Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Kardilson Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4177746283794821por
dc.contributor.advisor1LIMA, Shigeaki Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754927233855300por
dc.contributor.referee1LIMA, Shigeaki Leite de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754927233855300por
dc.contributor.referee2CUTRIM, Sergio Sampaio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957285609994237por
dc.contributor.referee3DORNER, Stefan Hubertus-
dc.contributor.referee3Lattesttp://lattes.cnpq.br/1598585798195673por
dc.date.accessioned2018-10-15T21:08:35Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Kardilson Pereira. Análise de modelos de gestão da eficiência energética no transporte ferroviário Heavy Haul. 2018.116f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2403-
dc.description.resumoO transporte de cargas é estratégico para qualquer país que busca o desenvolvimento, e a utilização do modal ferroviário tem sua relevância, principalmente em países de dimensões continentais. Na operação de uma ferrovia, principalmente nas classificadas como Heavy Haul, a gestão da eficiência energética está ligada tanto aos aspectos econômicos quanto aos aspectos ambientais, em função destas ferrovias utilizarem locomotivas diesel elétricas, consumindo um tipo de energia não renovável (o diesel), e com emissão de ��ଶ. Ao longo das décadas, ocorreu evolução das práticas de gestão da eficiência energética no mundo, principalmente em ferrovias dos Estados Unidos da América, com uso mais intenso de tecnologias e renovação de frota com locomotivas mais eficientes. No Brasil as poucas ferrovias possuem modelos de gestão buscando também esta melhoria, muito em função dos custos maiores do diesel, em comparação com ferrovias de outros países. Assim, será abordado no presente trabalho uma análise dos modelos de gestão da eficiência energética de ferrovias do Brasil, Estados Unidos da América e Canadá, com o objetivo de propor um modelo para melhoria dos processos de gestão existentes e para novas operações ferroviárias.por
dc.description.abstractABSTRATC Freight transportation is strategic for any country seeking development, and the use of the rail modal is of relevance, especially in countries with continental dimensions. In the operation of a railroad, especially those classified as Heavy Haul, the management of energy efficiency is linked to both economic and environmental aspects, as these railroads use electric diesel locomotives, consuming a type of non-renewable energy (diesel), and with emission of ��ଶ. Over the decades, energy efficiency management practices in the world have evolved, especially in United States railroads, with more intense use of technologies and fleet renewal with more efficient locomotives. In Brazil, the few railroads have management models looking for this improvement, much in function of the higher costs of diesel, compared to railroads of other countries. Thus, an analysis of the energy efficiency management models of railroads of Brazil, the United States of America and Canada will be approached in order to propose a model for improving existing management processes and for new railway operations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-10-15T21:08:35Z No. of bitstreams: 1 KardilsonRodrigues.pdf: 6499958 bytes, checksum: 47648fb9ac52ef4a95b765a9f5af6c47 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-15T21:08:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KardilsonRodrigues.pdf: 6499958 bytes, checksum: 47648fb9ac52ef4a95b765a9f5af6c47 (MD5) Previous issue date: 2018-09-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransporte de Cargaspor
dc.subjectFerrovias Heavy Haulpor
dc.subjectEficiência Energéticapor
dc.subjectFreight Transportationeng
dc.subjectHeavy Haul Railwayeng
dc.subjectEnergy Efficiencyeng
dc.subject.cnpqFerrovias; Projetos e Construçãopor
dc.titleAnálise de modelos de gestão da eficiência energética no transporte ferroviário Heavy Haulpor
dc.title.alternativeAnalysis of energy efficiency management models in the Heavy Haul Railwayeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KardilsonRodrigues.pdfDissertação de Mestrado6,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.