Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Anízia Araújo Nunespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3929556958261491por
dc.contributor.advisor1BARROS, João de Deus Vieirapt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Iran de Maria Leitãopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:35Z-
dc.date.available2013-06-07pt_BR
dc.date.issued2013-05-03pt_BR
dc.identifier.citationMARQUES, Anízia Araújo Nunes. THE PLAYFULNESS AND SYMBOLISM IN CHILDHOOD: a hermeneutic study in a school playroom of São Luís / MA. 2013. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/242-
dc.description.resumoEste estudo se propõe a compreender as expressões simbólicas presentes nas atividades lúdicas desenvolvidas em uma brinquedoteca escolar municipal de São Luís-MA. Busca-se, a partir da Teoria Antropológica do Imaginário de Gilbert Durand (2002), apreender os processos de simbolização mais recorrentes nas brincadeiras das crianças, bem como sua relevância para uma educação sensível e humanizadora. Trata-se de um estudo hermenêutico, por lidar com a compreensão das expressões simbólicas humanas. Para tanto, fundamenta-se no paradigma holonômico, que valoriza um princípio unificador do conhecimento, da ciência e do homem, bem como considera a totalidade do sujeito, a complexidade, compreendendo o imaginário como fator instituinte da sociedade. A pesquisa tem como locus uma brinquedoteca escolar do município de São Luís MA e como sujeitos as crianças, o brinquedista da escola e o coordenador do projeto brinquedoteca da Superintendência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação. Para a coleta de dados com o brinquedista e com o especialista da Secretaria Municipal de Educação, optou-se pela entrevista semi-estruturada. Com as crianças, imperou a observação e registro das atividades, falas e comportamento, bem como a aplicação de heurísticas nos quatro cantinhos da brinquedoteca: faz-deconta, leitura, jogos e brinquedos e arte. Quanto à natureza da pesquisa, elegeu-se a abordagem qualitativa, dentro da perspectiva compreensiva, considerando o conjunto imagem-texto, analisado em seu contexto, de forma a proporcionar uma interpretação mais fidedigna da realidade pesquisada. Constatou-se que o simbolismo, ao ser vivenciado na escola, através da brinquedoteca, das atividades lúdicas desenvolvidas, dos contos de fadas, dos brinquedos, das brincadeiras, do faz-de-conta e da arte, permite que as crianças compreendam a realidade, o outro e a si mesmas, de forma sensível, lúdica e dialógica, contribuindo para uma educação humanizadora.por
dc.description.abstractThis study aims to understand the symbolic expressions on recreational activities developed in a school playroom of Sao Luis-MA. We seek, using Gilbert Durand s (2002) Anthropological Theory of Imaginary, grasp the processes of symbolization that are most used in the children s games, as well as its relevance to sensitive and humanizing education. It is a hermeneutic study, by dealing with the comprehension of human symbolic expressions. Therefore, based on the holonomic paradigm, that values a unifying principle of knowledge, science and man and considers the whole individual, complexity, comprising the imagination as a factor that institutes the society. The Research locus is a playroom school in Sao Luis - MA and as individuals, the children, the person responsible for the school playroom and the playroom project coordinator of Superintendence of Early Childhood Education, from the City Department of Education. To collect data with the person responsible for the school playroom and the City Department of Education specialist, it was chosen semi-structured interview. With children, it was made observation and recording of activities, speech and behavior, as well as the application of heuristics in the four corners of the playroom: make-believe, reading, games and toys and art. About the kind of research, was elected qualitative study within the comprehensive perspective, considering the set image-text, analyzed in their context, in order to provide a more accurate interpretation of the researched reality. It was found that the symbolism, to be experienced in the school, through the playroom, the playful activities developed, the fairy tales, the toys, the games, the make-believe and art allows children to understand reality, the other, and themselves, in a sensitive, playful and dialogical, contributing to a humanizing education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao ANIZIA ARAUJO.pdf: 18079507 bytes, checksum: 560accf959f48c3b63f8683bc8ffd176 (MD5) Previous issue date: 2013-05-03eng
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃOpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBrinquedotecapor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectSimbolismopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPlayroomeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.subjectSymbolismeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA LUDICIDADE E O SIMBOLISMO NA INFÂNCIA: um estudo hermenêutico em uma brinquedoteca escolar do município de São Luís/MApor
dc.title.alternativeTHE PLAYFULNESS AND SYMBOLISM IN CHILDHOOD: a hermeneutic study in a school playroom of São Luís / MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao ANIZIA ARAUJO.pdf17,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.