Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2381
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | BRINCADEIRA DE CRIANÇA: O pião como objeto pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de física no terceiro ano do ensino médio. |
Título(s) alternativo(s): | Child's play: The spinning top as a pedagogical object in the teaching-learning process of physics in the third year of high school. |
Autor: | BARROS, Thauany Barreto |
Primeiro orientador: | OLIVEIRA, Antônio José Silva |
Primeiro membro da banca: | OLIVEIRA, Antônio José Silva |
Segundo membro da banca: | SALGADO, Maria de Fátima |
Terceiro membro da banca: | STUDART FILHO, Nelson |
Resumo: | A transmissão do conhecimento encontra dificuldades na contextualização e assimilação dos conteúdos pelos discentes. Em função destes problemas o trabalho tem como objetivo fomentar a ciência de forma lúdica através da utilização do brinquedo e da brincadeira, embasados na metodologia pedagógica soioconstrutivista proposta por Lev Vygotsky. Pensando nisso, o Produto Educacional, se organiza em um roteiro composto por uma sequência didática com atividades experimentais, através do uso do brinquedo pião, visando a melhor compreensão dos assuntos relacionados a dinâmica rotacional. Estendendo-se como parte do objeto de estudo a demonstração do experimento “pião com transmissão eletromagnética”, que visa um movimento rotacional contínuo, tornando o aprendizado mais significativo. O presente trabalho foi desenvolvido com os alunos do terceiro ano do ensino médio da escola privada Paralelo na cidade de São Luís – MA, durante o ano de 2018. |
Abstract: | The transmission of knowledge finds difficulties in the contextualization and assimilation of subjects by the students. Due to these issues, this work has as a goal to promote science in a entertaining way by using the toy, based in the social-constructive pedagogical methodology proposed by Lev Vigotsky. With this in mind, the Educational Product is organized in a script composed by a didactic sequence with experimental activities, by using the spinning top, aiming at a better understanding of the subjects related to rotational dynamics. We extend, as part of the subject of study, the demonstration of the "spinning top with electromagnetic transmission" experiment, which illustrates a continuum rotational motion, providing a more significant learning experience. The present work has been developed with the senior year students of Paralelo Private Highscool, located in São Luís - MA, during 2018. |
Palavras-chave: | Eletricidade; magnetismo; rotação; aprendizado; experimento; brinquedo e pião Electricity; magnetism; rotation; learning; experiment; spinning top; toy |
Área(s) do CNPq: | Física. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | BARROS, Thauany Barreto. Brincadeira de Criança: O pião como objeto pedagógico no processo de ensino-aprendizagem de física no terceiro ano do ensino médio.. 2018. 204 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2381 |
Data de defesa: | 14-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thauany Barreto Barros.pdf | Dissertação de Mestrado. | 13,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.