Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARROS, Thauany Barreto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5389809902129173por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Antônio José Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8425084108120335por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Antônio José Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8425084108120335por
dc.contributor.referee2SALGADO, Maria de Fátima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3423699194033239por
dc.contributor.referee3STUDART FILHO, Nelson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451310772113076por
dc.date.accessioned2018-09-14T15:43:55Z-
dc.date.issued2018-06-14-
dc.identifier.citationBARROS, Thauany Barreto. Brincadeira de Criança: O pião como objeto pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de física no terceiro ano do ensino médio.. 2018. 204 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2381-
dc.description.resumoA transmissão do conhecimento encontra dificuldades na contextualização e assimilação dos conteúdos pelos discentes. Em função destes problemas o trabalho tem como objetivo fomentar a ciência de forma lúdica através da utilização do brinquedo e da brincadeira, embasados na metodologia pedagógica soioconstrutivista proposta por Lev Vygotsky. Pensando nisso, o Produto Educacional, se organiza em um roteiro composto por uma sequência didática com atividades experimentais, através do uso do brinquedo pião, visando a melhor compreensão dos assuntos relacionados a dinâmica rotacional. Estendendo-se como parte do objeto de estudo a demonstração do experimento “pião com transmissão eletromagnética”, que visa um movimento rotacional contínuo, tornando o aprendizado mais significativo. O presente trabalho foi desenvolvido com os alunos do terceiro ano do ensino médio da escola privada Paralelo na cidade de São Luís – MA, durante o ano de 2018.por
dc.description.abstractThe transmission of knowledge finds difficulties in the contextualization and assimilation of subjects by the students. Due to these issues, this work has as a goal to promote science in a entertaining way by using the toy, based in the social-constructive pedagogical methodology proposed by Lev Vigotsky. With this in mind, the Educational Product is organized in a script composed by a didactic sequence with experimental activities, by using the spinning top, aiming at a better understanding of the subjects related to rotational dynamics. We extend, as part of the subject of study, the demonstration of the "spinning top with electromagnetic transmission" experiment, which illustrates a continuum rotational motion, providing a more significant learning experience. The present work has been developed with the senior year students of Paralelo Private Highscool, located in São Luís - MA, during 2018.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-09-14T15:43:55Z No. of bitstreams: 1 Thauany Barreto Barros.pdf: 13548101 bytes, checksum: b84564df97aad33dbf5ec06472d7ff87 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-14T15:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thauany Barreto Barros.pdf: 13548101 bytes, checksum: b84564df97aad33dbf5ec06472d7ff87 (MD5) Previous issue date: 2018-06-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEletricidade; magnetismo; rotação; aprendizado; experimento; brinquedo e piãopor
dc.subjectElectricity; magnetism; rotation; learning; experiment; spinning top; toyeng
dc.subject.cnpqFísica.por
dc.titleBRINCADEIRA DE CRIANÇA: O pião como objeto pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de física no terceiro ano do ensino médio.por
dc.title.alternativeChild's play: The spinning top as a pedagogical object in the teaching-learning process of physics in the third year of high school.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thauany Barreto Barros.pdfDissertação de Mestrado.13,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.