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Tipo do documento: Dissertação
Título: PLANO DE AÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DO CURSO ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE – UNASUS/UFMA/PROVAB.
Título(s) alternativo(s): ACTION PLAN AS AN INSTRUMENT OF ANALYSIS OF THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF THE STUDENTS HEALTH BASIC ATTENTION-UNASUS/PROVAB/UFMA .
Autor: FERNANDES, Ana Carolina Uruçu Rego 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Ana Emilia Figueiredo de
Primeiro coorientador: PINHO, Judith Rafelle Oliveira
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de
Segundo membro da banca: PINHO, Judith Rafaelle Oliveira
Terceiro membro da banca: MONIER, Elza Bernardes
Quarto membro da banca: MARQUES, Daniele Meira Conde
Quinto membro da banca: ALMEIDA, Ana Maria Lima
Resumo: Introdução- A presente pesquisa objetiva analisar as Representações Sociais através dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos do curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da UNASUS/UFMA, inseridos no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) nos Estados de Pernambuco, Maranhão, Bahia, Piauí e Tocantins. Trata-se de um estudo sobre as Representações Sociais dos alunos no período de 2012 a 2014. Metodologia- Este estudo tem natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio Sistema de Monitoramento Pedagógico Monsys, registrado pelo Instituto Nacional de Produção Industrial - INPI sob o número BR 51 2014 001542-4. A amostra inicial consistia em 764 trabalhos de conclusão de curso - TCC. Após exclusão daqueles que possuíam menos de 3 descritores foram selecionados 719 trabalhos. Objetivando a homogenização dos dados, foi realizada a organização semântica das palavras chave dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC, categorizando estas de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde - DECS. Dos 719 trabalhos selecionados, resultou a análise prototípica de 2.154 descritores, aqui denominados evocações. Resultados – Após análise prototípica feita através programa Openevoc® 0.83 verificou-se que a frequência média das evocações variou de 2,14% – 8,87. Onde na análise geral dos Estados verificou-se uma frequência de evocação maior para Hipertensão (6.55%) , Saúde Bucal (6.04%) e Gravidez (5.66%). Conclusão - Notou-se durante a pesquisa a consonância entre as frequências das evocações e os indicadores de saúde dos Estados estudados denotando a acertada escolha pedagógica da UNASUS/UFMA em desenvolver trabalhos de conclusão de curso no formato de planos de ação. Esse estudo sugere através das Representações Sociais dos TCC´s dos alunos do Curso Atenção Básica em Saúde que os problemas de saúde mais prevalentes nas áreas estudadas estão relacionados à Hipertensão, Saúde Bucal e Gravidez.
Abstract: Introduction- The present research is about a study about the students’ Social Representations from the Specialization Course in Basic Health Care of the Open University of SUS - UNASUS / UFMA, inserted in the Program of Valorization of Basic Care - PROVAB in the period of 2012 to 2014. Methodology- This study has a qualitative nature. Data collection was performed through the Monsys Pedagogical Monitoring System, registered by the National Industrial Production Institute - INPI under the number BR 51 2014 001542-4. The initial sample consisted of 764 Course Final Assignments – CFA. After exclusion of those with less than 3 descriptors, 719 studies were selected. In order to homogenize the data, the semantic organization of the key words of Course Final Assignment was carried out, categorizing these according to the Descriptors in Health Sciences - DHS. Of the 719 papers selected, a prototype analysis of 2,154 descriptors, here called evocations, resulted. Objective - To analyze the Social Representations through the students’ Course Final Assignments of the Specialization Course in Basic Health Care of UNASUS / UFMA, inserted in the Program of Valorization of the Professional of Basic Attention (PROVAB). Results -After prototype analysis performed through the Openevoc® 0.83 program it was verified that the mean frequency of evocations ranged from 2.14% - 8.87. In the general analysis of the States there was a higher recall frequency for Hypertension (6.55%), Oral Health (6.04%) and Pregnancy (5.66%). Conclusion - During the research, the consonance between the frequencies of evocations and the health indicators of the states studied was noted, indicating the correct pedagogical choice of UNASUS / UFMA to develop course completion papers in the format of action plans. This study suggests through the Social Representations of the students’ Course Final Assignments from the Basic Health Care Course that the most prevalent health problems in the areas studied are related to Hypertension, Oral Health and Pregnancy.
Palavras-chave: Educação; Atenção Primária em Saúde; Descritores
Education; Primary Health Care; Descriptors
Área(s) do CNPq: Saúde Publica.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA I/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DO ADULTO E DA CRIANÇA/CCBS
Citação: FERNANDES, Ana Carolina Uruçu Rego. Plano de Ação como instrumento de análise das representações sociais dos alunos do Curso Atenção Básica em Saúde – UNASUS/UFMA/PROVAB.. 2018. 92 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da Criança/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2382
Data de defesa: 6-Set-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DO ADULTO

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