Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Hadryan Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6307406308023710por
dc.contributor.advisor1BONFIM, Maria Núbia Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343958564608936por
dc.contributor.referee1Moraes, Lélia Cristina Silveira dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:33Z-
dc.date.available2013-04-03pt_BR
dc.date.issued2012-08-27pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Hadryan Lima. ENVIRONMENTAL EDUCATION IN HIGH SCHOOL: what think and what teachers say.. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/237-
dc.description.resumoEste estudo decorre da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Maranhão, e tem por objetivo analisar as principais representações sociais de professores do Ensino Médio sobre Educação Ambiental. A partir de Reigota (2010), leva em consideração a transversalidade da Educação Ambiental no desenvolvimento curricular, conforme recomendação prevista em lei. Elege como campo de investigação um Centro de Ensino Médio da rede pública, sendo que o universo amostral é constituído pelos professores do referido Centro. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici em 1961, por entender haver muitos pontos de convergência entre os princípios teóricos dessa teoria e o objeto de estudo. A pesquisa orienta-se nas questões: O que pensam e o que dizem os professores sobre Educação Ambiental? Como os professores são influenciados pelas representações sociais que possuem sobre Educação Ambiental? Como procedimento metodológico, recorre à abordagem qualitativa, além de pesquisa bibliográfica e documental. Utiliza a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977) para a análise das entrevistas e questionários de perfil aplicados junto aos professores. A pesquisa propicia perceber algumas representações dos professores em análise, destacando-se, entre elas, o modo de situarem a Educação Ambiental no contexto curricular desenvolvido no cotidiano da sala de aula e como dizem conceber a interdisciplinaridade apontada nos PCNs. Constata, ainda, que a maioria dos professores parece não consubstanciar em prática educativa o entendimento que possuem, ou dizem possuir sobre Educação Ambiental.por
dc.description.abstractThis study results from research carried out in the Master Degree of Education, of Maranhão Federal University and aims to analyze the main social representations of high school teachers on environmental education. From Reigota (2010), takes into the transversality of Environmental Education in curriculum development as recommended provided by law. Chooses as a research center of the public school, and the sampling universe is composed of teachers. It is based on the representations theory, started by Moscovici in 1961, to understand that there are many points of convergence between the principles theoretical of this theory and the study from this center. Research on the questions: What do you think and what do teachers say about Environmental Education? How are teachers are influenced by social representations they hold for Environmental Education? As a methodological procedure, uses the qualitative approach, as well as bibliographic and documental research. Using of the technique of content analysis proposed by Bardin (1977) for the analysis of interviews and profile questionnaires applied to teachers. The research provides some representations of teachers in analysis, standing out among them, how to situate environmental education developed in the context of everyday classes and as they say in designing interdisciplinary with PCNs. Notes also that most teachers do not seem to substantiate the understanding of educational practice that have, or have said on Environmental Education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO HADRYAN.pdf: 1019238 bytes, checksum: c32e96f064683df906c29f10100e250d (MD5) Previous issue date: 2012-08-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectSocial Representationseng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectTeacherseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: o que pensam e o que dizem os professores.por
dc.title.alternativeENVIRONMENTAL EDUCATION IN HIGH SCHOOL: what think and what teachers say.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DISSERTACAO HADRYAN.pdf995,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.