Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/243
Tipo do documento: Dissertação
Título: TRABALHO DOCENTE/SAÚDE AUTOPERCEBIDA DAS PROFESSORAS DOS CENTROS DE ENSINO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): TEACHING WORK / HEALTH PERCEIVED BY THE TEACHERS FROM THE LEARNING CENTERS OF SPECIAL EDUCATION IN MARANHÃO
Autor: Lázaro, Creuza Maria Costa 
Primeiro orientador: MELO, Maria Alice
Primeiro membro da banca: Bonfim, Maria Núbia Barbosa
Resumo: Trabalho docente/saúde autopercebida das professoras dos Centros de Ensino de Educação Especial do Maranhão. Enfoca-se a análise dos reflexos da reorganização do trabalho no trabalho docente e sua relação com o perfil saúde/doença autopercebida das professoras. Trata-se a identificação da percepção das professoras sobre trabalho e sua precarização. Discute-se a investigação de quais fatores organizacionais e laborais são facilitadores de adoecimento na função docente e que relação existe entre o perfil saúde/doença autopercebida das professoras com a síndrome de burnout. Relata-se a concepção das professoras dos centros especializados sobre o processo de inclusão escolar no ensino regular no Maranhão. A escolha dos dois Centros foi devida à proximidade das propostas pedagógicas e do alunado que em comum apresenta deficiência intelectual. O suporte teórico teve como base autores que abordam a temática como: [Antunes (1999) Chauí (1999) Paro (2006) Frigotto (2010) Tardif (2011) Ciavatta (2009) Minayo (2002) Dejours (1992) Esteve (1999) Barros (2003) Foucault (2007) Lancman (2004) Codo (2006) Caiado (2011) Bueno (1999)] É uma pesquisa de caráter quanti - qualitativo. Sujeitos: professoras. Amostra foi de 25% da população de cada Centro. Os Instrumentos investigativos: pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e um questionário genérico de avaliação validada da qualidade de vida: Medical Outcomes Study 36 Short-Form Helth Survey (SF 36) . Os dados do questionário tiveram tratamento estatístico e foram analisados comparativamente com as entrevistas. Conclui-se que a reorganização do trabalho com seus reflexos no trabalho docente promovida pelas exigências da atual fase de um capitalismo operante não conseguiu nesse momento, afetar diretamente a saúde das professoras dos Centros de Ensino de Educação Especial do Maranhão. As exigências mais claras se fizeram presentes quando da regulamentação da Lei 9394/96 e de outros dispositivos legais sobre a educação especial normatizando e apontando caminhos para essa modalidade de ensino. Pela percepção das professoras dos Centros sobre as condições do trabalho docente há reconhecimento da falta de melhores condições para a realização do trabalho docente e a maioria não o identifica como precário nem o relacionam ao estado de saúde/doença em que se encontram, mesmo entendendo que essa relação possa existir. Pelo perfil saúde/doença autopercebida das docentes pode-se dizer que os dois Centros, pelos resultados do (SF - 36), se assemelham apenas no aspecto saúde mental com altos escores e menos variações. Nos demais aspectos foram encontrados escores medianos e ou variações muito diferentes. O aspecto emocional foi o responsável dos piores índices. Constata-se que os baixos escores obtidos no aspecto emocional encontrado pelo (SF 36) se justificam pelas características de identificação das docentes e de suas relações de trabalho. Avalia-se que o perfil saúde/doença autopercebida das docentes não tem relações com as características da síndrome de burnout. A saúde das docentes pesquisadas vai bem. Sobre o processo de inclusão escolar como as professoras o avaliam no Maranhão nos dois Centros das 16 professoras pesquisadas, 11 analisaram-no como não eficiente referindo não acreditarem na inclusão escolar da forma que está acontecendo nas escolas.
Abstract: Teaching work / health perceived by the teachers from the Learning Centers of Special Education in Maranhão. It focuses on the analysis of the effects of the reorganization of work on teachers' performance and its relation to health / disease profile perceived by the teachers. This is to identify the perceptions of teachers about their work and its scarcity. It is discussed in this research which labor and organizational factors are facilitators of illness during the teacher s job and what is the relationship between the health / disease profile perceived by those with burnout syndrome. We report the conceptions of the teachers from the centers about the process of school inclusion in Sao Luis Ma. The choice of the two centers was due to the proximity of the proposed teaching and students who have intellectual disabilities in common. The theoretical support was sought in Antunes (1999) Chauí (1999) Paro (2006) Frigotto (2010) Tardif (2011) Ciavatta (2009) Minayo (2002) Dejours (1992) Esteve (1999) Barros (2003) Foucault (2007) Lancman (2004) Codo (2006) Caiado (2011) Bueno (1999). It is a quantitative qualitative research. Subject involved: teachers. Pattern was 25% of the population of each Center. The instruments used in the research were: bibliographical research, document analysis, semi-structured interview and a generic questionnaire validated by assessment of quality of life: "Medical Outcomes Study Short-Form 36 Helth Survey (SF-36)." To analyze the interviews was brought up the theoretical support of the research. The questionnaire data had also statistical analysis and was treated and analyzed in comparison with the interviews. We conclude that the reorganization of work with its reflections on teaching work promoted by the demands of the current phase of the operating capitalism at that time could not directly affect the health of the teachers of the Learning Centers of Special Education in Maranhão. The requirements were clearer when the regulations of Law 9394/96 and other laws on special education were presented to normalize this type of education. According to the perception of the teachers from the Centers about conditions of teaching there is recognition of the lack of better conditions to accomplish the teaching work and the majority does not identify it as precarious and neither relate it to the state of health / disease even understanding that this relationship can exist. For the health / disease profile perceived by them we can say that the results of the two centers (SF - 36) are similar only in the mental health aspect with high scores and less variations. In other aspects were found median scores and/ or very different variations. The emotional aspect was the responsible for the worst rates. It appears that low scores on emotional aspect found by (SF - 36) are justified by identifying characteristics of teachers and their working relationships. It is estimated that the health / disease profile of teachers perceived by them has no relation with the characteristics of burnout syndrome. The health of the teachers who were is very well. About the process of school inclusion teachers assess it in Maranhão in the two centers: among the 16 teachers that were surveyed 11 reported that they do not believe in school inclusion the way it is happening in schools analyzing school inclusion in Maranhão as inefficient.
Palavras-chave: Saúde no trabalho
Professores
Síndrome de Burnout
Educação especial
Maranhão
Health in the work
Teachers
Burnout Syndrome
Special Education
Maranhão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: LÁZARO, Creuza Maria Costa. TEACHING WORK / HEALTH PERCEIVED BY THE TEACHERS FROM THE LEARNING CENTERS OF SPECIAL EDUCATION IN MARANHÃO. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/243
Data de defesa: 21-Mai-2013
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Creuza.pdf1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.