementing programs and projects according to the quality of life to guarantee basic rights for the people most in need of São Luís This institution is built on area of educational performance, education outside the school. Emphasize the contribution of the teacher in programs and projects of SEMCAS, based on conceptions of education in the broadest sense, not restricting it to the formal space of the school. These concepts that refer to non-school education in the spaces outside the school that is configured as opportunities for professional educators. Was taken as starting point for the analysis of the crisis of capital, in the 70s and its impacts in Brazilian social policies, considering the changes in the international arena, with significant repercussions on the national scene and their impacts on social institutions. Try to capture these impacts in policies developed by the institution concerned. To achieve the purpose of this work, was necessary to also examine the role of the state and of social policies, understood from the neoliberal context. From the methodological point of view, we chose a method of qualitative analysis in the efforts to capture the contradictions of reality on the contribution of the teacher in an institution of this nature, from the point of view of an unequal society and further studies indicate that the routing of these contradictions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-11-08T17:36:35Z No. of bitstreams: 1 TerezinhaSilva.pdf: 715609 bytes, checksum: becfa62062c97a48765cfb8fd1b017fa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-08T17:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TerezinhaSilva.pdf: 715609 bytes, checksum: becfa62062c97a48765cfb8fd1b017fa (MD5) Previous issue date: 2018-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação não-escolarpor
dc.subjectPolíticas sociaispor
dc.subjectPedagogopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectNon-school educationeng
dc.subjectSocial policieseng
dc.subjectPedagogueeng
dc.subject.cnpqPolítica Educacionalpor
dc.titleA contribuição do pedagogo em espaços fora da escolapor
dc.title.alternativeThe contribution of the pedagogue in spaces outside the schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TerezinhaSilva.pdfDissertação de Mestrado698,84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.