Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2422
Tipo do documento: Tese
Título: “Bota a cara no sol, querida!”: processos sociais de abjeção e desestabilização dos limites das “normalidades” em alterescritas ficcionais
Título(s) alternativo(s): "Face to face in the sun, dear!": social processes of abjection and destabilization of the limits of "normalities" in fictional
Autor: LIMA, Nilvanete Gomes de 
Primeiro orientador: SOUSA, Sandra Maria Nascimento
Primeiro membro da banca: SOUSA, Sandra Maria Nascimento
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Carla
Terceiro membro da banca: PITANGA, Carolina Vasconcelos
Quarto membro da banca: PEREZ, Allyson de Andrade
Quinto membro da banca: SILVA, Jackson Ronie Sá
Resumo: Tomando a perspectiva derridiana de desconstrução, trabalhos pós-estruturalistas ou queer e a noção de etnografia como performance, estudo a produção de corpos “legítimos” e “abjetos” e a demarcação de fronteiras e de espaços de exclusão através de materiais etnográficos categorizados como alterescritas ficcionais. Dessa forma, as alterescritas ficcionais colocam em um mesmo nível de análise dois romances, duas autobiografias e discursos orais produzidos em vinte e oito entrevistas e em um grupo focal com jovens universitários(as) ou pós-graduandos(as). Questionando a ideia de ficção dos romances e a de “verdade” tanto nas autobiografias quanto nos discursos orais, busco compreender o contexto dos textos, escritos e falados, a partir do entendimento das condições de produção do discurso e das possibilidades de construção de novos contextos. Finalmente, passo a considerar uma política de representação pós-estruturalista, sugerindo em vez de pós-identidade o termo transidentidades, relacionando-o à noção de diférrance de Derrida, enfatizando movimentos de trânsito e de intersecções.
Abstract: Taking as theoretical basis the perspective of Derrida about deconstruction, post-structuralist work or queer and the notion of ethnography as performance, this paper is about the production of 'legitimate' and 'abject' bodies and about the demarcation of borders and areas of exclusion through ethnographic materials categorized as fictional alterwritings. That said, the fictional alterwritings place at the same level two novels, two autobiographies and oral discourses produced in twenty-eight interviews and in a focus group with youngs undergraduate or postgraduate students. Questioning the idea of fiction in novels and of 'truth' both in autobiographies and in oral discourses, I seek to understand the context of written and spoken texts, starting from understanding the discourse conditions of production and the possibility of constructing new contexts. Finally, I consider a policy of post-structuralism representation, suggesting the term 'trans-identity' instead of 'post-identity', relating it to the Derrida's notion of diférrance and emphasizing flows and intersections.
Palavras-chave: Desconstrução
Pós-estruturalismo
Estudos queer
Abjeção
Transidentidades
Deconstruction
Post-structuralism
Queer studies
Abjection
Trans-identity
Área(s) do CNPq: Direito Constitucional
Teoria e Análise Lingüística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: LIMA, Nilvanete Gomes de. “Bota a cara no sol, querida!”: processos sociais de abjeção e desestabilização dos limites das “normalidades” em alterescritas ficcionais. 2018. 292f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2422
Data de defesa: 27-Ago-2018
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NILVANETELIMA.pdfTese de Doutorado5,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.