Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2417
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RAMOS, Melcka Yulle Conceição | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0850039635136379 | por |
dc.contributor.advisor1 | CARDOZO, Maria José Pires Barros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8700709425629023 | por |
dc.contributor.referee1 | CARDOZO, Maria José Pires Barros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8700709425629023 | por |
dc.contributor.referee2 | DUBLANTE, Carlos André Sousa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2269364248833833 | por |
dc.contributor.referee3 | LIMA, Francisca das Chagas Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1233582014620052 | por |
dc.date.accessioned | 2018-10-29T21:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-03 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Melcka Yulle Conceição. O princípio da gestão democrática na implementação do projeto político-pedagógico (PPP): um estudo em uma escola da rede pública estadual de São Luís- MA. 2018. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação /CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2417 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa contempla o estudo sobre o processo de elaboração, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em uma escola da rede pública estadual de São Luís–MA. Tal estudo teve como objetivo analisar o processo de elaboração, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de São Luís - MA. Para atingir o objetivo proposto foi necessário compreender o PPP como instrumento de gestão democrática; analisar os pressupostos teórico-metodológicos norteadores do processo de elaboração, execução e avaliação do PPP; identificar os princípios da gestão democrática presentes no PPP de uma escola da rede pública estadual de São Luís-MA e analisar as percepções dos sujeitos da comunidade escolar e local de uma escola da rede pública estadual de São Luís – MA e dos Assistentes TécnicoPedagógicos da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC) sobre o PPP. Como fundamentação metodológica, adotamos a abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta de dados empíricos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa: comunidade escolar e local, e os Assistentes Técnico-Pedagógicos da SEDUC. Dentre os autores utilizados para a fundamentação teórica destaca-se: Cardozo (2012); Dourado (2000); Dublante e Coutinho (2012); Gadotti (2001); Hora (2007); Libâneo; Oliveira e Toschi (2007); Paro (2008); Vasconcellos (2010) e Veiga (2008 e 2010). Os resultados da pesquisa indicam que o processo de implementação do PPP necessita ser democrático, expressando os seus anseios e interesses dos sujeitos da comunidade escolar e local. Desse modo, deve ser concretizado de acordo com a realidade e identidade da escola. Inferimos que em relação à escola pesquisada, a participação da comunidade escolar e local nesse processo ainda é um desafio a ser enfrentado pelos sujeitos do contexto educativo, pois revelaram que o processo de elaboração não foi participativo, ou seja, a gestão democrática não foi totalmente consolidada. | por |
dc.description.abstract | This research contemplates the study on the process of elaboration, execution and evaluation of the Political-Pedagogical Project (PPP) in a state public school in the city of São Luís-MA. The priority of this study was to analyze the process of elaboration, execution and evaluation of the Political-Pedagogical Project (PPP) developed in a public school in the city of São Luís - MA. In order to achieve the proposed goal, it was necessary to understand the PPP as an instrument of democratic management; analyze the theoretical and methodological assumptions guiding the process of elaboration, execution and evaluation of PPP; to identify the principles of Democratic Management present in the PPP of a state public school in São Luís-MA and to analyze the perceptions of the subjects of the school and local community of a public school in São Luís-MA and of Pedagogic technician assistent of State of Education Secretary of Maranhão (SEDUC) on the PPP. As a methodological foundation, we adopted the qualitative approach, through bibliographical, documentary and field research. For the empirical data collection, we conducted semi-structured interviews with the research subjects: school and local community, and SEDUC Pedagogic technician assistent. Among the authors used for the theoretical foundation are Cardozo (2012); Dourado (2000); Dublante and Coutinho (2012); Gadotti (2001); Time (2007); Libâneo; Oliveira and Toschi (2007); Paro (2008); Vasconcellos (2010) and Veiga (2008 and 2010). The results of the research indicate that the PPP implementation process needs to be democratic, expressing its desires and interests of the subjects of the school and local community. In this way, it must be carried out according to the reality and identity of the school. We infer that in relation to the researched school, the participation of the school and local community in this process is still a challenge to be faced by the subjects of the educational context, since they revealed that the elaboration process was not participatory, i.e., democratic management was not very consolidated. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-10-29T21:48:46Z No. of bitstreams: 1 MELCKAYULLECONCEIÇÃORAMOS.pdf: 1437753 bytes, checksum: 764b3207bf273d3195aa852d52a5f501 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-10-29T21:48:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MELCKAYULLECONCEIÇÃORAMOS.pdf: 1437753 bytes, checksum: 764b3207bf273d3195aa852d52a5f501 (MD5) Previous issue date: 2018-07-03 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Projeto PolíticoPedagógico | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Autonomy | eng |
dc.subject | Political-Pedagogical Project | eng |
dc.subject.cnpq | Currículo | por |
dc.title | O princípio da gestão democrática na implementação do projeto político-pedagógico (PPP): um estudo em uma escola da rede pública estadual de São Luís- MA | por |
dc.title.alternative | The principle of democratic management in the political-pedagogical project (PPP): a study in a network school State of São Luís- MA | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELCKAYULLECONCEIÇÃORAMOS.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,4 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.