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Tipo do documento: Dissertação
Título: AS ARTES VISUAIS AFRODESCENDENTES CONTEMPORÂNEAS: o ensino- aprendizagem da arte e a Lei Nº 10.639/2003 nos espaços educacionais.
Título(s) alternativo(s): THE CONTEMPORARY AFRODESCENDENT VISUAL ARTS: the teaching-learning of art and Law No. 10.639 / 2003 in educational spaces.
Autor: SILVA, Andréa Luisa Frazão 
Primeiro orientador: ROCHA, Viviane Moura da
Primeiro membro da banca: ROCHA, Viviane Moura da
Segundo membro da banca: NUNES, Antônio de Assis
Terceiro membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Resumo: A pesquisa versa sobre Artes Visuais Afrodescendentes e sobre a aplicação de propostas metodológicas nos espaços educacionais da Unidade de Educação Básica Padre João Miguel Mohana e do Centro de Juventude Florescer, na efetivação da Lei Nº 10.639/2003. Para tanto, analisa-se a aplicação das propostas intituladas de Erêzando e Oris nos espaços educacionais com discussões sobre identidade e diferença pautadas nas obras de artistas afrodescendentes buscando entender de que forma as Artes Visuais Afrodescendentes podem ser um instrumento de (re) conhecimento e fortalecimento da identidade e autoestima dos alunos. Levanta-se a discussão teórica e conceitual das Artes Visuais Afro-brasileiras e Afrodescendentes com a apresentação de um breve percurso historiográfico da produção de artistas afrodescendentes do Modernismo (século XX) ao contemporâneo (século XXI) na História da Arte do Brasil. No estudo explica-se a Lei Nº 10.639/2003 bem como documentos norteadores nos quais se coloca a implementação da educação. Esta é uma pesquisa sobre Arte, de caráter exploratório-descritivo, estudo de caso múltiplo, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e o questionário. Dessa forma, através das experiências de aplicação das propostas metodológicas sobre Artes Visuais Afrodescendentes Contemporâneas foi possível compreender quão importante é esta temática para a educação e valorização identitária das diferenças com base numa visão multicultural do ensino-aprendizagem em Arte, de forma que os alunos possam fruir, contextualizar, refletir e produzir a partir de referências artísticas afrodescendentes. A pesquisa reitera a importância da Arte-educação, pautada na criticidade e diversidade étnico-racial, tendo como ponto primordial propostas metodológicas ressignificadoras que busquem a valorização do artista afrodescendente para implementação da Lei nº 10.639/2003.
Abstract: The research is about Afrodescendent Visual Arts and about the application of methodological proposals in the educational spaces of the Basic Education Unit Father João Miguel Mohana and the Florescer Youth Center, in the implementation of Law 10.639 / 2003. For that, the application of the proposals titled Erêzando and Oris in the educational spaces with discussions on identity and difference based on the works of Afro-descendant artists, seeking to understand how the Afro-Descendant Visual Arts can be an instrument of (re) knowledge and strengthening identity and self-esteem. The theoretical and conceptual discussion of Afro-Brazilian and Afro-Descendant Visual Arts arises with the presentation of a brief historiographic course on the production of Afro-descendant artists from Modernism (20th century) to contemporary (21st century) in the History of Art in Brazil. The study explains the Law No. 10.639 / 2003 as well as guiding documents in which the implementation of education is placed. This is a research on Art, exploratory-descriptive character, multiple case study, having as instruments of data collection the observation and the questionnaire. Thus, through the experiences of applying the methodological proposals on contemporary Afro-Descendant Visual Arts, it was possible to understand how important this theme is for the education and valorization of differences based on a multicultural view of teaching-learning in Art, so that students can enjoy, contextualize, reflect and produce from afrodescendent artistic references. The research reiterates the importance of Art-education, based on criticality and ethno-racial diversity, with the main point being methodological proposals that strengthen the value of the afrodescendant artist to implement Law 10.639 / 2003.
Palavras-chave: Artes Visuais Afrodescendentes; Lei Nº 10.639/2003; Ensino da Arte; Arte Contemporânea; Identidade
Visual Arts Afro-descendants; Law Nº 10.639 / 2003; Teaching of Art; Contemporary Art; Identity
Área(s) do CNPq: Educação Artística.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: SILVA, Andréa Luisa Frazão.As artes Visuais Afrodescendentes Contemporâneas: o ensino- aprendizagem da arte e a Lei Nº 10.639/2003 nos espaços educacionais.. 2018.225 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2377
Data de defesa: 28-Jun-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

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