???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2379
Tipo do documento: Dissertação
Título: GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES: uma análise com estudantes do ensino superior.
Título(s) alternativo(s): ANALYTIC GEOMETRY AND VECTORS: a review with students in the higher education.
Autor: MARTINS, Antonio Alison Pinheiro 
Primeiro orientador: SILVA, Antonio José da
Primeiro membro da banca: SILVA, Antonio José da
Segundo membro da banca: CHAVES, Josenildo de Souza
Terceiro membro da banca: SOARES, Waléria de Jesus Barbosa
Resumo: O presente trabalho busca analisar o conhecimento de estudantes do ensino superior sobre geometria analítica e vetores. Foi feito um estudo, relacionando os conteúdos abordados desde os primeiros conceitos de geometria analítica, estudados na educação básica, até o estudo de vetores no plano e no espaço, trabalhados no Ensino Superior. A estrutura metodológica consistiu na coleta e análise de dados sobre resolução e conhecimento de vetores, ocorrendo em duas etapas. Na primeira os estudantes responderam um questionário contendo 11 questões envolvendo os conceitos de vetores e suas propriedades, já na segunda foi realizada uma entrevista tomando por base as respostas obtidas na primeira etapa. A análise dos dados ocorreu mediante o exame das respostas, buscando identificar os conceitos da Geometria Analítica que fundamentam conceitualmente o estudo da Álgebra de Vetores. Os alunos apresentaram definições próprias e ao mesmo tempo embasadas na teoria. Verifica-se que conceitos matemáticos vistos no ensino médio são suscitados com frequência para fundamentar o estudo de vetores.
Abstract: The present work seeks to analyze the knowledge of students of higher education on analytical geometry and vectors. A study was carried out, relating the contents covered from the first concepts of analytical geometry, studied in basic education, to the study of vectors in the plane and in space, worked in Higher Education. The methodological structure consisted of the collection and analysis of data on resolution and knowledge of vectors, occurring in two stages. In the first one the students answered a questionnaire containing 11 questions involving the concepts of vectors and their properties, already in the second an interview was made based on the answers obtained in the first stage. The analysis of the data occurred through the examination of the answers, seeking to identify the concepts of Analytical Geometry, which are the conceptual basis for the study of Vector Algebra. The students presented their own definitions and at the same time based on theory. It is verified that mathematical concepts seen in high school are often raised to support the study of vectors.
Palavras-chave: Ensino médio; Geometria Analítica; Vetores
High school; Analytical Geometry; Vectors
Área(s) do CNPq: Geometria e Topologia.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: MARTINS, Antonio Alison Pinheiro. Geometria analítica e vetores: uma análise com estudantes do ensino superior.. 2018. 135 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2379
Data de defesa: 27-Jul-2018
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio Alison Pinheiro.pdfDissertação de Mestrado.3,68 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.