Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/238
Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: análise de políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): INCLUSIVE EDUCATION IN HIGHER EDUCATION: analysis of the educational policies for people with deficiency at the Federal University of Maranhão
Autor: Ferreira, Nilma Maria Cardoso 
Primeiro orientador: SILVA, Silvana Maria Moura da
Primeiro membro da banca: Nascimento, Ilma Vieira do
Resumo: A educação é uma importante política pública que deve ser estendida a todas as pessoas. Ressalta-se que a educação inclusiva contempla, entre outros segmentos sociais, a pessoa com deficiência, não se restringindo à formação básica, mas deve se estender ao nível superior. Para sua efetivação, é necessária a garantia de políticas educacionais inclusivas destinadas para esse fim. A presente pesquisa aborda a educação inclusiva no ensino superior com a análise das políticas educacionais para a pessoa com deficiência na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Objetivou-se analisar como estão sendo construídas as políticas educacionais inclusivas para a pessoa com deficiência na UFMA. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com análise quanti-qualitativa, numa abordagem crítica e dialética. Os procedimentos de coleta e análise dos dados foram descritivos e analíticos. Os resultados da pesquisa apontam para a construção de políticas educacionais inclusivas na UFMA, a partir das diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), destacando-se o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) e o Programa de Acessibilidade na Educação Superior (INCLUIR). O REUNI, apesar de não se destinar especificamente para a inclusão da pessoa com deficiência, pode favorecer indiretamente esse processo inclusivo, em função do seu direcionamento para a expansão do número de vagas nas universidades federais. O Programa Incluir tem como principal objetivo estimular a criação de políticas para a pessoa com deficiência e recomenda a criação do Núcleo de Acessibilidade (NUACE) para viabilizar tais políticas. Na UFMA, as principais ações destinadas à inclusão da pessoa com deficiência são decorrentes do seu Núcleo de Acessibilidade. Conclui-se que o processo de construção de inclusão para a pessoa com deficiência na UFMA é uma realidade e representa um avanço em termos de políticas educacionais, embora ainda discreto, insuficiente e restrito às ações pontuais e setoriais, precisando ser ampliado e consolidado enquanto política educacional inclusiva.
Abstract: Education is an important public policy that must be extended to all people. It is emphasized that inclusive education contemplates, among other social segments, the person with deficiency, not restricted to basic training, but must be extended to the upper level. To be effective, it is necessary to guarantee inclusive educational policies designed to this end. This present research approaches inclusive education in higher education with the analysis of the educational policies for people with deficiency at the Federal University of Maranhão (UFMA). The objective was to analyze how inclusive educational policies for the person with deficiency are being constructed in UFMA. This is a bibliographical and documental research, with quantitative and qualitative analysis, in a critical and dialectical approach. The procedures for data's collecting and analyzing were descriptive and analytical. The results of the research point to the construction of inclusive educational policies at UFMA from the guidelines established by MEC, highlighting the Program of Support for the Restructuring Plans of Federal Universities (REUNI) and the Accessibility Program in Higher Education (INCLUIR). REUNI, despite isn t intended specifically for the inclusion of the person with deficiency, may favor indirectly this inclusive procedure, due to its direction for expanding the number of vacancies in the federal universities. The Incluir Program s main objective is to stimulate the creation of policies for the person with deficiency and recommends the creation of the Center of Accessibility (NUACE) to make feasible such policies. In UFMA, the main actions designed to the inclusion of the person with deficiency are arising from its Center of Accessibility. It is concluded that the construction process of inclusion for the person with deficiency in UFMA is a reality and it represents an advance in terms of educational policies, although still discrete, insufficient and restricted to punctual and sectorial actions, needing to be expanded and consolidated as inclusive educational policy.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Políticas educacionais
Ensino superior
Pessoa com deficiência
Inclusive education
Educational policies
Higher education
Person with deficiency
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: FERREIRA, Nilma Maria Cardoso. INCLUSIVE EDUCATION IN HIGHER EDUCATION: analysis of the educational policies for people with deficiency at the Federal University of Maranhão. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/238
Data de defesa: 28-Dez-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO NILMA.pdf6,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.