Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Antonio Alison Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783709226106427por
dc.contributor.advisor1SILVA, Antonio José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee1SILVA, Antonio José da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.contributor.referee2CHAVES, Josenildo de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5748689441032603por
dc.contributor.referee3SOARES, Waléria de Jesus Barbosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0967769086810823por
dc.date.accessioned2018-09-13T14:55:22Z-
dc.date.issued2018-07-27-
dc.identifier.citationMARTINS, Antonio Alison Pinheiro. Geometria analítica e vetores: uma análise com estudantes do ensino superior. 2018. 135 folhas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2379-
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar o conhecimento de estudantes do ensino superior sobre geometria analítica e vetores. Foi feito um estudo, relacionando os conteúdos abordados desde os primeiros conceitos de geometria analítica, estudados na educação básica, até o estudo de vetores no plano e no espaço, trabalhados no Ensino Superior. A estrutura metodológica consistiu na coleta e análise de dados sobre resolução e conhecimento de vetores, ocorrendo em duas etapas. Na primeira os estudantes responderam um questionário contendo 11 questões envolvendo os conceitos de vetores e suas propriedades, já na segunda foi realizada uma entrevista tomando por base as respostas obtidas na primeira etapa. A análise dos dados ocorreu mediante o exame das respostas, buscando identificar os conceitos da Geometria Analítica que fundamentam conceitualmente o estudo da Álgebra de Vetores. Os alunos apresentaram definições próprias e ao mesmo tempo embasadas na teoria. Verifica-se que conceitos matemáticos vistos no ensino médio são suscitados com frequência para fundamentar o estudo de vetores.por
dc.description.abstractThe present work seeks to analyze the knowledge of students of higher education on analytical geometry and vectors. A study was carried out, relating the contents covered from the first concepts of analytical geometry, studied in basic education, to the study of vectors in the plane and in space, worked in Higher Education. The methodological structure consisted of the collection and analysis of data on resolution and knowledge of vectors, occurring in two stages. In the first one the students answered a questionnaire containing 11 questions involving the concepts of vectors and their properties, already in the second an interview was made based on the answers obtained in the first stage. The analysis of the data occurred through the examination of the answers, seeking to identify the concepts of Analytical Geometry, which are the conceptual basis for the study of Vector Algebra. The students presented their own definitions and at the same time based on theory. It is verified that mathematical concepts seen in high school are often raised to support the study of vectors.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2018-09-13T14:55:22Z No. of bitstreams: 1 Antonio Alison Pinheiro.pdf: 3767976 bytes, checksum: 179b7f72fa9ecee48072e26d6bc86421 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-13T14:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonio Alison Pinheiro.pdf: 3767976 bytes, checksum: 179b7f72fa9ecee48072e26d6bc86421 (MD5) Previous issue date: 2018-07-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médio; Geometria Analítica; Vetorespor
dc.subjectHigh school; Analytical Geometry; Vectorseng
dc.subject.cnpqGeometria e Topologia.por
dc.titleGeometria analítica e vetores: uma análise com estudantes do ensino superior.por
dc.title.alternativeAnalytic geometry and vectors: a review with students in the higher education.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Alison Pinheiro.pdfDissertação de Mestrado.3,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.