Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2381
Tipo do documento: Dissertação
Título: BRINCADEIRA DE CRIANÇA: O pião como objeto pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de física no terceiro ano do ensino médio.
Título(s) alternativo(s): Child's play: The spinning top as a pedagogical object in the teaching-learning process of physics in the third year of high school.
Autor: BARROS, Thauany Barreto 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Antônio José Silva
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Antônio José Silva
Segundo membro da banca: SALGADO, Maria de Fátima
Terceiro membro da banca: STUDART FILHO, Nelson
Resumo: A transmissão do conhecimento encontra dificuldades na contextualização e assimilação dos conteúdos pelos discentes. Em função destes problemas o trabalho tem como objetivo fomentar a ciência de forma lúdica através da utilização do brinquedo e da brincadeira, embasados na metodologia pedagógica soioconstrutivista proposta por Lev Vygotsky. Pensando nisso, o Produto Educacional, se organiza em um roteiro composto por uma sequência didática com atividades experimentais, através do uso do brinquedo pião, visando a melhor compreensão dos assuntos relacionados a dinâmica rotacional. Estendendo-se como parte do objeto de estudo a demonstração do experimento “pião com transmissão eletromagnética”, que visa um movimento rotacional contínuo, tornando o aprendizado mais significativo. O presente trabalho foi desenvolvido com os alunos do terceiro ano do ensino médio da escola privada Paralelo na cidade de São Luís – MA, durante o ano de 2018.
Abstract: The transmission of knowledge finds difficulties in the contextualization and assimilation of subjects by the students. Due to these issues, this work has as a goal to promote science in a entertaining way by using the toy, based in the social-constructive pedagogical methodology proposed by Lev Vigotsky. With this in mind, the Educational Product is organized in a script composed by a didactic sequence with experimental activities, by using the spinning top, aiming at a better understanding of the subjects related to rotational dynamics. We extend, as part of the subject of study, the demonstration of the "spinning top with electromagnetic transmission" experiment, which illustrates a continuum rotational motion, providing a more significant learning experience. The present work has been developed with the senior year students of Paralelo Private Highscool, located in São Luís - MA, during 2018.
Palavras-chave: Eletricidade; magnetismo; rotação; aprendizado; experimento; brinquedo e pião
Electricity; magnetism; rotation; learning; experiment; spinning top; toy
Área(s) do CNPq: Física.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: BARROS, Thauany Barreto. Brincadeira de Criança: O pião como objeto pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de física no terceiro ano do ensino médio.. 2018. 204 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2381
Data de defesa: 14-Jun-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thauany Barreto Barros.pdfDissertação de Mestrado.13,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.