Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2376
Tipo do documento: Dissertação
Título: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE UMA ESCOLA BILÍNGUE: (DES) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E POSIÇÕES-SUJEITO.
Título(s) alternativo(s): DISCURSIVE REPRESENTATIONS OF TEACHERS IN THE ENGLISH LANGUAGE OF A BILINGUAL SCHOOL: (DES) CONSTRUCTION OF IDENTITIES AND POSITIONS-SUBJECT.
Autor: SANTOS, Wallyson Rodrigo Silva dos 
Primeiro orientador: ARANHA, Marize Barros Rocha
Primeiro membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Segundo membro da banca: CAVALCANTE, Luciana Rocha
Terceiro membro da banca: SOUSA, José Haroldo Bandeira
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as representações discursivas de três professores de Língua Inglesa de uma escola bilíngue, tendo em vista a compreensão dos deslocamentos identitários confrontados na relação de línguas na educação bilíngue referente à aquisição de língua estrangeira e materna. A análise discursiva se desenvolve em três níveis de categorias: a língua inglesa como língua global, ser bilíngue, fluência e contato com estrangeiros e identificação com as culturas de língua inglesa. A hipótese central da pesquisa é que os professores de Língua Inglesa de escolas bilíngues sofrem deslocamentos identitários ao se defrontarem com a proposta de educação bilíngue no que tange à aquisição de línguas estrangeiras, se inscrevendo em discursividades específicas associadas ao interdiscurso. Optou-se, do ponto de vista metodológico, por um estudo de cunho qualitativo, aplicado e exploratório, uma vez que os enunciados dos sujeitos foram gravados, transcritos e interpretados. Esta pesquisa se insere em uma linha interdisciplinar que aborda os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de vertente francesa fundamentada em de AD de PÊCHEUX (1997;2005;2011) e em ORLANDI (2012;2015), entre outros analistas do discurso e linguistas que dialogam com os conceitos de sujeito, de Interdiscurso e/ou memória discursiva e os estudos culturais na pós-modernidade ao apresentar uma reflexão sobre crise de identidade com base em HALL (2011), SILVA (2014) e WOODWARD (2014). A análise pretende mostrar que os enunciados produzidos pelos sujeitos professores são interpelados pelo interdiscurso, o que faz com que eles assumam posições discursivas diversas, ligadas à construção de uma identidade.
Abstract: This dissertation aims to analyze the discursive representations from three different English teachers of a bilingual school for understanding the identity moviments interfacing languages into the Bilingual Education accordingly to the the analyze develops into three categories: the English language as a global language, being bilingual, fluency and contact with foreign and native speakers and the identification with the English culture. The central hypothesis of this research is that English teachers from the bilingual school when face the Educational Purpose accordingly to foreign language acquisition, they fit in specific discourses when joining with the interdiscourse. Methodologically, it was chosen a qualitative, applied and exploratory study, for record, transcribe and interpret the discourses. This research is into the interdisciplinary line when approaching the theoretical assumptions of Discourse Analyses from French origin by PÊCHEUX (1997/2005/2011), ORLANDI (2012/2015) and another discourse analysts that make a relation with the concepts of subject, interdiscourse, discursive memory and the cultural studies from the post-modernity showing a reflection about the identity crisis based on Hall (2011), SILVA (2014), WOODWARD (2014). The analysis intends to show how the statements produced by the subjects are influenced by the interdiscourse, make them assumming different discoursive positions, linked to the identity construction.
Palavras-chave: Análise do Discurso; Bilinguismo; Representações; Identidade
Discourse Analysis; Bilingualism; Representations; Identity
Área(s) do CNPq: Teoria e Análise Lingüística.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH
Citação: SANTOS, Wallyson Rodrigo Silva dos. Representações Discursivas de Professores de Língua Inglesa de uma escola bilíngue: (des) Construção de Identidades e Posições-Sujeito.. 2018. 93 folhas. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2376
Data de defesa: 5-Jun-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wallysson Rodrigo Silva.pdfDissertação de Mestrado.859,29 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.