Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2396
Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações gráficas em livros didáticos de Biologia
Título(s) alternativo(s): Graphic representations in textbooks of Biology
Autor: LEMOS, Renata Araujo 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: MOTOKANE, Marcelo Tadeu
Terceiro membro da banca: SILVA, Jackson Ronie Sá
Resumo: As construções representacionais são amplamente usadas como forma de explicitar e explicar conceitos e/ou fenômenos. Assim, existem dois tipos de representação: as internas e as externas. Nesta investigação focalizamos a representação externa do tipo gráfica. A pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo do tipo documental com o objetivo de analisar as representações gráficas presentes em livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD) de 2018. Foram analisados os tipos e os níveis de escala de representação nos livros texto direcionados ao aluno, bem como as orientações presentes nos manuais do professor. Utilizamos a análise de conteúdo como referencial metodológico para identificar os tipos de representações gráficas e as orientações presentes nos manuais do professor sobre as representações gráficas e para analisar os níveis de escala de representação utilizamos o referencial que classifica em quatro: macroscópico, microscópico, submicroscópico e simbólico. Quanto aos tipos de representação foram identificados: árvores filogenéticas, desenhos, diagramas, esquemas, fórmulas, fotos, gráficos, ilustrações, mapas, modelos, pinturas, quadro, quadrado de Punnett, radiografias, reconstituições, representações, tabelas, além de representações que não puderam ser identificadas, por não apresentarem informações suficientes. Identificamos representações em níveis de escala macroscópico, microscópico, submicroscópico e simbólico. Em relação às orientações sobre a temática representações gráficas presentes nos manuais do professor, foram elaborados seis indicadores: aprendizagem, linguagem, finalidades, habilidades, orientações ao professor e relações entre áreas/disciplinas. Nesse sentido, a partir da análise revela-se importante ter critérios e cautela ao intitular um tipo de representação, pois em muitas vezes foram utilizados nomes diferentes em figuras que apresentam o mesmo padrão. Além disso, a presença de representações gráficas nos livros didáticos sem a identificação deve ser questionada, uma vez que entendemos que a legenda é fundamental para auxiliar a compreensão do que está sendo representado. Os manuais do professor também nos revelaram diversos aspectos sobre o uso de representações em sala de aula, incluindo algumas de suas finalidades, o desenvolvimento de habilidades dos alunos, além de sugestões pontuais de como o professor pode utilizá-las. No entanto, mesmo que o livro texto apresente uma variedade de tipos de representações gráficas, os manuais se restringem a apresentar orientações direcionadas somente algumas tipologias e não detalham de que maneira o professor poderia implementá-las efetivamente no planejamento, execução e avaliação de suas aulas.
Abstract: Representational constructions are widely used as a way of explaining and explaining concepts and / or phenomena. Thus, there are two types of representation: internal and external. In this investigation we focus on the external representation of the graphic type. This research has a qualitative approach, being a documental analysis, which aims to analyse the graphical representations present in Biology textbooks. The analysed documents correspond to the Biology textbooks approved by the 2018 Brazilian National Textbooks Program (PNLD). The types and levels of representation scale were analyzed in textbooks directed to the student, as well as the orientations present in the teacher's manuals. We used the content analysis as a methodological reference to identify the types of graphical representations and the orientations present in the teacher's manuals on the graphical representations and to analyze the levels of representation scale we use the reference that classifies in four: macroscopic, microscopic, submicroscopic and symbolic. The types and scale levels of the representations found in the textbooks were analysed, as well as the orientations present in the teacher’s guide. Regarding the types of representations, it was identified: phylogenetic trees, drawings, diagrams, schematics, formulas, photos, graphics, illustrations, maps, models, paintings, charts, Punnet square, radiographies, reconstitutions, representations, tables, and other representations which could not be identified because they lacked the necessary information. Regarding their levels, we identified macroscopic, microscopic, symbolic, and submicroscopic levels. Regarding the orientations on graphical representations present in the teacher’s guides, six indicators were elaborated: learning, language, purposes, abilities, orientations to the teacher, and fields/subjects. Our analysis indicated that criteria and caution is important in order to title a type of representation, for in several cases different names were used for figures that presented the same patterns. Thus, representations without identification in textbooks must be questioned, as we understand captions are fundamental to help comprehending what is being represented. The teacher’s guides also showed several aspects on usage of representation in the classroom, including a few of their purposes, development of the students’ abilities, as well as specific suggestions on how the teacher could use them. However textbooks presented a variety of types of graphical representations, their accompanying teacher’ guides showed a restricted number of typologies and did not detail how teachers could effectively implement them in their class plannings, executions,
Palavras-chave: Ensino de Biologia. Livro didático. Manuais do professor. Pesquisa Documental. Representações Gráficas.
Biology teaching. Textbook. Teacher’s guide. Documentary research. Graphical representations.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: LEMOS, Renata Araujo. Representações gráficas em livros didáticos de Biologia. 2018. 123f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2396
Data de defesa: 20-Ago-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATAARAUJOLEMOS.pdfDissertação de Mestrado4,58 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.