Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2380
Tipo do documento: Dissertação
Título: LINGUAGENS ARTÍSTICAS DO BUMBA MEU BOI NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO MARANHÃO: Uma experiência no Centro de Ensino Manoel Beckman.
Título(s) alternativo(s): ARTISTIC LANGUAGES OF THE BUMBA MEU BOI IN THE CURRICULUM IN SECONDARY EDUCATION IN MARANHÃO: An experiment in the Manoel Beckman Teaching Center.
Autor: BARROS, Ana Déborah Pereira de 
Primeiro orientador: QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de
Primeiro membro da banca: QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de
Segundo membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Terceiro membro da banca: BORRALHO, Tácito Freire
Resumo: O Bumba meu boi do Maranhão faz parte das ricas manifestações populares que encontramos pelo Brasil e é uma via possível para inserir a cultura popular na escola de maneira efetiva. Ela agrega de maneira harmoniosa as linguagens artísticas música, dança, teatro e artes visuais, e por isso se mostra como uma potencial via de trabalho a ser incorporado na estrutura dos currículos da educação básica, especialmente no componente curricular Arte para o Ensino Médio. Fundamentada em autores como Alves e Timbane (2016), Brandão (2008), Borges (2004), Gadotti (1992), Lima (2013), Santos (2011), Silveira (2015) e Zan (2005), essa pesquisa teve como objetivo conceber uma proposta didático-­pedagógica em Arte para escolas de Ensino Médio no Maranhão que vise o (re)conhecimento, a valorização e a salvaguarda do Bumba meu boi maranhense enquanto Patrimônio Cultural do Brasil. Para tanto, se optou por uma abordagem da pesquisa mista, combinando elementos quantitativos e qualitativos, seguindo um desenho de pesquisa quase-­experimental. Participaram desse estudo 63 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, sendo divididos em grupo controle (32) e grupo experimental (31) como forma de comparar a eficiência da proposta didático-­pedagógica. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados as pesquisas documentais, o relatório docente, o registro audiovisual, as avaliações periódicas e dois questionários estruturados elaborados especificamente para esse estudo: 1) Questionário para Aferição do Conhecimento sobre a Cultura do Bumba meu boi do Maranhão;; 2) Questionário para Avaliação Discente sobre a Disciplina Arte no Ensino Médio. Para esses dois últimos casos, se empregou testes não-­paramétricos com estatísticas descritiva e inferencial. Os resultados obtidos apontam que os discentes se mostraram satisfeitos com o programa didático, havendo um aprendizado significativo do conteúdo lecionado, bem como um aumento de interesse dos alunos pelo conteúdo e pela disciplina ministrada. Portanto, podemos concluir que o conhecimento aprofundado da sua cultura proporciona que o cidadão conheça melhor a si próprio, gerando como consequência desse autoconhecimento a sua definição enquanto membro de uma cultura.
Abstract: The Maranhão’s Bumba meu boi is part of the rich popular manifestations that we find in Brazil and is a possible way to insert popular culture in school in an effective way. It harmoniously combines the artistic languages (music, dance, theater and visual arts), and for this reason it is shown as a potential work path to be incorporated into the structure of basic education curricula, especially in the curriculum component Art for High School. Based on authors such as Alves and Timbane (2016), Brandão (2008), Borges (2004), Gadotti (1992), Lima (2013), Santos (2011), Silveira (2015) and Zan (2005). objective to conceive a didactic-­ pedagogical proposal in Art for Schools of High School in Maranhão that aims at the knowledge, valorization and safeguard of Maranhão’s Bumba meu boi as Cultural Patrimony of Brazil. For this, we opted for a mixed research approach, combining quantitative and qualitative elements, following a quasi-­experimental research design. Sixty-­three high school students participated in this study, being divided into a control group (32) and an experimental group (31) as a way to compare the effectiveness of the didactic-­pedagogical proposal. As data collection instruments, we used documentary research, teaching report, audiovisual record, periodic evaluations and two structured questionnaires elaborated specifically for this study: 1) Questionnaire to assess knowledge about the culture of Maranhão’s Bumba meu boi;; 2) Questionnaire for Student Assessment on the Discipline Art in High School. For the latter two cases, we used non-­parametric tests with descriptive and inferential statistics. The results show that the students were satisfied with the didactic program, having a significant learning of the content taught, as well as an increase in the students' interest in the content and the discipline taught. Therefore, we can conclude that the in-­depth knowledge of their culture provides the citizen with a better knowledge of himself, generating as a consequence of this self-­knowledge his definition as a member of a culture.
Palavras-chave: Bumba meu boi; Ensino de Arte; Cultura popular; Ensino Médio
Bumba meu boi; Arts education; Popular culture; High School
Área(s) do CNPq: Educação Artística.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: BARROS, Ana Déborah Pereira de. Linguagens artísticas do Bumba Meu Boi no currículo do ensino médio no Maranhão: Uma experiência no Centro de Ensino Manoel Beckman.. 2018. 304 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2380
Data de defesa: 28-Mar-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Débora.pdfDissertação de Mestrado.478,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.