Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAMOS, Melcka Yulle Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0850039635136379por
dc.contributor.advisor1CARDOZO, Maria José Pires Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee1CARDOZO, Maria José Pires Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee2DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.contributor.referee3LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.date.accessioned2018-10-29T21:48:46Z-
dc.date.issued2018-07-03-
dc.identifier.citationRAMOS, Melcka Yulle Conceição. O princípio da gestão democrática na implementação do projeto político-pedagógico (PPP): um estudo em uma escola da rede pública estadual de São Luís- MA. 2018. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação /CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2417-
dc.description.resumoEsta pesquisa contempla o estudo sobre o processo de elaboração, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em uma escola da rede pública estadual de São Luís–MA. Tal estudo teve como objetivo analisar o processo de elaboração, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de São Luís - MA. Para atingir o objetivo proposto foi necessário compreender o PPP como instrumento de gestão democrática; analisar os pressupostos teórico-metodológicos norteadores do processo de elaboração, execução e avaliação do PPP; identificar os princípios da gestão democrática presentes no PPP de uma escola da rede pública estadual de São Luís-MA e analisar as percepções dos sujeitos da comunidade escolar e local de uma escola da rede pública estadual de São Luís – MA e dos Assistentes TécnicoPedagógicos da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC) sobre o PPP. Como fundamentação metodológica, adotamos a abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta de dados empíricos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa: comunidade escolar e local, e os Assistentes Técnico-Pedagógicos da SEDUC. Dentre os autores utilizados para a fundamentação teórica destaca-se: Cardozo (2012); Dourado (2000); Dublante e Coutinho (2012); Gadotti (2001); Hora (2007); Libâneo; Oliveira e Toschi (2007); Paro (2008); Vasconcellos (2010) e Veiga (2008 e 2010). Os resultados da pesquisa indicam que o processo de implementação do PPP necessita ser democrático, expressando os seus anseios e interesses dos sujeitos da comunidade escolar e local. Desse modo, deve ser concretizado de acordo com a realidade e identidade da escola. Inferimos que em relação à escola pesquisada, a participação da comunidade escolar e local nesse processo ainda é um desafio a ser enfrentado pelos sujeitos do contexto educativo, pois revelaram que o processo de elaboração não foi participativo, ou seja, a gestão democrática não foi totalmente consolidada.por
dc.description.abstractThis research contemplates the study on the process of elaboration, execution and evaluation of the Political-Pedagogical Project (PPP) in a state public school in the city of São Luís-MA. The priority of this study was to analyze the process of elaboration, execution and evaluation of the Political-Pedagogical Project (PPP) developed in a public school in the city of São Luís - MA. In order to achieve the proposed goal, it was necessary to understand the PPP as an instrument of democratic management; analyze the theoretical and methodological assumptions guiding the process of elaboration, execution and evaluation of PPP; to identify the principles of Democratic Management present in the PPP of a state public school in São Luís-MA and to analyze the perceptions of the subjects of the school and local community of a public school in São Luís-MA and of Pedagogic technician assistent of State of Education Secretary of Maranhão (SEDUC) on the PPP. As a methodological foundation, we adopted the qualitative approach, through bibliographical, documentary and field research. For the empirical data collection, we conducted semi-structured interviews with the research subjects: school and local community, and SEDUC Pedagogic technician assistent. Among the authors used for the theoretical foundation are Cardozo (2012); Dourado (2000); Dublante and Coutinho (2012); Gadotti (2001); Time (2007); Libâneo; Oliveira and Toschi (2007); Paro (2008); Vasconcellos (2010) and Veiga (2008 and 2010). The results of the research indicate that the PPP implementation process needs to be democratic, expressing its desires and interests of the subjects of the school and local community. In this way, it must be carried out according to the reality and identity of the school. We infer that in relation to the researched school, the participation of the school and local community in this process is still a challenge to be faced by the subjects of the educational context, since they revealed that the elaboration process was not participatory, i.e., democratic management was not very consolidated.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-10-29T21:48:46Z No. of bitstreams: 1 MELCKAYULLECONCEIÇÃORAMOS.pdf: 1437753 bytes, checksum: 764b3207bf273d3195aa852d52a5f501 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-29T21:48:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MELCKAYULLECONCEIÇÃORAMOS.pdf: 1437753 bytes, checksum: 764b3207bf273d3195aa852d52a5f501 (MD5) Previous issue date: 2018-07-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectProjeto PolíticoPedagógicopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectPolitical-Pedagogical Projecteng
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleO princípio da gestão democrática na implementação do projeto político-pedagógico (PPP): um estudo em uma escola da rede pública estadual de São Luís- MApor
dc.title.alternativeThe principle of democratic management in the political-pedagogical project (PPP): a study in a network school State of São Luís- MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELCKAYULLECONCEIÇÃORAMOS.pdfDissertação de Mestrado1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.