Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2417
Tipo do documento: Dissertação
Título: O princípio da gestão democrática na implementação do projeto político-pedagógico (PPP): um estudo em uma escola da rede pública estadual de São Luís- MA
Título(s) alternativo(s): The principle of democratic management in the political-pedagogical project (PPP): a study in a network school State of São Luís- MA
Autor: RAMOS, Melcka Yulle Conceição 
Primeiro orientador: CARDOZO, Maria José Pires Barros
Primeiro membro da banca: CARDOZO, Maria José Pires Barros
Segundo membro da banca: DUBLANTE, Carlos André Sousa
Terceiro membro da banca: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Resumo: Esta pesquisa contempla o estudo sobre o processo de elaboração, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em uma escola da rede pública estadual de São Luís–MA. Tal estudo teve como objetivo analisar o processo de elaboração, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de São Luís - MA. Para atingir o objetivo proposto foi necessário compreender o PPP como instrumento de gestão democrática; analisar os pressupostos teórico-metodológicos norteadores do processo de elaboração, execução e avaliação do PPP; identificar os princípios da gestão democrática presentes no PPP de uma escola da rede pública estadual de São Luís-MA e analisar as percepções dos sujeitos da comunidade escolar e local de uma escola da rede pública estadual de São Luís – MA e dos Assistentes TécnicoPedagógicos da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC) sobre o PPP. Como fundamentação metodológica, adotamos a abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta de dados empíricos, realizamos entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa: comunidade escolar e local, e os Assistentes Técnico-Pedagógicos da SEDUC. Dentre os autores utilizados para a fundamentação teórica destaca-se: Cardozo (2012); Dourado (2000); Dublante e Coutinho (2012); Gadotti (2001); Hora (2007); Libâneo; Oliveira e Toschi (2007); Paro (2008); Vasconcellos (2010) e Veiga (2008 e 2010). Os resultados da pesquisa indicam que o processo de implementação do PPP necessita ser democrático, expressando os seus anseios e interesses dos sujeitos da comunidade escolar e local. Desse modo, deve ser concretizado de acordo com a realidade e identidade da escola. Inferimos que em relação à escola pesquisada, a participação da comunidade escolar e local nesse processo ainda é um desafio a ser enfrentado pelos sujeitos do contexto educativo, pois revelaram que o processo de elaboração não foi participativo, ou seja, a gestão democrática não foi totalmente consolidada.
Abstract: This research contemplates the study on the process of elaboration, execution and evaluation of the Political-Pedagogical Project (PPP) in a state public school in the city of São Luís-MA. The priority of this study was to analyze the process of elaboration, execution and evaluation of the Political-Pedagogical Project (PPP) developed in a public school in the city of São Luís - MA. In order to achieve the proposed goal, it was necessary to understand the PPP as an instrument of democratic management; analyze the theoretical and methodological assumptions guiding the process of elaboration, execution and evaluation of PPP; to identify the principles of Democratic Management present in the PPP of a state public school in São Luís-MA and to analyze the perceptions of the subjects of the school and local community of a public school in São Luís-MA and of Pedagogic technician assistent of State of Education Secretary of Maranhão (SEDUC) on the PPP. As a methodological foundation, we adopted the qualitative approach, through bibliographical, documentary and field research. For the empirical data collection, we conducted semi-structured interviews with the research subjects: school and local community, and SEDUC Pedagogic technician assistent. Among the authors used for the theoretical foundation are Cardozo (2012); Dourado (2000); Dublante and Coutinho (2012); Gadotti (2001); Time (2007); Libâneo; Oliveira and Toschi (2007); Paro (2008); Vasconcellos (2010) and Veiga (2008 and 2010). The results of the research indicate that the PPP implementation process needs to be democratic, expressing its desires and interests of the subjects of the school and local community. In this way, it must be carried out according to the reality and identity of the school. We infer that in relation to the researched school, the participation of the school and local community in this process is still a challenge to be faced by the subjects of the educational context, since they revealed that the elaboration process was not participatory, i.e., democratic management was not very consolidated.
Palavras-chave: Gestão democrática
Participação
Autonomia
Projeto PolíticoPedagógico
Democratic management
Participation
Autonomy
Political-Pedagogical Project
Área(s) do CNPq: Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: RAMOS, Melcka Yulle Conceição. O princípio da gestão democrática na implementação do projeto político-pedagógico (PPP): um estudo em uma escola da rede pública estadual de São Luís- MA. 2018. 167f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação /CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2417
Data de defesa: 3-Jul-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELCKAYULLECONCEIÇÃORAMOS.pdfDissertação de Mestrado1,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.